Praia no Camboja é em Sihanoukville!

Viajei desde a capital cambojana Phnom Penh até os mais de 200 kilômetros de distância do balneário de praias cambojanas chamado Sihanouk Ville. Água morníssima, areia branquinha, bebida boa e barata e muitos locais para te assediar! Vá por mim: praia no Camboja é em Sihanoukville!

Sihanouk Ville: esse foi o destino que levou prêmio revelação nesta viagem ao Camboja. Em um país onde a maioria dos turistas investe no máximo 3 dias para conhecer às pressas os templos de Angkor Wat, decidimos que o melhor seria explorar os roteiros fora do mapa turístico para depois, já quase no finalzinho da viagem, conhecer Siem Reap, a cidade mais descolada do Camboja, já no caminho de volta a Bangkok.

Acontece que conhecer esse vilarejo chamado Sihanouk não é tarefa fácil! Ainda mais para quem viaja desde o Ho Chi Minh City, no Vietnã. Para quem vem direto de Bangkok, o bate e volta em Phnom Penh é menos sofrido e tão obrigatório quanto para quem viaja desde a velha Saigon, já que para estes (assim com nós), é preciso pernoitar duas vezes na capital cambojana. Bom, amanheceu e as poltronas já estavam marcadas desde a noite anterior. A viagem seria longa, mais de 4 horas de ônibus para conseguir vencer os 225 km de distância entre a capital e esse balneário praieiro cambojano, porém no meio do caminho há algumas paradas que podem render belíssimas fotos!

Cortando o Camboja rumo a Sihanoukville
Cortando o Camboja rumo a Sihanoukville

Viajar é isso meus queridos leitores, é desfrutar do caminho mais do que do próprio destino em si. Eu fiz questão de garantir minha janela para conseguir capturar algumas belas composições enquanto o ônibus rompe Camboja a fora rumo a Sihanouk. Casebres simples, grande parte construídos com uma área mais alta, tal como as palafitas brasileiras eram constantes paisagens no nosso caminho até a melhor cidade para praias em território cambojano.

Casas cambojanas no caminho para balneário praieiro no Camboja
Casas cambojanas no caminho para balneário praieiro no Camboja

Antes de chegar definitivamente ao centro, já próximo dos hotéis e da praia principal, o ônibus faz uma primeira parada em um ponto um pouco afastado. Como o inglês do motorista estava muito fraco e não haviam outras pessoas para nos comunicar, resolvemos descer logo neste primeiro ponto, já cansados do chacoalhar do buzão e fizemos uma corrida de tuk-tuk até a região onde se concentram os hotéis e pousadas, já localizados a apenas alguns minutos de caminhada da praia mais próxima.

Bem vindos a Sihanoukville - Camboja
Bem vindos a Sihanoukville - Camboja

E novamente, assim como na Tailândia e Vietnã, a melhor alternativa para se locomover e conhecer bem os entornos é via scooter alugada. Não passou de 15U$ a diária de cada uma delas e estávamos prontos para explorar melhor a região. Nos hospedamos em uma pousada bem simples, da qual sequer sabia se tinha nome, mas que possuia boa estrutura para nos receber, tal como café da manhã, ar condicionado, banheiros com água quente e cama bem confortável. Era hora de sair pelas ruas para desbravar mais um destino no Sudeste Asiático! E já que o assunto é praia...

Visual da praia principal de Sihanoukville
Visual de Serendipity e Ochheuteal Beach - praias principais de Sihanoukville

São mais ou menos 6 praias próximas a Sihanouk, sem contar é claro várias ilhas que podem ser exploradas por tours que partem dessa pequena cidade. A praia principal leva o nome de Serendipity e Ochheuteal Beach e há uma outra bem próxima a ela (para quem está de scooter é claro!) chamada Otres Beach que vocês podem conferir no visual de uma das montagens logo a seguir. Grande parte dos turistas costumam se aglomerar próximo da Ochheuteal Beach, devido à proximidade do centro de SihanoukVille, por suas facilidades para os turistas e principalmente por conta das várias barracas que atendem a todos servindo chopp Angkor geladíssimo por 0,5 de dólar a canecona :)

Praia no Camboja é em Sihanoukville
Praia no Camboja é em Sihanoukville

Um dos problemas mais frequentes enfrentados pelos visitantes desta praia é o altíssimo assédio dos locais. Vários meninos e meninas pedintes aparecem por todos os lados, às vezes esmolando, às vezes tentando vender alguma coisa e de vez em quando também tentando efetuar pequenos roubos. Escutei diversas histórias contadas por turistas que visitavam essa região e vivenciaram problemas graves com batedores de carteiras - como o Camboja é uma nação com disparidades sociais gritantes, uma nota de 100 dólares na mão de um cambojano pode garantir comida boa na mesa de sua residência durante dois meses seguidos!

Apesar desse problema com os locais este ainda persiste sendo um local tranquilo para pegar uma praia, seguindo como uma das promessas a grande destino no Sudeste Asiático para os próximos anos. Acontece que a frequência dos turistas vêem aumentando nos últimos meses, pessoas que estão trocando as badalações das praias tailandesas, pelos preços irrisórios e pela qualidade de vida ofertada nessas praias cambojanas. Além de mergulhar nas águas claras e relaxar nas espreguiçadeiras comendo um Amok ou os lagostins vendidos pelos ambulantes, é preciso imergir na cultura local e visitar os marcos públicos existentes nas redondezas.

Marcos Públicos Cambojanos - terra de leões!
Marcos Públicos Cambojanos - terra de leões!

Ahh! Também é bom para comer alguns insetos (que serão tema de uma próxima matérias sobre o Sudeste da Ásia) e apreciar como é fenômenal a interação entre os nativos, assim como o flagra capturado pela TV Boa Viagem entre cachorro e um macaco convivendo harmoniosamente pelas ruas de Sihanoukville!


Cachorro e macaco pelas ruas de Sihanoukville

Mas pra quem busca sossego e não tem muito tempo para explorar as ilhas próximas de Sihanoukville eu recomendo tirar um dia para simplesmente se desmontar em um paraíso particular chamado Otres Beach, uma das praias com a água mais cristalina que consegui encontrar nesta viagem entre Tailândia, Bali, Vietnã e agora Camboja.

Uma outra praia próxima a Sihanoukville - águas cristalinas!
Uma outra praia próxima a Sihanoukville - Otres Beach - águas cristalinas!

Investi uma tarde mergulhando nas águas mornas e cristalinas desta praia cambojana. Sem muito assédio dos locais, com praia de areia branquíssima e com alguns vendedores que de vez em quando apareciam tentando vender bebidas e churrasco de frutos do mar, a vida que qualquer mortal pediu a Deus, né não!? Antes do dia acabar, peguei a scooter e voltei correndo para apreciar o pôr do sol em Serendipity Beach - era uma verdadeira bola de fogo no céu que tingiu seus reflexos no mar com tons dourados, um grandioso espetáculo natural!

Pôr do Sol em Sihanoukville - Camboja
Pôr do Sol em Sihanoukville - Camboja

No outro dia pela manhã embarcamos de volta a Phnom Penh, iniciando uma nova jornada rumo ao norte do Camboja, era hora de conhecer o portal de acesso aos templos de Angkor Wat, a bela cidade de Siem Reap, assunto do nosso próximo post sobre o Camboja, não vai perder né!?

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias