Mergulhando em San Andrés com Banda Dive Shop

San Andrés é um destino no meio do Caribe reconhecido pela beleza de suas praias, explêndida gastronomia e locais super simpáticos, mas acima de tudo isso, San Andrés é reconhecida principalmente por ser um excelente destino para mergulhos! Fizemos dois tanques com Banda Dive Shop e contamos todos os detalhes nesta matéria!

Não gastei tanto tempo pra obter minhas primeiras impressões sobre San Andrés e lá estava eu na rua em busca de um lugar pra mergulhar. Desembarquei nas ilhas por volta das 3 da tarde e fui recepcionado com chuva! Sim, uma chuva morna, agradável, que amenizou o abafamento da ilha e foi o ideal para sair em busca de um lugar para mergulhar. Eu já havia trocado umas idéias pela internet com a Glória Banda, e falado sobre o blog e que gostaria muito de mergulhar e registrar a experiência. Foi quem procurei primeiro em San Andrés e fiquei extremamente satisfeito com a qualidade dos serviços prestados por eles.

Banda Dive Shop está localizada no início da Peatonal, no Hotel Lord Pierre, e basta entrar em contato via email ou pessoalmente para marcar um mergulho logo para o dia seguinte. Bom se você se interessou, no fim dessa matéria está o selo PADI com as informações do Dive Shop. O casal Banda é extremamente agradável, o clima no barco foi excelente e tudo contribuiu para um mergulho perfeito - boa visibilidade, muitos corais e esponjas - foi realmente um tempo sensacional com eles. E partímos bem cedinho, por volta das 8:30 da manhã já estava com lastro, BCD, regulador presos ao cilindro. Luis Banda e seus companheiros estavam preparando o barco e antes mesmo das 9 da manhã já zarpávamos do porto do hotel..., aliás, que porto viu! Lindíssimo, com vista para Jhonny Cay!

Preparando para zarpar - mergulhando em San Andrés com Banda Dive Shop
Preparando para zarpar - mergulhando em San Andrés com Banda Dive Shop

Quando a lancha começou a deslizar pelas águas de 7 cores de San Andrés a euforia foi geral! Saímos no sentido norte da ilha, rumo ao primeiro lugar de mergulho, o Cantil del Hospital um lugar reconhecido pelas belas formações de alguns recifes que encontramos nessa região! São indivíduos da minha altura, verdadeiras colônias coloridas que atingiam proporções assustadoras. Não demorou muito até que chegamos no sítio. Era hora de ir pra água!

A beleza do mar caribenho que banha San Andrés
A beleza do mar caribenho que banha San Andrés

Âncora lançada ao mar, equipamento devidamente conferido, lastro passado, colete preso, sabão na máscara, lavadinha de leve com água salgada e homem ao mar!

In to the blue - primeiro tanque - 60 pés
In to the blue - primeiro tanque - Cantil del Hospital - 60 pés

Nosso primeiro mergulho seria por volta de 35 minutos a uma profundidade máxima de 18 metros. Ao adentrar a água, o conforto foi imediato! A temperatura média era em torno dos 27/28 graus, dispensando qualquer tipo de wetsuit. Eu fiz questão de usar sempre uma hashguard, para evitar eventuais queimaduras em corais, ou com medusas - eu sou mestre em me queimar em baixo d`água! No fundo tudo muito, muito azul!

A beleza dos corais no fundo do oceano de San Andrés
A beleza dos corais no fundo do oceano de San Andrés

Algo cruscial na minha opinião para todo mergulho - ter uma equipe BOA! Foi excelente mergulhar com o Luis Banda, um dive-master muito tranquilo e cuidadoso! Essêncial também foram os outros componentes desta equipe: dois casais de colombianos da cidade de Medellin que são extremamente profissionais e fizeram com que nosso tempo de fundo aumentasse consideravelmente!

Grupo que estava mergulhando - dois casais de Medellin, eu e o Luis Banda
Grupo que estava mergulhando - 2 casais de Medellin, Luis Banda e eu

Enquanto flutuava no meio daquele jardim, ficava impressionado com a beleza das superfícies desses seres. Para quem não sabe muito bem sobre vida marinha, os corais são elementos vivos, membros da classe Anthozoa, ou antozoários, seres que não conseguem se deslocar do seu local original de fixação - eles constroem um exoesqueleto com base em matéria orgânica ou carbonato de cálcio - daí o perigo em encostar e se machucar: cortes e arranhões são bem comuns, mas o que tentamos sempre evitar são as sapecadas, que ardem por vários dias!

Um jardim de texturas em San Andrés
Um jardim de texturas em San Andrés

Em outros momentos enquanto flutuava controlando a risca a minha flutuação apenas com o peso do ar que respirava nos pulmões, me permitia por alguns momentos sentir um tanto quanto perdido entre as proporções de um jardim, ou até mesmo de uma verdadeira selva submarina.

Na selva marinha de San Andrés - Caribe Colombiano
Na selva marinha de San Andrés - Caribe Colombiano

E quando já nos preparávamos para o retorno a superfície, onde antes de chegar no nível do mar faríamos uma parada para compensação de gases por 3 minutos a 5 metros de altura, fui brindado com a grande sorte de apreciar a decolagem para o nado de uma bela raia que estava escondida em um banco de areia. Claro que nesse momento parei de fotografar, registrei a capa desta matéria, e então coloquei a câmera no modo de gravação para compartilhar com vocês um pouco do que meus olhos puderam contemplar:


Raia em Cantil del Hospital - San Andrés - Colômbia

Depois disso, fizemos a parada e completamos nosso período de compensação em superfície entre mergulhos durante uma hora no barco mesmo, só que com um grande diferencial: a beleza da vista de Jhonny Cay!

Tempo de compensação desfrutando da paisagem de Jhonny Cay
Tempo de compensação desfrutando da paisagem de Jhonny Cay

Pausa finalizada, vestimos novamente o equipo e homem ao mar!

Segundo Tanque - Bajo Bonito
Segundo Tanque - Bajo Bonito - 40 pés

Dessa vez partímos para outro ponto mais próximo da costa, porém com a visibilidade tão boa quanto no anterior. Dessa vez iríamos até os 12 metros de profundidade e a aula de biologia marinha parecia ser tão intensa quanto o que acabara de experimentar no Cantil del Hospital. Desta vez visitaríamos o sítio chamado Bajo Bonito, nome que se fez extremamente compreensível assim que cheguei no fundo do oceano.

Texturas dos corais de San Andrés
E a aula de texturas continuou!

Chega a ser indescritível tanta beleza não é mesmo?! Um lugar cheio de vida por onde conseguia avistar! Tantas texturas que mal conseguia processar tamanhas eram as estruturas! Em alguns lugares consegui avistar recifes maiores do que um ser humano, beirando os 3 metros facilmente.

Alguns peixes, mas o forte são os recifes, corais e fauna marinha
Alguns peixes, mas o forte são os recifes, corais e fauna marinha

Outro ser bastante notório no fundo dos oceanos de San Andrés, tanto em Cantil del Hospital quanto em Bajo Bonito é o coral cérebro, o rei das texturas na minha opinião! Ele está presente em vários tamanhos e formatos, é bastante comum em oceanos com águas mais calientes. Eles possuem certos tentáculos que são utilizados durante a noite para capturar alimentos. São várias as espécies de corais e esponjas que podem ser encontradas em bajo bonito - este literalmente é um mergulho de contemplação!

Flutuando em uma selva de corais
Flutuando em uma selva de corais

Reforço a minha recomendação - gostei muito da competência do Luis Banda e de sua equipe, o mergulho não poderia ter sido mais confortável! As condições e a equipe favoreceram nosso tempo em baixo d`água e isso fez a nossa experiência ser realmente fantástica!

Serviço

Banda Dive Shop em San Andrés

A seguir vocês podem conferir dois vídeos que eu fiz questão de gravar nesse mergulho - o primeiro é uma bolinha que eu faço enquanto estou mergulhando, ótima para matar o tempo de compensação - basta esticar os braços, girando-os no mesmo sentido e deixar a gravidade fazer o resto do trabalho! Já no segundo vídeo eu mostro um pouco do mergulho em Bajo Bonito - vocês podem assim conferir na íntegra um pouco das sensações que obtive em nesses mergulhos em San Andrés.


Girando em 360 graus sem gravidade no mergulho


Mergulho em Bajo Bonito - San Andrés - Colômbia

Banda Dive Shop nos conecedeu este mergulho como cortesia.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias