Coletivos em Miami e a dica do Easy Card

Quando visitei Miami tentei economizar nos deslocamentos e buscando encontrar as formas mais baratas de conhecer a cidade me deparei com uma ótima dica - vale a pena ter um easy card e economizar dinheiro andando de buzão pelas ruas de Miami.

Antes de adentrar as publicações de uma nova série de artigos que vai tratar de um tema bastante interessante aos olhos de muitos brasileiros (compras em Miami), vou falar um pouco de uma dica que foi bastante útil em minha estadia de rápidos sete dias em Miami. Quando mencionei a alguns amigos que iria viajar para lá, eles mais do que depressa me indicaram o cartão pré-pago Miami-Dade Transit Easy Ticket. Eu sinceramente não consegui entender a necessidade de comprar um cartão pré-pago pra andar de coletivo (mesmo pois nunca vi isso em minhas viagens pela América Latina), mas logo percebi que sem esse tal de Easy Ticket eu iria ter que gastar uma pequena bagatela a mais em dólares para correr Miami para cima e para baixo de buzão.

Parece uma dica bastante simples, mas que me fez poupar uma bela grana (que com certeza virou um perfume no duty free). Mas como funciona esse cartão? Pois bem, vou explicar aos poucos os motivos que me levaram a optar pelo transporte coletivo e as vantagens que me foram proporcionadas unicamente pelo uso e compra antecipada do cartão pré-pago pros coletivos de Miami.

Miami Dade cartões pré pagos de coletivos
Cartões pré pagos de coletivos de Miami

Estava eu a caminhar pela Colins Avenue e buscava por uma opção sinceramente econômica para conseguir andar pra cima e pra baixo nessa gigantesca metrópole. Sem sombra de dúvidas o meio mais rápido seria locar uma moto (e aproveitar a não obrigatoriedade do capacete, que eu odeio), mas como eu faria com as compras? Só se eu alugasse uma carretinha e uma moto com rabixo pra conseguir e aí o preço iria lá em cima!

A outra opção, e sem sombra de dúvidas a melhor pra quem está em um grupo acima de três pessoas é o aluguel de um carro. Eu ainda aqui no Brasil procurei por uma locadora que me fosse interessante e que me oferecesse um veículo econômico por apenas um final de semana, mas logo ao chegar nos Estados Unidos percebi que esse lance de ter um carro alugado pode parecer uma gigantesca armadilha para que vai pela primeira vez. Isso pois em praticamente todos os lugares você tem que pagar taxas para estacionar, não pode deixar o carro dormir na rua sem pagar e existe uma verdadeira indústria milhionária do estacionamento que tira o sono de quem vai pros USA e não tem muita experiência no assunto. Sendo assim, me restou apenas uma opção.

Coletivo saindo para Miami Beach
Coletivo saindo para Miami Beach a minha melhor e mais barata opção

O Easy Ticket era o que eu estava precisando. Esse cartão faz com que os passageiros paguem as tarifas da forma mais conveniente possível, sem precisar portar dinheiro nos coletivos, o que acaba agilizando o processo. Em todos os coletivos existem formas de se pagar com dinheiro em espécie e também há o leitor para os cartões. O grande lance desse cartão é o seguinte. Se você vai fazer várias viagens ou conexões dentro da sua rota diária, então você paga U$ 5,00 e pode fazer quantas corridas quiser dentro do período das 24 horas do dia em que o cartão foi adquirido. Isso para o cartão que funciona por dia. Existem os cartões semanais e mensais. E segundo o departamento de trânsito de Miami, os motivos para utilizar um cartão como esse são simples e diretos - Conveniência, segurança e durabilidade, sem contar os descontos que você vai ter se realmente gostar de bater perna sem precisar pagar muito por isso.

Fazendo as contas, caso você esteja hospedado em Miami Beach e deseja muito ir ao famosíssimo Dolphin Mall fazer umas comprinhas, então você vai precisar pegar no mínimo 4 coletivos para ir e voltar. O custo é de U$ 2,00 por trecho, pois você vai precisar descer no terminal de coletivos do centro da cidade (Downtown). Fazendo as contas, o custo total da viagem sem o Easy Card fica em U$ 8,00 e com o Easy diário fica em U$ 5,00! Sem contar que você pode usar quantas vezes quiser durante as 24 horas do dia, o que resulta na forma mais economica para se locomover pelas largas avenidas de Miami.

Coletivo em Miami - opção econômica
A opção mais econômica de andar em Miami

Concluindo

Existem vários tipos de Easy Cards e cabe a você definir qual a melhor opção para suas exclusivas necessidades, são eles: 1-Day Pass: (U$5 mais U$2 se você preferir ter o cartão de PVC) ele é válido apenas no primeiro dia que você utilizá-lo. 7-Day Pass: são U$ 28,00 e é válido por sete dias consecutivos contados a partir da primeira utilização. 1-Month Pass: U$ 102,00 e te dá direito ao mês inteiro de viagens e ainda você ganha uma vaga no Metrorail Parking.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias