Fernando de Noronha, Euforonha e minhas segundas impressões

Apresento a vocês a mais nova saga de matérias aqui do Blog Boa Viagem, o EUFORONHA, projeto realizado em parceria com várias instituições diretamente vinculadas a esta ilha e que tem por objetivo complementar nosso editorial sobre este destino e lançar um novo sub-projeto que vai lhe ajudar a viajar melhor neste verdadeiro paraíso brasileiro.

Enfim chegou o dia no qual começo a documentar as experiências vivenciadas nesta segunda oportunidade em que estive de volta ao paraíso brasileiro chamado Fernando de Noronha. Foram 7 dias intensos, realizando atividades com os objetivos únicos de complementar o nosso editorial sobre este destino aqui no Boa Viagem e também capturar conteúdos para um novo braço deste blog que estamos batizando aqui com o nome de EUFORONHA.

E você que ainda não conhece Noronha deve estar aí se perguntando: "Luiz Jr., mas o que é essa história de euforonha?", bom calminha que eu explico nos mínimos detalhes! Este verbete é bem típico do arquipélago e tenta expressar o sentimento de euforia pelo qual transbordam todos os visitantes deste destino quando começam a explorar os pontos mais paradisíacos, tais como Sancho, Sueste, Trilha dos Abreus e afins ;)

Além das matérias que você está acostumado a ler aqui no blog, sempre muito bem ilustradas e tentando transparecer o sentimento que foi adquirido ao realizar cada atividade, voltei a Fernando de Noronha para coletar material para este novo projeto que estamos desenvolvendo aqui na DOTES, um site completíssimo que construirá a ponte entre o paraíso e a internet, um lugar para que as pessoas que já foram inundadas pela euforonha possam compartilhar suas dicas, experiências, avaliar o que é legal e o que não é. Este novo projeto ainda está se encorpando no forno dos nossos servidores e muito em breve estará disponível no endereço www.euforonha.com.br.

Além de casar a "fome" com a "vontade de comer", o EUFORONHA será uma solução completa, dotada de portabilidade para dispositivos móveis que se transformará com o passar dos anos na principal referência sobre Fernando de Noronha na internet brasileira. E é claro que para desenvolver um projeto arrojado como esse eu não poderia estar sozinho - foram estabelecidas parcerias com diversas instituições nativas do paraíso, que desde o primeiro contato me mostraram que estava no caminho certo - além de belíssima, Fernando de Noronha ainda é muito mal divulgada e merece o nosso holofote! Nos próximos dias vocês podem aguardar mais detalhes sobre este nosso novo projeto que marca novos rumos para este blog trilhar em 2014 - a idéia no futuro próximo é ter sub-projetos assim como este para vários destinos que visitamos, vai ser bem legal ter algo exclusivo sobre os paraísos que vamos encontrando por aí né não?! E tudo bem simplão assim como é por aqui, com a qualidade que você já conhece e tudo redigido por eu mesmo! Bom, mas vamos aos destaques desta viagem? A seguir vocês podem conferir um pouco do muito que vai rolar por aqui nos próximos meses:

Prancha VIP - Passeios com o Receptivo Atalaia
Prancha VIP - Passeios com o Receptivo Atalaia

Estabelecemos parceria com o Receptivo Atalaia no intuito de testar os produtos oferecidos por esta renomada instituição aos turistas que chegam a Noronha. No primeiro dia fiz o ILHATUR, atividade intensa de 12 horas seguidas que vale a pena para quem não tem tempo a perder! No segundo e terceiro dia preenchi minhas manhãs com a PRANCHA VIP e um PASSEIO DE BARCO. Cada experiência terá sua matéria exclusiva - vai valer a pena acompanhar as próximas postagens hein pessoal :D

Desde que o objetivo era acumular novos conteúdos, decidi realizar uma verdadeira MARATONA DE POUSADAS em Fernando de Noronha - estabelecemos parcerias com 4 pousadas para 7 dias de hospedagem - tudo isso só foi possível com a ajuda da galera do Atalaia, que fazia questão de realizar todos os transfers, foram excepcionalmente legais comigo e ainda faziam questão de me dar eventuais caronas quando estava perdido entre uma praia e outra! Bom a primeira pousada visitada fica localizada na Floresta Nova, possui várias suítes construídas em harmonia a um jardim muito bem cuidado, repleto de coqueiros e leva o nome de um dos animais marítimos que mais curto apreciar: a Pousada Estrela do Mar!

Pousada Estrela do MAr - charmosíssima!
Pousada Estrela do MAr - charmosíssima!

Pena foi que eu estava no paraíso e acabei não desfrutando muito das pousadas! É difícil ficar na cama até as 9 da manhã quando você lembra que está a alguns minutos caminhando de praias como Cachorro, Meio e Conceição - sinceramente eu fiz de tudo para aproveitar bem meu tempo em todas as pousadas, sempre dando minhas escapulidas para me lançar ao mar com snorkel e nadadeira!

A Conceição continua sempre a mesma
A belíssima Conceição continua sempre a mesma

Isso quando não decidia ser um explorador de piscinas naturais - foi incrível ter tempo para descobrir os pequenos paraísos exclusivos que a maré baixa constrói com tanta perfeição ali entre a Conceição e a Praia do Meio! Sinceramente eu poderia viver por vários anos neste lugar exatamente da forma na qual experimentei essa semana! Amanhecia em uma pousada e dormia em outra, sempre apreciando novas paisagens e fazendo sempre novas amizades!

Sendo tratado como na casa de minha avó na Pousada da Dona Filó
Sendo tratado como na casa de minha avó na Pousada da Dona Filó

Mas quando o assunto é amizade, uma vez hospedado em Dona Filó o nível do relacionamento sobe para parentesco mesmo! Que senhora agradabilíssima, que solução de hospedagem perfeita para famílias, casais e até viajantes solitários assim como eu! O mais legal de estar na Pousada da Filó, além de ser tratado como NETO, com direito a suco e bolinho na minha chegada, foi mesmo apreciar a lua clareando a imponência da paisagem do Pico, característica na grande maioria das fotos que são registradas ali entre as suítes de Filó, pousadinha top que fica localizada na Floresta Velha!

Outra conveniência para quem está hospedado na Filó é estar ao lado da Pousada e Restaurante Zé Maria, um MUST HAVE em qualquer viagem a Noronha! Toda quarta e sábado acontece o tradicional festival gastronômico, com comidas típicas e sobremesas a vontade. O díficil mesmo vai ser ficar em um prato apenas!

O fantástico festival gastronômico de Zé Maria
O fantástico festival gastronômico de Zé Maria

Além de fazer bons amigos, fartar com as belezas naturais e gastronômicas foi uma ordem direta da redação aqui do blog! Então todo dia eu rumava para um canto diferente quando chegava próximo das 5 da tarde, justamente para conseguir as melhores imagens daqueles momentos singulares de todo dia!

Belos finais de dia, contemplados desde vários lugares incríveis
Belos finais de dia, contemplados desde vários lugares incríveis

E nas minhas andanças encontrei lugares que merecem novas viagens a Noronha! Definitivamente este é um paraíso que merece a sua visita ao menos UMA VEZ AO ANO! E assim está a minha bucket list, sempre com a palavrinha Noronha no meio dos destinos: por mais que eu viaje a este paraíso, esta ilha nunca sairá da minha lista de lugares a visitar! E parece que quanto mais experiências, maior é o conforto e mais você consegue se sentir em casa, assim como foram meus dias na Pousada da Carmô, um lugarzinho bem tranquilo na Floresta Nova, propício para quem vai a Noronha mas também quer voltar descansado! Além de super arejada, com várias redes e lugares pra descansar, o tratamento ali é diferenciado, me senti sempre como se estivesse em casa e fosse parte da família!

Sentindo-se como se estivesse em casa na Pousada da Carmô
Sentindo-se como se estivesse em casa na Pousada da Carmô em Noronha

Bom para dormir, para ficar descansando e principalmente PERFEITO para quem visita Noronha para mergulhar! Além de ter toda estrutura para quem não tem equipamento, o staff da Pousada da Carmô faz o aluguel de equipamentos e conta com uma bela ducha e piscina na sua área externa, bem propícios para relaxar depois dos dives, lavar todo gear e deixar secando por ali mesmo. E por falar em mergulhar, estabelecemos também parceria com a Atlantis Divers e saímos para cair na água nos dois pontos de mergulho que mais tinha vontade de conhecer em Noronha: a Laje Dois Irmãos e a Caverna da Sapata, onde consegui registrar o momento em que encontramos com uma raia gigantesca repousando na sombra da caverna.

Raia descansando na Caverna da Sapata
Raia descansando na Caverna da Sapata

VIDA MARINHA QUE ME ENCANTA! Eu não poderia ter feito melhor - deixei o outro sítio que mais queria conhecer para a próxima oportunidade, um dos melhores lugares para mergulhar no planeta, chamado PEDRAS SECAS, esta é a atividade que está no topo da minha lista para a viagem do ano que vem a Noronha - fazer um mergulho com cilindro nas pedras secas! Acontece que mesmo com uma semana completa para preencher com as atividades mais corriqueiras de Noronha, ainda ficaram faltando alguns lugares, conhecer algumas pessoas e comer em alguns lugares que julguei que seriam mais bem aproveitados se tivesse na parceria de alguém especial (vocês entenderam né?! :D). Só que aqueles passeios que deixei de fazer na primeira vez, eu fiz questão de realizar nesta, tal como o mergulho com snorkel na belíssima piscina do Atalaia. Pela foto a seguir dá pra entender os motivos desta também ser uma das atividades obrigatórias para quem vai até Noronha!

Filhote de tubarão limão nas piscinas do Atalaia
Filhote de tubarão limão nas piscinas do Atalaia

Minha última diária foi de altíssimo nível, fiquei hospedado na Pousada Tribojú, uma das pousadas mais top de Fernando de Noronha. Dá pra perceber o quão incrível vai ser a matéria que vem por aí só de apreciar a beleza da foto a seguir, a beleza da iluminação da piscina aquecida, com os bangalôs preenchendo a paisagem ao fundo, um lugar incrível para quem quer momentos exclusivos de alto nível no paraíso.

A bela piscina aquecida da Pousada Tribojú
A bela piscina aquecida da Pousada Tribojú

E ainda um dia antes de partir de volta para minha vida real, consegui um prazinho para visitar alguns amigos lá no Dolphin Hotel! Queria mesmo ter conhecido a Fabi, mas como ela estava fora da ilha, acabei conhecendo o peixe na telha mais suculento, macio e saboroso de Noronha! Ah, eu conheci também a solução de hospedagem deles e vou contar todos os detalhes desta visita pra lá de VIP em uma matéria exclusiva em mais esta série aqui do Boa Viagem!

O peixe na telha mais famoso de Noronha na Pousada Dolphin
O peixe na telha mais famoso de Noronha no Dolphin

E com chave de ouro, algumas horas antes do meu avião levantar voo, ainda consegui acompanhar a captura intencional de tartarugas que o pessoal do PROJETO TAMAR realiza eventualmente na Baía do Sueste. Sem palavras para expressar a importância e beleza deste trabalho!

Captura intencional de tartarugas no Sueste pela galera do TAMAR
Captura intencional de tartarugas no Sueste pela galera do TAMAR

Enfim, vem muita novidade por aí hein! Se fosse você seguia de perto as nossas atualizações nas redes sociais e não despregava o blog dos seus favoritos! Abração e nos vemos nas próximas matérias sobre a EUFORONHA!

Euforonha
Triboju Pousada da Carmô Dolphin Receptivo Atalaia Atlantis Travel Pousada do Zé Maria Pousada da Filó Pousada Estrela do Mar Econoronha e Parque Nacional Marinho Secretaria de Turismo do Pernambuco ICMBIO e Projeto TAMAR

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias