Entre o Boldró e a Praia dos Americanos em Fernando de Noronha

Estar em Noronha livre para explorar as praias menos visitadas é algo que todo turista deveria incluir em seu itinerário no paraíso brasileiro. Eu tirei uma tarde para visitar as praias do Boldró e dos Americanos e tive boas e inesperadas surpresas com a vida selvagem presente em abundância neste arquipélago.

Existem aqueles dias que você só deseja estar a caminho do Boldró. E não apenas por esta ser uma das praias mais buscadas pelos surfistas de plantão no Arquipélago noronhense no verão, quando as ondas podem chegar até a 5 metros de altura. De fato estar no Boldró é ter a oportunidade de entrar em contato com a natureza selvagem presente em praticamente todos os cantos de Noronha. Eu escolhi uma tarde tranquila para caminhar pela Praia dos Americanos (que fica ao ladinho do Boldró) e aproveitei o tempinho livre do final deste dia para encontrar o meu melhor lugar nessas praias.

Localizada no lado da ilha voltado para o Continente Americano, o Boldró é a primeira praia que encontramos logo depois de cruzar o grande Morro do Pico. Seu acesso é possível apenas partindo da Vila do Boldró, onde estão localizados o centro de convenções do Projeto TAMAR/ICMBio e o stand de vendas de tickets da ECONoronha. Passando pela vilazinha, encontramos logo à esquerda a estação de tratamento de esgoto e uma rua de terra que nos leva até o mirante do Boldró, já próximo do dessalinizador marinho de Fernando de Noronha.

Praia do Boldró em Fernando de Noronha
Praia do Boldró em Fernando de Noronha

A vista desse mirante é sem dúvidas um dos grandes atrativos do Boldró e dá a possibilidade aos turistas de contemplarem as praias mais próximas, tal como a Praia dos Americanos, um dos lugares mais mágicos que Noronha guarda a seus visitantes mais exploradores. Há uma trilhazinha no meio da falésia que leva em segurança até a praia.

Praia do Boldró e Americano em Fernando de Noronha
Praia do Boldró e Praia dos Americanos em Fernando de Noronha

E basta que seus pés toquem na areia da praia do Boldró para seu corpo e mente serem tomados por uma intensa e prazeroza sensação de liberdade. A consistência da areia fofa parecia mesmo como a de um grande mousse. E não somente pela firmeza, mas principalmente pela cor e texturas: as areias dessas duas praias são um show a parte.

Vida por todos os lados mesmo em praias desertas
Vida por todos os lados mesmo em praias desertas

E quando menciono sobre o espetáculo de vida selvagem que é possível contemplar por essas bandas de um dos arquipélagos mais lindos do planeta, eu sinceramente estou falando sério: encontrei pássaros voando por todos os lados, parecendo pairar para poses fotográficas enquanto esperavam pelos pedacinhos de sardinha atirados ao ar por um pescador que encontrei por ali. Enquanto pescava nos cardumes de sardinha que são facilmente encontrados bem próximos das praias, os pássaros sobrevoavam sua rede aguardando pelo bom momento de serem recompensados por ostentar tamanha beleza: era hora de limpar as sardinhas e arrancar suas cabeças alimentando atobás, gaivotas e fragatas. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

Alguns pássaros que se alimentavam com sardinhas no Boldró
Alguns pássaros que se alimentavam com restos de sardinhas no Boldró

Parecia um grande desfile de pássaros que de uma forma ou de outra conseguiam pairar no ar próximo ao pescador de sardinhas, evitando a inércia de tal forma a ponto de ser possível tocar nos animais enquanto estavam em pleno voo. O senhor que pescava tranquilamente fez questão de afirmar o que eu já estava discernindo por conta própria: poucos são os lugares do mundo em que podemos contemplar de tão perto a vida selvagem da natureza em contato direto com seres humanos.

Vista dos Dois Irmãos desde a Praia dos Americanos
Vista dos Dois Irmãos desde a Praia dos Americanos

E para complementar a afirmativa que o pescador me fez, ele ainda apontou para a praia e me disse novamente assim: "conhece algum lugar do mundo em que as raias podem ser vistas em seu habitat natural desde a praia?" E apontou para um cantinho da praia do Boldró em que uma gigantesca raia estava a descansar nas águas rasas próxima da praia. Tão próxima que foi possível fotografá-la!

Raia nadando tranquila próximo da Praia do Boldró
Raia nadando tranquila próximo da Praia do Boldró

Depois desse encontro inesperado, acabei optando por caminhar ao longo da Praia do Boldró até chegar na Praia dos Americanos, mas meu objetivo mesmo naquele final de dia era tentar conseguir chegar pela costa até a Cacimba do Padre, mas fui impossibilitado devido à maré que persistia em encher, separando as falésias da Praia dos Americanos da Cacimba. Desisti temporariamente, pois eu ainda voltaria ali no dia seguinte para rever a bela Baía dos Porcos e contemplar o Morro Dois Irmãos bem de pertinho. Quer saber como foi?! Continue de olho nas nossas atualizações pois esse é o tema da próxima matéria desta série sobre Fernando de Noronha.

Alguns vídeos: Praia do Boldró e Americanos


Vista panorâmica da Praia do Boldró em Fernando de Noronha


A belíssima Praia do Americano em Fernando de Noronha

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias