Cacimba do Padre e o pôr do sol atrás do Morro Dois Irmăos

Outra paisagem clássica que o visitante de Fernando de Noronha deve-se dar ao direito de registrar: o momento em que o sol se põe atrás do Morro Dois Irmãos e acontece todo um espetáculo de luzes e cores nos céus deste arquipélago brasileiro

Eis que chegou mais um fim do dia em Noronha. O que fazer? Para onde ir? Como escolher seu lugar ao pôr do sol para assistir ao espetáculo singular de cada dia? Bom, esta é definitivamente uma pergunta complicada de responder. Alguns vão te mandar pro Forte, outros pro Sancho, há ainda aqueles que preferem ficar na Praia do Meio e também existem as pessoas do grupo do deixa-disso, que vão tentar te levar para um buteco qualquer e você não terá condições de aproveitar do espetáculo máximo da natureza em Fernando de Noronha.

O meu conselho é muito simples: vai ou está em Noronha? Chegou perto das 5 da tarde? Então pare tudo e fuja para a praia mais próxima! Isso aí! O sol pode até morrer do outro lado da Ilha, mas acredite amigo leitor: você vai se impressionar com o show de luzes que o Criador lhe proporcionará! Já falei em outra matéria (linkada no comecinho do parágrafo anterior) sobre uma visão geral de meus finais de dia em Noronha: nele abordei uma visão geral sobre a importância desse evento para quem visita esse arquipélago brasileiro, mas agora vamos falar de um dos melhores finais de dia que pude contemplar na ilha.

Um dos dias mais especiais foi quando conheci a Cacimba do Padre. De tanto mergulhar no Sancho, decidímos que o melhor seria tentar dar um pulinho lá na Baía dos Porcos antes do sol ir embora. Eu estava com esse desejo de me jogar em algum lugar lotadíssimo de vida marinha para fazer belas fotos aqui pro blog, mas acabou que fiquei sem fazer snorkel pois o mar não estava tão tranquilo e a luminosidade já não estava lá essas coisas. Era pouco antes das 5PM.

Cacimba do Padre em Fernando de Noronha
Cacimba do Padre em Fernando de Noronha

O acesso até a Baía dos Porcos é realizado pela Cacimba do Padre, mas o impressionante mesmo desse lugar é o quão próximo o visitante da ilha pode estar do Morro Dois Irmãos, que fica ali cravado já bem próximo da praia. É realmente muito tentador o convite para o salto nesse oceano tão cristalino que banha essa região de Noronha, mas me contive naquele primeiro momento pois a atração principal ainda estava por vir.

Morro Dois Irmãos e a bela Baía dos Porcos
Morro Dois Irmãos e a bela Baía dos Porcos

Muitos turistas confundem as piscinas naturais que existem na Baía dos Porcos com um lugar para lazer e para fazer fotos. É preciso ter uma instrução básica antes de se aventurar em meio ao berçário de corais que é aquele lugar. Não é um local para caminhar, para sentar fazendo pose para as fotos, pelo contrário, é um lugar para se admirar de longe, e não como o casal da última foto da montagem acima faz. Pisar em corais, além de ser perigoso para o ser humano (risco de queimaduras e cortes), é fatal para aquele ambiente...

Preparando-se para assisitir ao espetáculo diário do pôr do sol em Noronha
Preparando-se para assisitir ao espetáculo diário do pôr do sol em Noronha

Depois de apreciar o visual do Morro Dois Irmãos de tão próximo, foi a vez de cruzar a praia da Cacimba em busca de um ponto privilegiado para assistir o espetáculo. Não queria caminhar demais pois enquanto dava as costas para o Morro, eu acabava perdendo algumas cenas fantásticas do céu mudando de cor vagarosamente. Primeiro aquele azul claro vão dando lugar a um tímido laranja e quando eu já não estava mais contente pois haviam nuvens no horizonte, eis que veio o espetáculo de transição de cores...

Pôr do sol em Fernando de Noronha com o Morro Dois Irmãos em destaque
Pôr do sol em Fernando de Noronha com o Morro Dois Irmãos em destaque

O céu abriu e eu consegui fazer a moldura que embeleza a capa desta matéria. Vale a pena ou não vale parar tudo até no máximo 5PM? Abração e até o fundo do mar do Sancho na nossas próximas matérias sobre Noronha - um segundo mergulho livre no Sancho e outro no Sueste.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias