ILHATUR ATALAIA: Sancho e Dois Irmãos [parte 2 de 4]

Continuação de uma série de 4 matérias que relatam em detalhes uma das experiências julgadas como obrigatórias aos turistas que viajam até Fernando de Noronha, o ILHATUR, realizado com a equipe do Receptivo Atalaia. Bora mergulhar no Sancho!?

Depois de investir a metade da manhã conhecendo a Praia do Leão e mergulhando com snorkel junto com as tartarugas marinhas da Baía do Sueste, era hora de romper para o próximo destino deste ILHATUR com o Receptivo Atalaia em Fernando de Noronha, um dos meus lugares favoritos nesta belíssima ilha cravada no meio do Atlântico: a melhor praia do Brasil - Baía do Sancho!

Minha última experiência no Sancho havia sido realmente marcante. Consegui registrar o momento exato em que um pássaro mergulhou capturando uma sardinha no meio do cardume, eu estava preparado para reviver novas e impressionantes aventuras apenas munido de snorkel, nadadeiras, máscara (sempre com graus!) e meu par de pulmões!

Vencendo as barreiras e chegando na Baía do Sancho
Vencendo as barreiras e chegando na Baía do Sancho

Mas antes de se lançar ao mar era preciso vencer a trilha de pouco mais de 300 metros, as escadas no meio da fenda entre as falésias e a grande escadaria de pedras até chegar definitivamente a pisar na praia mais bela do nosso estimado Brasil. O Guia Tapioca mais uma vez mostrou experiência e passou várias dicas, auxiliou diversos turistas fazendo questão de certificar-se de que todos estavam seguros para descer as escadas no meio dos paredões, confira no vídeo abaixo como é a parte mais tensa para chegar ao paraíso:


Abaixo rumo ao Sancho!

Não é nada assustador para quem contempla uma paisagem como a da foto a seguir antes de começar a descer as escadas, não é!?

Baía do Sancho - um dos lugares mais TOP do Brasil
Baía do Sancho - um dos lugares mais lindos do Brasil

Como sempre a constatação da riqueza em biodiversidade acontece antes mesmo de pisar na areia do Sancho - a praia é viva! Caranguejos correm de um lado para o outro, pássaros mergulhando no meio dos cardumes, para todos os cantos algo está se mechendo por conta da grandioza biodiversidade das espécies que habitam o Sancho! Aqui já não era mais necessário o uso do colete assim como foi preciso no Sueste, porém é algo totalmente recomendável para quem não sente conforto apenas com nadadeiras e snorkel. A profundidade aqui também é maior ao ser comparada com as rasas águas da Baía do Sueste, porém a visibilidade, meus prezados leitores, ela é a grande responsável pelos sorrisos nos rostos de todo mundo que está prestes a praticar mergulho livre na praia mais incrível do Brasil!

Snorkel na Baía do Sancho
Snorkel na Baía do Sancho

O tempo curto devido a grande quantidade de atividades ainda por fazer não nos permitiu apreciar com calma os melhores lugares deste mergulho livre. Foi possível avistar belos animais exóticos, tal como o linguado, um belíssimo peixe que se esconde facilmente em meio às areias no fundo do oceano. Uma presença constante no fundo da Baía do Sancho são os corais mais dourados que já contemplei em toda vida, sempre com muitos cardumes ao redor.

Vários cardumes e alguns peixes bem exóticos
Vários cardumes e alguns peixes bem exóticos

E na medida que o grupo ia fazendo as paradas para descanso no meio do trajeto definido pelo guia para o mergulho livre, eu procurava as minhas formas de diversão!

Mergulho livre na Baía do Sancho em Fernando de Noronha
Mergulho livre na Baía do Sancho em Fernando de Noronha

Quanto mais experiência, mais conforto. Ter tranquilidade é essêncial para quem deseja expandir suas habilidades aquáticas e acreditem, estimados leitores, não há lugar melhor em Fernando de Noronha do que a Baía do Sancho para praticar mergulho livre! Aliás, dá uma briga boa entre a Baía dos Porcos e o Sancho, além das águas serem cristalinas e existir a presença constante de diversos cardumes e peixes diferentes, o Sancho não sofre tanto quanto o Sueste quando o assunto é mar remexido - quanto mais ondas, maior é a quantidade de suspensão no oceano e consequentemente pior a visibilidade - não houve uma visita sequer que realizasse ao Sancho que não contemplasse essas águas com uma transparência impressionante.

Foram cerca de 40 minutos na água. Logo depois o guia Tapioca tratou de fazer a contagem do grupo para partir escadarias acima rumo a uma outra breve paradinha antes de irmos almoçar, visitaríamos um dos pontos mais legais de Fernando de Noronha, lugar em que com apenas poucos passos é possível contemplar duas das mais lindas baías brasileiras, a Baía do Sancho e a Baía dos Porcos, o explendôr do Morro Dois Irmãos, tendo sempre o Morro do Pico como plano de fundo, seguido pelas Ilhas Secundárias, já perto do Porto.

 


Entre a Baía do Sancho e a Baía dos Porcos em Fernando de Noronha

Neste ponto do ILHATUR com o Receptivo Atalaia chegamos a um dos principais cartões postais de Noronha, o lugar que rende as fotos mais lindas, com o visual do Morro Dois Irmãos ao lado da belíssima Baía dos Porcos.

Trilha para o Mirante Dois Irmãos, cartão postal noronhense
Trilha para o Mirante Dois Irmãos, cartão postal noronhense

É importante que os turistas compreendam os perigos de realizar essa trilha para não terem problemas ao apreciar o paraíso. Existem várias árvores que secretam uma substância leitosa que provoca queimaduras graves, chamada Burra Leiteira. É bom manter distância dessas árvores e se ater aos caminhos estabelecidos pela trilha, desde que a região é cheia de desfiladeiros e ninguém vai querer se arriscar em um lugar tão lindo quanto esse! Acontece que sempre existe aquele turista que pensa que a MELHOR foto é fora da trilha, na pontinha de um desfiladeiro - é essêncial manter a segurança acima de todas as coisas para que sua visita ao paraíso seja a mais proveitosa possível!


Belo visual da Baía dos Porcos e o Morro Dois Irmãos em Noronha

É difícil encontrar lugares ao redor do mundo com tamanha beleza natural assim como a existente em Fernando de Noronha. Em qualquer mirante que passe a contemplar a paisagem, poderá ter a percepção paradisiaca formada pelo mar em múltiplas cores, com uma transparência inexplicável, capaz até de permitir a visibilidade dos corais e animais marinhos mesmo sem a necessidade de mergulhar. Visite Noronha também para tomar o seu tempo e contemplar as paisagens que este destino oferece!

Morro Dois Irmãos, Baía dos Porcos, Cacimba do Padre e a vista do Pico
Morro Dois Irmãos, Baía dos Porcos, Cacimba do Padre e a vista do Pico

Depois de apreciar paisagens que ficarão eternizadas para sempre na memória, era hora de reunir o grupo novamente e partir para uma das horas mais aguardadas deste ILHATUR - a hora do almoço! Partimos rumo à Alameda Boldró, onde almoçaríamos em um restaurante antes de partir para a próxima parada deste tour: Enseada dos Tubarões, próxima ao Porto de Santo Antônio, só que este é assunto da próxima matéria desta série de 4 posts sobre esta atividade realizada pelo Receptivo Atalaia em Noronha.

Serviço

Atalaia Receptivo
Produto: Ilhatour - passeio com duração de um dia completo pelos principais lugares de Noronha
Endereço: Rua Eurico Cavalcanti de Albuquerque - Alameda Boldró - s/n
Fernando de Noronha/PE CEP:53990-000 | Telefone: 081 3619-1328
E-mail: reservas@atalaia-noronha.com.br | Site:atalaia-noronha.com.br
Para valores dos passeios entre em contato e mencione que viu esta matéria!
Este passeio foi uma cortesia do Atalaia Receptivo ao Blog Boa Viagem

Veja outras matérias desta mesma série

Euforonha
Triboju Pousada da Carmô Dolphin Receptivo Atalaia Atlantis Travel Pousada do Zé Maria Pousada da Filó Pousada Estrela do Mar Econoronha e Parque Nacional Marinho Secretaria de Turismo do Pernambuco ICMBIO e Projeto TAMAR

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias