Test Drive do veículo elétrico da Itaipu Binacional

Ao visitar a Usina de Itaipu, tivemos uma oportunidade única - realizar um test drive em um veículo elétrico, dentro da maior usina hidrelétrica do planeta. Foi um passeio agradável, tranquilo e bastante informativo!

No dia da nossa visita ao Complexo Turístico da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional fomos convidados a realizar um novíssimo passeio - o test drive do veículo elétrico. Minha experiência foi além de conhecer a Usina e tive a oportunidade de dirigir um veículo com tamanha tecnologia. Produzido exatamente na Usina de Itaipu em uma grandiosa parceria com a FIAT e a empresa suiça Kraftwerke Oberhasli (KWO), esta é uma atração inédita em território brasileiro. Afinal de contas, não é em qualquer lugar que você vai conseguir fazer um teste em um veículo altamente sustentável, dirigindo pelas dependências da maior usina hidrelétrica do mundo, não é mesmo?!

A primeira vista o veículo chama a atenção até mesmo dos mais desapercebidos. No lugar da abertura para o tanque de combustível existe uma tomada, basta ligar o carro na energia elétrica para que sua mega bateria seja recarregada.

Carro elétrico sendo abastecido
Carro elétrico sendo abastecido

O passeio é muito agradável e acompanhado de ponta a ponta pelos instrutores, que são especialistas no assunto em questão, além de também serem ótimos em dar dicas dos lugares que vão sendo visitados no decorrer do trajeto.

Para realizar esse passeio, os integrantes do 2º BlogTurFoz deveriam ser maiores de 18 anos e também foi necessário apresentar a carteira de habilitação de trânsito nacional válida! Este é um pré-requisito do passeio. Além disso, embarcam no veículo apenas o condutor e até dois convidados, que também podem dirigir.

Instrutores da Itaipu
Instrutores do passeio com o veículo elétrico da Itaipu

Dirigimos por vários lugares, em nossa primeira parada conhecemos o projeto de reabilitação da fauna do Rio Paraná (Canal da Piracema), visitamos a sede da Universidade Latino Americana, que fica dentro do Complexo da Usina Itaipu e fizemos várias paradas para fotos em lugares com paisagens incríveis. Na realidade o roteiro percorrido é bem parecido com o passeio oferecido pela Itaipu com nome de Circuito Vista Panorâmica - são percorridos aproximadamente 20 kilômetros. No decorrer são feitas duas paradas uma no Mirante do Vertedouro e outra no Mirante Central. O passeio segue passando pelos Condutos forçados, vai até o Topo da Barragem de Concreto e até a Barragem de Enrocamento - é um verdadeiro mergulho nas dependências da Itaipu.

Veículos movidos a eletricidade na Usina Itaipu Binacional
Veículos movidos a eletricidade na Usina Itaipu Binacional

Algumas particularidades dos veículos elétricos: ao girar a chave do veículo, parece que nada acontece pela tamanha suavidade do motor, que é totalmente silencioso, por várias vezes confundia-me acreditando que o carro havia "morrido". A velocidade máxima do veículo é de 60km por hora, devido a limitações realizadas pelas normas da Usina, mas pode chegar até velocidades mais elevadas caso esteja adaptado a rodar nas ruas.

A seguir uma foto do que seria uma "bomba" do posto de combustível dos carros elétricos. Como o "combustível" utilizado é a eletricidade, basta estacionar o veículo ao lado de um desses terminais e deixá-lo conectado por cerca de 8 horas para ter sua bateria totalmente recarregada. Os veículos testados tem potência nominal de 15kW (20cv) e potência máxima de 28kW (37,8cv), sem mencionar que também possuem câmbio automático e dispensam o velho pedal da embrenhagem.

Uma bomba do posto de combustível da Itaipu Binacional
Uma "bomba" do "posto de combustível" da Itaipu Binacional

E estava eu a considerar a hipótese de que a bateria de um veículo elétrico não seria algo muito complexo. Mas eu estava redondamente enganado! A parte do projeto do carro elétrico que mais requere tecnologia é a bateria e o armazenamento da energia para tracionar o veículo.

Uma bateria especial fabricada exclusivamente para essa necessidade toma conta de praticamente todo o espaço do porta malas do Fiat Palio Weekend, com mais de 180kg e capacidade de 76 Ah.

e este seria o tanque de combustível
e este seria o "tanque de combustível"

Conclusões do meu test drive? Esse carro elétrico DEVE ganhar as ruas brasileiras e ser a primeira alternativa sustentável para substituir os veículos com combustível padrão existentes atualmente. É claro que isso pode ser um sonho que se realizará em um breve futuro, mas é bom saber que existem mentes atuantes em grandes empresas com o objetivo de concretizar o sonho do veículo elétrico nas ruas das grandes cidades brasileiras. Falta muito: estrutura para o reabastecimento, consciência ambiental do consumidor e vários outros detalhes que creio que serão superados no decorrer dos próximos anos.

Este veículo pode ser a grande ameaça à indústria petrolífera. Caso sua produção seja estruturada para grandes escalas e consequentemente para a abertura comercial, então teríamos uma alternativa satisfatória ao consumismo exacerbado do petróleo. Não vai demorar a acontecer e tem o meu total apoio. E afirmo que poderia ser um grande cliente do carro movido a eletricidade!

Test drive do veículo elétrico
Test drive do veículo elétrico

Serviço

Coordenação Geral Brasileira do Projeto Veículo Elétrico
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Av. Tancredo Neves, 6.731 - Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
www.itaipu.gov.br | projetove@itaipu.gov.br | Tel.: (45) 3520-5252
Valor do passeio: RS150,00 para 3 pessoas (R$ 50/pessoa)
Para fazer esse passeio é obrigatório a apresentação de uma carteira de habilitação válida em território nacional
O test drive no veículo elétrico é oferecido diariamente às 9h, 10h, 14h e 15h
O ingresso pode ser comprado no site Turismo Itaipu.

BlogTurFoz

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros - Alexandra Aranovich (Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros - Churrascaria Rafain Show - CityTour Histórico - Hotel Águas do Iguaçu - Restaurante Bufalo Branco - Cataratas do Iguaçu - Trilha do Poço Preto - Macuco EcoAventura - Restaurante Porto Canoas - Parque das Aves - Cataratas Argentina - Iguazú Argentina - Restaurante La Selva - Gran Aventura - Iguassu Jungle Explorer - Shopping Del Este - SAX Department - Dutty Free Shop Argentina - Restaurante El Quincho Del Tio Querido - Rafain Chopp - Woods - Cataratas JL Shopping

Apoiadores - Moleco - Pulp Edições - Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias