Almoço no Restaurante Los Milagros em San Miguel de Allende

Nossa primeira atividade oficial no estado mexicano de Guanajuato foi visitar um típico restaurante de San Miguel de Allende, o Los Milagros. Confira nesta matéria um pouco mais sobre a culinária mexicana e encante-se pela beleza da decoração deste ambiente.

Não é possível obter uma verdadeira experiência mexicana sem se perder em um dos cardápios dos típicos restaurantes de San Miguel de Allende, no estado de Guanajuato. Nós visitamos esta belíssima cidade a convite da Secretaria de Turismo deste estado, como a primeira cidade a ser explorada em uma viagem de 5 dias e sinceramente não poderia ter acumulado melhores e mais prazerosas experiências em uma viagem ao México. Guanajuato tem tudo a ver com belos casarões históricos, arquitetura colonial e uma das gastronomias mais incríveis que já tive o prazer de degustar em nossa tão querida América Latina.

Nossa primeira atividade oficial no estado, logo após o deslocamento a San Miguel de Allende, foi visitar um dos restaurantes mais típicos da região: o Los Milagros. Não deixe-se ludibriar pela aparência que lhe remete ao século passado, desde que ainda há muito o que desbravar nessas cidades coloniais, entretanto eu confesso que caminhar nessas ruas de pedra apreciando cada detalhe desses casarões é um verdadeiro convite a mergulhar no tradicionalismo ostentado por essas belíssimas cidades! Não parece que voltamos algumas décadas ao caminhar por essas ruas e ver que o restaurante está construído em um desses casarões?!

Restaurante Los Milagros em San Miguel de Allende - Guanajuato
Restaurante Los Milagros em San Miguel de Allende - Guanajuato

Pois esta era apenas a primeira experiência gastronômica em Guanajuato e estávamos todos ávidos por desfrutar dos bons pratos mexicanos. Vamos começar pelos detalhes que encontrei neste restaurante?! Fiquei um tanto quanto admirado pela simplicidade da decoração do lugar. Um cenário cômodo e que encanta ao primeiro olhar! Garçons amigáveis nos recepcionaram na porta de entrada e nos convidaram a adentrar o grande salão onde são servidas as refeições. Parecia que estava me transportando a uma cena de filme mexicano de década, com vários quadros nas paredes com símbolos da "morte mexicana", um balcão de madeira onde alguns garçons serviam várias marcas de tequila, mezcal e bebidas tipicamente mexicana (tal como as micheladas...), ambiente bucólico e que ficará gravado na memória para a posteridade.

Visual do restaurante Los Milagros
Visual do restaurante Los Milagros

Conversa vai, conversa vem, fomos conhecendo cada integrante da viagem enquanto chegavam à mesa algumas salsas (espécie de molho que pode ser picante ou não para acompanhar as comidas), tomatinho picado com bastante cheiro verde, temperos típicos e algumas tostaditas (que você aqui no Brasil pode até achar que se parece com Doritos, mas não é igual hein!)

Alguns de nossos amigos mexicanos solicitaram um prato de entrada para acompanhar as tostaditas, era o MOLCAJETE, uma verdadeira festa mexicana! Uma série de ingredientes são preparadas em uma espécie de socador de pedra acompanhado por tortillas (uma massa que pode ser de farinha ou milho). A ideologia de comer em um molcajete é justamente fazer com que todos da mesa compartilhem do prato de entrada! Alguns dos ingredientes que encontramos nessa grande iguaria foram pedaços de carne de vaca e frango picados em tirinhas, banhados em uma salsa verde que é assada com cebolas, cebolinhas, nopales (cactus), queijos e vêm à mesa acompanhados por guarnições de guacamole (uma salsa de abacate), frijoles refritos (tipo um tutú de feijão) e as tortillas de maíz (massa de milho).

Tostaditas e Molcajete para abrir o apetite
Tostaditas e Molcajete para abrir o apetite

Come-se com as mãos mesmo! Dei início ao ritual pegando uma tortilla de maíz com as mãos (estavam quentinhas!), comecei passando um pouco do molho verde para depois atacar os outros ingredientes: um pedacinho de carne de vaca, outro de carne de frango, um pedacinho dos nopales (cactus), salsa verde, salsa vermelha, guacamole, tomatinhos e já quase não conseguia enrolar a tortilla. Depois foi só fazer o rolinho e mandar para dentro! E essa era apenas a entrada!

Já tinha comido três tortillas e estava muito satisfeito. Para mim se a refeição acabasse por ali, já estaria completamente cheio até o jantar. Mas espere! Eu estava no MEXICO. E por aqui come-se bem e com fartura! Enquanto degustávamos o Molcajete o garçom se aproximou novamente para tomar ordem dos pratos principais. Eu sinceramente estava em dúvidas desde que o cardápio parecia não ter fim e tudo me soava realmente bem suculento. Um de nossos amigos optou por peixe acompanhado por arroz, parecia com algum tipo de comida brasileira, mas ao chegar o prato a apresentação surpreendeu a todos!

Belíssimo prato de pescado e exemplo de alternativas no cardápio
Belíssimo prato de pescado e exemplo de alternativas no cardápio

Gosto muito de peixe, até prefiro optar por carnes brancas sempre, mas sabe como é! Eu estava no México e por aqui é praticamente uma LEI optar por comidas que sejam tipicamente mexicanas. Em minhas últimas viagens eu tive a oportunidade de degustar vários tipos de pratos mexicanos, um dos que mais gostei que me deu vontade de recordar neste momento foram as Fajitas de Carne de Res, que nada mais são do que o equivalente a uma "Carne na Chapa", que acredito que conseguimos encontrar em qualquer canto do Brasil.

Como estávamos no México, minha carne veio repleta de pimentões e com o acompanhamento dos feijões que se parecem com um tutú cobertos por queijo ralado e uma tostadita no topo. Era comida para no mínimo três pessoas a essa altura do campeonato. Meus companheiros de viagem também mandaram muito bem em seus pedidos: um deles optou por um fantástico ceviche de camarones - que não passa de camarões crús marinados no limão, ervas e especiarias, acompanhados por abacates (com molho de pimenta) e algumas tostadonas (para ir comendo aos poucos!)

Fajitas de carne de res, ceviche de camarón e tacos
Fajitas de carne de res, ceviche de camarón e tacos

Outro dos meus amigos pediu um prato típico do México: Tacos de Res, que resumem-se a tacos de carne de vaca, ou seja - carne picadinha com condimentos mexicanos enrolada em uma tortilla de maíz (naquela tortinha de milho!) - acompanhados sempre por guacamole e frijoles. Depois dessa refeição tivemos a prévia do que viria pela frente a nível gastronômico nessa viagem e também reafirmamos a afirmação de que o México é um dos países em que mais se pode comer bem e com fartura em uma viagem internacional. Ah, e pagando baratinho hein!


Restaurante em San Miguel de Allende: Los Milagros

 

Serviço

Restaurante Los Milagros
Endereço: Calle Relox 17, Centro, 37700 San Miguel de Allende, Gto., México / Telefone:+52 415 152 0097

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias