Comida mexicana, culinária do México ARRIBA ARRIBA!

PARE POR UM MOMENTO! NÃO leia esta matéria se estiver com fome ou próximo da hora das suas refeições. Esta é uma compilação das melhores comidas mexicanas que consegui degustar em uma viagem recente realizada até as cidades coloniais do estado de Guanajuato no México.

Hoooooje é seeeeexta-feira! Dia da alegria para a grande maioria dos seres humanos mortais que dependem da força de seu trabalho para pagar as contas das viagens! Él VIERNES, ARRIBAAAA! Em homenagem a um dia tão especial da nossa semana, resolvi fazer uma compilação com algumas das melhores comidas que tive o prazer de degustar na minha recente viagem ao México, mais especificamente a região considerada coração cultural mexicano: o estado de Guanajuato!

Nesta oportunidade eu acabei conhecendo novas iguarias, recordei de outras tantas que já estava cativando uma certa saudade e fiz novos amores na gastronomia mexicana! Engana-se quem pensa que os mexicanos são meros comedores de tacos, quesadillas e guacamole, acredito que a culinária mexicana vai muito além do tradicional e consegue se reinventar de maneira esplêndida utilizando ingredientes regionais para confeccionar pratos de padrão internacional.

Tostaditas, tortillas de farinha e de milho
Tostaditas, quesadilla de champioñes y chorizo, tortillas de farinha e de milho

Mesmo sendo senso comum quando o assunto são as comidas mexicanas, as tostaditas (o que você conheceria aqui no Brasil por doritos ~ mas não é!), tortillas de maíz y harina são a base da alimentação do mexicano de qualquer classe social. É possível comer um belíssimo prato de tacos al pastor em praticamente qualquer esquina das cidades mexicanas, comida boa, gostosa e capaz de agradar a qualquer tipo de viajante (não vou citar a alegria que elas são em meio aos locais, é claro!). Seja com frango, porco ou carne de vaca, a festa mexicana está garantida com uma porção de tortillas taqueras rellenas a la orden!

Tacos, ceviches, camarões
Tacos, ceviches, camarões

Outro prato que acredito ser fundamental na culinária mexicana é o ceviche. Há alguns que gostam de escrever o ceviche com B (cebiche), mas na realidade no espanhol o V soa como B, o que faz com que o portunhol conecction promova esse tipo de deslize. Esta é uma refeição clássica em vários destinos latino-americanos, podendo ser encontrada apenas como um mero snack para a hora do rush, ou ainda como prato entrada dos finos restaurantes mexicanos que conhecemos em nossa visita a Guanajuato.

Mais ceviche de camarón, sopa azteca e torta ahogada (sanduíche afogado)
Mais ceviche de "camarón", sopa azteca e torta ahogada (sanduíche afogado)

Y dale CHILE!

Não pense que essa pimentinha que você vê acompanhando o belo prato de AguaChile de Camarón no topo da montagem anterior é apenas para enfeitar, ou quem sabe dar um toque mais apimentado ao prato! Ela é capaz de incendiar a boca e escorrer lágrimas pelo rosto de quem se aventurar a comê-las como um acompanhamento do ceviche (tudo em cima de uma tostadita, é claro!).

Outro exemplo espetacular de iguaria que experimentamos em Guanajuato foi a Torta Ahogada, que não passa de um sanduichinho feito com pão francês composto pelo recheio de uma carne (no caso da foto anterior era frango), cebolas rochas e um molho de tomate denso que é derramado sobre o pão, literalmente afogando-o (daí o nome: torta ahogada, que em claro português seria sanduíche afogado :)

Chile en Nogada, queijo derretido com linguiças e pele de porco - chicháron
Chile en Nogada, queijo derretido com linguiças e pele de porco "chicháron"

E se você der a sorte grande de visitar o México no auge da temporada de Chile en Nogada, eu só tenho a desejar-te uma BOA VIAGEM! Você pode ver no topo da montagem anterior um prato com molho coberto por pontinhos vermelhos, bem ao lado do queijo derretido com linguiça, esse é um prato típico de Guanajuato, como estávamos na temporada podíamos pedir com segurança em praticamente todo restaurante que visitamos. Consiste em um grande pimenta recheada com especiarias, servida mergulhada em molho branco e decorado com caroços de romã! Uma explosão de sabores! Mas não somente de alta gastronomia vive o mexicano! Acredito que não existe melhor lugar para se aventurar nos chicharónes do que pelas ruas de qualquer cidade mexicana! Eles sabem bem como tirar a pele do porco, fritá-la no ponto exato de crocância e então usá-la para rechear qualquer combinação de tortas (que na realidade é sanduíche em espanhol).

Se você está achando muita gordice para uma matéria só, então acalme-se por um momento e desfrute da montagem que vem logo a seguir, uma seleção de algumas das melhores saladas que experimentamos nesta oportunidade!

Alguns exemplos de saladas deliciosas servidas em Guanajuato
Alguns exemplos de saladas deliciosas servidas em Guanajuato

Acredite em mim estimado leitor: se você vai viajar pro México, muito cuidado ao realizar seus pedidos! Praticamente todos os pratos dessa matéria são individuais, porém você só vai descobrir depois que o pedido chegar à mesa, que na realidade as inocentes saladas da montagem anterior conseguem responder pela entrada, com o prato principal e sobremesa. U M A D E L Í C I A!

Aproveitando que ainda estamos no departamento "saudável" e "magro" das comidas que experimentamos em Guanajuato, apresento-lhes alguns dos pratos de pescados que conseguimos degustar nesta oportunidade: de sashimi de atum a filé de truta, passando por atum selado com vegetais cozidos, camarões empanados e tantas outras espécies filetadas, fritas, assadas que conseguiram me surpreender a ponto de ficar em dúvidas ao fazer meu pedido - o que seria mais conveniente?! Comer comida típica deste país ou dar chance para ser surpreendido pela alta gastronomia ofertada pelos chefs mexicanos?!

Peixes, Peixes, Peixes, ahh os pescados mexicanos!
Peixes, Peixes, Peixes, ahh os pescados mexicanos!

Uma última recomendação antes de partir para as gordices novamente! Se você tiver a oportunidade de comer no México, escolha a última iguaria da foto anterior, a Tortilla de jicama, uma massa vegetal fina em forma de tortilla que envolve camarões empanados e um molho levemente picante.

Gosto muito de comida típica! Acho que faz parte da viagem experimentar os sabores tradicionais de cada país visitado, por isso vez ou outra eu me dava mal em meus pedidos! Queria experimentar algo novo e acabava pedindo comida para mim e mais um batalhão! Um exemplo eram as fajitas e os molcajetes. O primeiro prato se resume basicamente a uma carne frita na chapa com pimentões, cebolas, temperos e condimentos mexicanos, sempre servida acompanhada pelas guarnições de guacamole (abacate amassado com tomates, cebolas e temperos), tomatitos (como uma saladinha de vinagrete), cebollitas (cebolas de cabeça e cebolinha verde) y salsa mi amigo (molhos), mucha salsa caliente! Ajeeee! (molhos beeem apimentados!)

Tudo em um MOLCAJETE
Tudo em um MOLCAJETE

Já o molcajete não é nada mais do que uma iguaria servida em um vasilhame de barro. Seus ingredientes costumam ser um tipo de carne fatiada, embebida em um molho verde com especiarias tipicamente mexicanas, acompanhado também das 4 principais guarnições mexicanas (guaca-mole, cebolas, tomates e molhos de pimenta habanero vermelho e verde). Você pega uma tortilha, ataca os recheios da maneira que mais lhe agradar, faz um rolinho e manda pra dentro! HUMMMMM! E PRA BEBER?!

Micheladas: cerveja com pimenta
Micheladas: cerveja com pimenta

Bom, sou um pouco suspeito para falar sobre o que beber..., ainda mais em terras mexicanas! Com tantas variedades em drinks alternativos eu ainda preferia optar pela cervejas clássicas. Agora a surpresa veio quando me perguntaram se eu gostaria de experimentar uma Michelada, respondi assim: "Mi...., o quê!?". Obtive a explicação no mesmo instante: este é um coquetel vastamente conhecido em terras mexicanas, composto basicamente por cerveja e um preparado de pimentas, condimentos e especiarias chamado clamato. Você pode optar ou não pelo clamato, o que fará com que a coloração da cerveja fique avermelhada, entretanto sem essa mistura o drink acaba parecendo muito com o tradicional cozumel, resumindo-se apenas à taça com sal nas bordas. A cerveja com clamato lembra muito o bloody mary.

Agora se você sentir saudadinha da casa de mamãe...

Churrasco, arroz e feijão :)
Churrasco, arroz e feijão :)

Pode ficar tranquilo e ordene um belíssimo bife de vaca assado na churrasqueira acompanhado por uma porção de arroz com milho e feijão com queijo, e se vier "a ranchera", então prepara-se para uma das melhores comidas da sua vida. Simples e saboroso como a comida que temos aqui no Brasil todos os dias. Espero não ter judiado muito da sua fome com esse post, sabe como é, eu precisava me abrir ahahah

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias