Navegando nas águas claras da Napali Coast

Toda viagem ao Kauai deve incluir um passeio de barco pela costa leste da ilha jardim. Navegamos ao longo da Napali Coast até o extremo norte da ilha. Contemplamos as paisagens formadas pelo relevo acidentado das grandes falésias que se projetam em direção ao oceano acompanhados por golfinhos rotadores. Nosso passeio acabou em uma praia havaiana deserta e paradisíaca, onde desfrutamos nosso almoço e um fantástico mergulho livre com snorkel nas águas mornas e cristalinas.

Cheguei no Kauai com alguns objetivos bem claros em meu itinerário, o principal deles era conhecer a Napali Coast. Queria ver as Catedrais de Kalalau com os meus próprios olhos, contemplar as belíssimas cachoeiras que escorrem lentamente desde o topo do Monte Waialeale, um dos pontos mais úmidos de nosso planeta. Entretanto fui surpreendido ao ver que há uma infinidade de atrativos na costa leste do Kauai.

Antes de partir pro Havaí, eu pesquisava por imagens do Kauai nas redes sociais e as fotos mais impressionantes eram definitivamente do relevo acidentadíssimo da Costa Napali. Existem uma série de atividades diretamente vinculadas à exploração desta parte da ilha: dá pra fazer de tour em helicópteros e até acampamento em praias paradisíacas, praticamente desertas.

Napali Coast - Kauai - Havaí
Napali Coast - Catedrais de Kalalau - Kauai - Havaí

Quando descobri a bela paisagem da Napali Coast ainda enquanto planejava minha viagem ao Kauai, logo me coloquei a buscar na internet uma das melhores soluções para conhecê-la pessoalmente. Não queria a formalidade de um passeio de helicóptero, que até viria muito bem a calhar, mas nessa primeira oportunidade fiz questão de priorizar a alternativa que me proporcionasse o maior contato possível com as belezas naturais da costa leste da ilha jardim. E a melhor opção, sem sombra de dúvidas, foi sair em um passeio de barco que durou pouco mais de uma metade do dia.

Pesquisei bastante na internet sobre qual seria a melhor agência ou empresa para prestar esse tipo de serviço e foi aí que conheci a Makana Charters e fiz amizade com um dos caras mais legais do Kauai, o Cain Robinson. A família do Cain é de origem portuguesa e seus descendentes participaram da colonização deste arquipélago. Quando escrevi para ele contando sobre nossas experiências e o desejo de conhecer a Napali Coast na companhia dos líderes na exploração turística local, não demorou muito para o convite aparecer...

Navegando nas cavernas da Napali Coast
Navegando nas cavernas marinhas da Napali Coast

O Cain fez questão de me conhecer pessoalmente logo que desembarquei no Havaí. Contatei-o via telefone e marcamos em um restaurante perto de Koloa. Ele é o típico havaiano nato, um cara que faz questão de não deixar você pagar pela sua conta quando ele faz o convite. Nós conversamos por várias horas degustando um Poke fresquíssimo (comida típica do Havaí) enquanto compartilhava com ele um pouco sobre as minhas experiências ao redor do mundo e os relacionamentos que nós temos construído com as instituições que estão diretamente conectadas aos recursos turísticos dos destinos visitados.

No dia seguinte eu parti bem cedinho para o ponto de encontro - um pequeno cais próximo à cidade de Waimea. Eu estava bastante empolgado para conhecer as belíssimas cavernas marinhas encravadas na Costa Napali, ver os golfinhos rotadores que habitam as águas daquela região e mergulhar com snorkel nas águas claríssimas da costa leste do Kauai, seriam 5 horas de pura diversão. O passeio partiu exatamente na hora marcada, às 8:30 da manhã. Fiquei um tanto quanto apreensivo com relação ao que comer ou beber. Minha aflição foi por água abaixo quando vi que as bebidas e um lanche especial estavam inclusos no tour. Nós navegamos por cerca de 30 minutos até quando conseguirmos avistar o relevo acidentado da Costa Napali. O ponto alto do passeio aconteceu quando adentramos as cavernas e posteriormente paramos bem em frente às Catedrais de Kalalau para contemplar algumas das suas cachoeiras.

Cachoeiras e paisagens da Napali Coast
Cachoeiras e paisagens da Napali Coast

Entretanto, o momento mais espetacular deste tour em minha opinião, foi quando a embarcação Makana passou por um estreito canal esculpido naturalmente num grande rochedo da encosta, era uma espécie de piscina natural escondida, visão literalmente paradisíaca e água mega transparente. A visibilidade impressionante que nos permitia inclusive avistar o fundo do mar; foi aquele momento em que todos na embarcação respiramos fundo e agradecemos profundamente ao Criador pela possibilidade de conhecer tão esplêndida beleza natural.

Visual paradisíaco do interior das cavernas da Napali Coast no Kauai
Visual paradisíaco do interior das cavernas da Napali Coast no Kauai

A vontade era de pular ali mesmo e ficar por horas praticando mergulho livre com snorkel, porém ainda estávamos um pouco distantes do melhor lugar para isso, então relaxei novamente e confiei na experiência do nosso capitão, que rapidamente fez a manobra que nos colocou do lado de forna da pequena caverna marinha. Se por um lado ainda não havia chegado a hora de pular na água, por outro continuávamos todos impressionados com cada um dos detalhes da costa leste do Kauai que íamos conhecendo em nosso caminho.

Uma das paisagens mais espetaculares que meus olhos já apreciaram
Uma das paisagens mais espetaculares que meus olhos já apreciaram

E falando em caminho..., foi espetacular ver grandes cardumes de golfinhos rotadores acompanhando a embarcação por boa parte de nosso trajeto ao longo da Napali Coast - foi o momento mais nostálgico da viagem: todo mundo correndo pro canto do barco para tentar fotografá-los enquanto eu fiquei sentado admirando os saltos que aconteciam com bastante frequência logo à nossa frente.

Em havaiano, Napali significa "Colinas", e definitivamente eles não precisavam de nenhuma palavra adicional para conseguir expressar a grandiosidade dessas gigantescas falésias acidentadas que se projetam do interior desta ilha em direção ao oceano. Da praia Polihale, localizada logo no início da Costa Leste, é possível compreender o quão únicos são cada um dos cumes da costa do Kauai. A vegetação também acompanha as mudanças drásticas, sendo possível acompanhar a transformação das cores que partem do vermelho seco para o verde molhado próximo já do ponto mais ao norte deste passeio.

Golfinhos em nosso caminho para praticar snorkel
Golfinhos em nosso caminho para praticar snorkel

Nós navegamos por mais de 4 horas até chegar no tão aguardado momento de pular na água e mergulhar com snorkel. Exploramos as cavernas, contemplamos cachoeirinhas que escorriam diretamente das montanhas localizadas em um dos pontos mais úmidos de nosso planeta e também contemplamos a grandiosidade das catedrais formadas pelo relevo acidentado da Napali Coast, para enfim chegar na hora que todo mundo estava aguardando tão ansiosamente: pular na água e divertir com a incrível visibilidade e os vários peixes tipicamente havaianos.

Mergulhando nas águas claras da Napali Coast no Kauai
Mergulhando nas águas claras da Napali Coast no Kauai

Sensação de liberdade aliada a uma paz interior grandiosíssima. Fiquei mergulhando nos corais intactos da costa leste do Kauai por cerca de uma hora quando o capitão deu sinal de que já estávamos próximos do fim do tour e retorno ao cais de Kekaha, próximo à cidade de Waimea. O passeio acabou, porém eu vou continuar sempre levando um pedacinho da Napali Coast em minhas melhores recordações de viagem!

Serviço

Makana Charters - Tour Napali Coast - Kauai - Havaí
Telefone: (808) 338-9980 | Email: info@MakanaCharters.com
Sites: makanacharters.com | tournapali.com
Luiz Jr. Fernandes realizou este passeio como uma cortesia - convite de Makana Charters.


Napali Coast - Kauai - Havaí

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias