Poipu Beach, a praia das tartarugas, focas e galinhas no Kauai

Com clima perfeito praticamente o ano todo, não é de admirar que Poipu seja também chamada de "The Sunny South Side - o lado sul ensolarado". Esta é a praia mais perfeita no Kauai para quem quer descansar e contemplar um belo pôr do sol, ou ainda mergulhar com tartarugas gigantes e apreciar focas tomando sol em um preguiçoso descanso vespertino.

Aloha! Hoje venho até aqui escrever sobre um dos lugares mais mágicos que encontrei no Kauai. Quando cheguei e consegui me localizar, logo que fiz o checkin no Kauai Banyan Inn, a primeira coisa que me veio a mente foi justamente conhecer a praia mais próxima. Localizada na costa sul da Ilha Jardim, o Poipu Beach Park, é um dos parques de praias mais bem estruturados de toda ilha, ponto de encontro não somente dos locais que passam por ali para curtir o fim do dia, bem como dos turistas que se hospedam nos grandes hotéis e resorts da região.

Este parque dispõe de várias facilidades para seus visitantes, dentre elas grandes áreas para estacionamento, duchas com água doce, área coberta para picniks, salva-vidas sempre no local e conta com quebra de ondas próximo a um recife de corais para surfistas com experiência. Esta seria facilmente considerada como a melhor praia do Kauai, visto que há atividades e estrutura para atender desde as crianças que precisam de uma área mais rasa para brincar, ou para quem vai só pra ficar de bobeira na praia, ou ainda para quem gosta de fazer snorkel e ver tartarugas gigantes.

A primeira grande surpresa que tive logo ao pisar com meus próprios pés nas areias de Poipu veio ao conhecer alguns dos habitantes mais ilustres do Kauai: galos e galinhas selvagens. Eu fiquei realmente impressionado com a quantidade de galinhas, pintinhos e galos que encontrei ali mesmo no parque da praia mais famosa do Kauai!

Kauai Spirit! Galinhas por todos os cantos!
Kauai Spirit! Galinhas por todos os cantos!

Eu só lembrava da minha família que ama galinhas caipiras! Pensei logo que meu irmão mais novo iria ser o maior criador de galinhas selvagens se um dia se mudasse pro Havaí. Esses animais estão por todos os lados e nos lugares mais inusitados. É bem comum ver turistas tendo que espantar galinhas e pintinhos que tentam invadir seu lugar ao sol. Se estiver comendo alguma coisa então aí é que fica fácil ver esses galináceos rodeando as pessoas tentando conseguir algumas migalhas. Já havia visto vários tipos de animais endêmicos em ilhas paradisíacas (tal como as mabuias em Noronha), entretanto encontrar com galinhas como essas no Kauai foi realmente uma grande surpresa!

Os galos selvagens são animais tão icônicos no Kauai, que acabaram se transformando no mascote oficial - é comum ver souvenir, roupas e acessórios com galos estampados e fui me tocar que isso era algo verdadeiro apenas quando vi esses animais com meus próprios olhos! Eles foram trazidos para as ilhas pelas primeiras ondas de colonizadores polinésios, exclusivamente por sua facilidade em prover alimento: carne de galinha e ovos frescos eram garantia de sustento para as primeiras famílias, entretanto eles não contavam com a ideia de estarem criando um verdadeiro descontrole populacional justamente por não haver predadores na cadeia natural de alimentação.

Poderia viver harmoniosamente ao lado desses frangos caipiras (kkk) e até mesmo fazer uma receita típica aqui de Goiás para os havaianos darem cabo nesses animais da forma mais rápida (e suculenta possível) - já imaginou um belo arroz com essas galinhas?! Ou um fricassê de frango selvagem?! Eu poderia inventar dezenas, talvez centenas de receitas típicas para essa abundância de galinhas que existe no Kauai. Cheguei até a questionar vários locais sobre o fim dessas galinhas e boa parte deles fizeram questão em afirmar que não são boas para o consumo humano. Eu duvido!

Um lugar para ver tartarugas (tanto dentro quanto fora da água)
Baby Beach - Um lugar para ver tartarugas (tanto dentro quanto fora da água)

E não somente de frangos selvagens vive Poipu. A oeste da praia principal está a alegria da garotada: a Baby Beach, uma pequena enseada protegida por um recife de corais que se transforma na mais perfeita piscina natural para crianças e adolescentes. As águas são rasas e muito transparentes, é possível avistar tartarugas até mesmo sem a ajuda da máscara e snorkel.

Esta praia é a residência oficial de tartarugas marinhas, cardumes havaianos coloridíssimos e acredite em mim, estimado leitor: Poipu também é a praia local preferida por quem deseja ver focas marinhas! Exatamente! É comum ver esses mamíferos tomando sol na ponta sul do Kauai. Eles são a sensação das crianças, que ficam perplexas (assim mesmo como eu) ao observar esses gigantes tão tranquilamente desfrutando do calorzinho do final de cada dia.

A praia Poipu também é o lugar para ver focas tomando sol
A Praia do Naufrágio, anexa a Poipu - também é lugar para ver focas tomando sol

Outra linda praia anexa ao Poipu Beach Park é Praia do Naufrágio (Shipwreck's beach - foto anterior), uma longa extensão de areia dourada na extremidade oriental de Poipu. Durante a maior parte do ano, as águas aqui são os melhores para surfistas avançados devido à forma na qual as ondas quebram antes de chegar próximas ao raso.

Depois de me fantasiar com galinhas selvagens, tartarugas em uma piscina para bebês e uma bela foca tomando sol no fim do dia na praia do naufrágio, eis que todo mundo começou a procurar o seu lugar na praia, o sol começou a cair vagarosamente tingindo as cores do céu e brindando a todos com a espetacular paisagem da montagem que vem logo a seguir...

Pôr do sol sensacional na Poipu Beach - Kauai, Havaí
Pôr do sol sensacional na Poipu Beach - Kauai, Havaí

Eu fiz questão de investir boa parte dos meus finais de dia por ali mesmo, sentado na areia apreciando as crianças se divertindo, cachorros correndo de um lado para o outro e é claro: as galinhas selvagens ciscando a grama que existia ao meu redor. Paradisíaco, né não!? Mahalo!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias