Passeio pela Plaza de la Republica na Cidade do México

Metrópole com mais de 20 milhões de habitantes, a Cidade do México reserva a seus visitantes mais intrépidos pequenos refúgios de lazer e diversão onde é possível contemplar a beleza da rotina diária desta cidade e conhecer um pouco mais sobre a cultura deste belo povo mexicano.

O que fazer para conhecer uma cidade onde vivem cerca de 20 milhões de habitantes?! Pode parecer uma pergunta assustadora até mesmo para viajantes já experimentados na Cidade do México, uma das metrópoles com maior densidade populacional existentes na América. Nos próximos posts da série que começamos a relatar recentemente sobre a capital mexicana, vamos abordar temas rápidos e alternativos para viagens curtas e proveitosas neste caldeirão cultural borbulhante também chamado de CDMX.

A dica de hoje é bem interessante para quem pretende visitar esta capital e ficar hospedado em qualquer hotel nas imediações de duas das principais avenidas da capital mexicana, a Insurgientes e o Paseo de la Reforma. Pode ser uma excelente opção para quem deseja estender um tour pelo centro histórico, que também será tema de mais um post nesta série de artigos inéditos sobre a Cidade do México. Acredito que o momento mais oportuno para visitar este marco urbano mexicano seria por volta das últimas horas de sol de cada dia. É comum ver os locais saindo para tomar sol na gigantesca praça que abriga o Museo Nacional de La Revolución edificação esta também conhecida por Monumento a la Revolución.

Plaza de la Republica - Cidade do México
Plaza de la Republica e Monumento a la Revolución - Cidade do México

O museu está localizado abaixo do Monumento a la Revolución, sendo composto por duas partes simétricas que se estendem ao longo de um eixo central. O primeiro está localizado sob o monumento aloja serviços de atendimento ao público; a segunda, sob a praça e um nível abaixo do lobby, abriga exposições e serviços do museu que encontram-se em operação. Este museu encontra-se aberto de terça a sexta das 9:00 às 17:00 horas. Sábados e domingos das 9:30 às 18:30 horas. Admissão geral: $ 28.00 (desconto de 50% com carteirinha do estudante).

Em meio à arquitetura art-decó que vagamente me recordava dos traços desenhados nos prédios do centro de Goiânia, eis que encontrei um lugar à sombra para praticar um dos meus esportes preferidos em grandes metrópoles, o people watching, ou em franco português: a arte de observar pessoas. Skatistas se aglomeravam em vários grupos, casais de namorados procuravam seu momento de intimidade em meio a uma pequena multidão que percorria toda a extensão da praça em busca da finalização de mais um dia na cidade mais populosa do México.

Rotina de vida mexicana em um fim de tarde na Plaza de la Republica
Rotina de vida mexicana em um fim de tarde na Plaza de la Republica

A Praça da República (Plaza de La Republica), está localizada mais precisamente entre as ruas Valentín Gómez Farías, José María Lafragua e Ignacio Ramírez, afrontando a bela avenida de La República. É bem simples de chegar utlizando transporte público, basta pegar o metrô (linha 2), ou então usar o Metrobus. Pode valer pagar a taxa de admissão para subir pelo elevador rumo ao topo dos 57 metros de altitude onde está o cume desta edificação que encontra-se tão bem localizada no coração da capital mexicana, mas é preciso ficar esperto: o horário de visita ao topo é apenas das 10 da manhã às 5 da tarde. Eu não esperei muito e fui logo conhecer um pouco mais desta belíssima metrópole. O que eu vi e o que fiz? Isso você descobre na próxima matéria desta série, não vá perder hein!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias