Visita a Dolores Hidalgo, berço da independência mexicana

Em um passeio de algumas horas deixamos San Miguel de Allende para visitar Dolores Hidalgo, o lugar onde foi brandado o Grito de Dolores, evento que culminou nos fatos que culminaram na independência mexicana do estado espanhol.

O segundo dia de nossa viagem ao México a convite da Secretaria de Turismo de Guanajuato (GTO) parecia ser de grandes emoções! Depois do farto buffet de café da manhã que nos foi oferecido pelo Hotel Imperio de Angeles, viajamos por pouco mais de uma hora até a cidade onde iniciaram as principais manifestações que provocariam a proclamação da Independência da República Mexicana, uma charmosa cidade com pouco mais de 130.000 habitantes em toda sua região metropolitana, composta por 9 cidades, chamada Dolores Hidalgo.

Esta cidade é reconhecida por decreto do governo federal como o Berço da Independência do México pois foi justamente no tribunal da Paróquia desta cidade que aconteceu o Grito de Dolores, na madrugada de 16 de setembro de 1810, sendo este o marco que deu início à guerra pela independência desta nação. Nós visitamos esta cidade no decorrer da manhã do nosso segundo dia de viagem, porém é possível fazer passeios ao estilo "bate e volta" tanto partindo da capital Guanajuato quanto de San Miguel de Allende e desfrutar um pouco mais de tempo neste lugar que me pareceu tão amigável e convidativo.

Dolores Hidalgo, berço da independência mexicana
Dolores Hidalgo, berço da independência mexicana

De todas as cidades que visitamos, Dolores Hidalg me pareceu ser a mais pacata. Apesar dos arredores possuírem mais de 130 mil habitantes, a bela Dolores ainda se mantém com ares de cidade de interior; o berço da independência mexicana possui pouco mais de 54.000 habitantes que desfrutam do prazer de viver em seus casarões com arquitetura secular ao redor da Paróquia. Enquanto caminhávamos pelo Centro Histórico desta cidade, vez ou outra sentia a impressão de estar caminhando pelas ruas de uma capital do século passado, com tremenda preservação de seus marcos principais e mostrando-se disposta a praticar uma perfeita integração aos desafios oferecidos pelos anos vindouros.

Detalhes da belíssima Dolores Hidalgo no estado de Guanajuato
Detalhes da belíssima Dolores Hidalgo no estado de Guanajuato

Caminhamos sem rumo pelas ruas de pedra, conversamos com os locais sobre a cultura, o clima e as belezas que estávamos descobrindo, visitamos um museu que contava detalhes sobre a história de canções mexicanas mundialmente conhecidas e contemplamos por vários minutos alguns dos principais marcos do Centro Histórico de Dolores Hidalgo, o grande monumento em homenagem ao homem considerado pai da independência mexicana, o homem que brandou o Grito de Dolores, ninguém menos que El Padre Miguel Hidalgo y Costilla.

Estátua em homenagem ao pai da pátria mexicana: Miguel Hidalgo
Estátua em homenagem ao pai da pátria mexicana: Miguel Hidalgo

Enquanto escutávamos as histórias sobre a independência mexicana brilhantemente lecionadas ao nosso grupo por um dos guias de Guanajuato, nós tomávamos o tempo necessário para processar as informações enquanto observávamos as pessoas em sua rotina diária dominical, as crianças correndo pelos calçadões da praça principal pedindo insistentemente a seus pais que comprassem balões, ainda que por alguns minutos, também voltamos à infância quando fomos convidados a experimentar alguns dos sabores exóticos das tradicionais "nieves mexicanas", que para nós pode ser acertadamente traduzido para sorvete caseiro!

Sorvetes típicos na praça principal do Centro Histórico com sabores exóticos
Sorvetes típicos na praça principal do Centro Histórico com sabores exóticos

Ao redor da praça existe a saudável disputa de vários vendedores de sorvete com sabores bem interessantes..., alguns dos gostos que experimentamos em forma de neve foram por exemplo o de Chicharron, o que seria em bom português: sorvete de torresmo, ou então de Nopales con camaron, que traduzido se transforma em cactus com camarões; vários outros tal como de queijo, de manteiga, de morangos com creme, pistachio e tantas alternativas mais. O segredo do sucesso é se aproximar pedindo para tirar umas fotos e experimentar alguns sabores desconhecidos (entre 20 e 50 pesos cada bola, pouco mais de um dólar até 3 dólares).

Algumas imagens do povo natural de Dolores Hidalgo
Algumas imagens do povo natural de Dolores Hidalgo

Já estava bem satisfeito com a nossa visitinha a Dolores Hidalgo quando fui surpreendido por uma manifestação popular que ajudou ainda mais a abrilhantar a beleza desta cidade: uma espécie de manifestação popular, parecendo com um desfile tomou conta das ruas que rodeiam a praça principal da cidade pouco antes de partirmos de volta ao nosso roteiro de exploração dos destinos mais tradicionais de Guanajuato. Homens carregando a imagem de santos católicos abriam a procissão que se apresentava ali à nossa frente enquanto ainda terminávamos nossos cones de sorvetes.

Paróquia de Dolores Hidalgo
Paróquia de Dolores Hidalgo

Quando aquele grande desfile chegou ao fim minha câmera estava repleta de fotos incríveis, porém ainda tinha um pouco mais de registros a fazer antes de deixar Dolores Hidalgo. Era preciso registrar mais alguns detalhes dos belíssimos adornos presentes na fachada da Paróquia de Dolores...

Adornos altamente detalhistas na fachada da Paróquia de Dolores
Adornos altamente detalhistas na fachada da Paróquia de Dolores

Antes da despedida para Dolores, passamos em uma das lojas de artigos de cerâmica para comprar uns regalitos e seguimos para a próxima parada desta rota cênica pelo coração cultural deste país: visitamos uma vinícola e aprendemos um pouco mais sobre o clima, relevo e vegetação do estado de Guanajuato. A seguir compartilho com vocês alguns dos melhores momentos de nossa visita ao coração da independência mexicana, a música que optei pela trilha sonora ficou tocando em minha mente praticamente durante toda viagem...


Passeio por Dolores Hidalgo

Luiz Jr. Fernandes viajou para o México com todas as despesas pagas a convite da Secretaria de Turismo do estado de Guanajuato - MEXICO

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias