Enoexperiências Cuna de Tierra em Dolores Hidalgo

Depois de conhecer a cidade berço da independência do México no estado de Guanajuato, tivemos a grande satisfação de visitar a vinícola Cuna de Tierra, produtores de uvas e vinhos finos no coração mexicano.

Caminhamos durante algumas horas pelas principais ruas do Centro Histórico de Dolores Hidalgo antes de nos despedirmos da cidade considerada berço da Independência Mexicana. Por incrível que pareça, aquela sensação de "quero mais" parecia ter se demonstrado em todos os integrantes do nosso grupo - além de ser uma cidade historicamente importante, Dolores nos pareceu ser uma pacata cidadezinha de interior onde não precisamos temer qualquer tipo de ameaça ao caminhar durante dia ou noite, uma perfeita alternativa para quem deseja ter algumas semanas de sossego em uma viagem ao México.

Outra atividade que fomos convidados a realizar enquanto ainda estávamos nos arredores de Dolores foi a realização de um passeio guiado à Vinícola Cuna de Tierra. A ideologia básica por trás das Bodegas Vega Manchón está associada diretamente ao ressurgimento da tradição vitivinícola (produtora de uvas e vinhos) em uma das regiões em que primeiramente fora introduzido o cultivo de videiras na América.

Visitando uma vinícola pela primeira vez na vida
Visitando uma vinícola pela primeira vez na vida

Ainda antes da independência, Don Miguel Hidalgo foi o último a executar a arte de cultivar uvas para a produção de vinhos nesta região das Américas , até o trágico dia em que o vice-rei Francisco Venegas ordenou que queimassem todas as videiras da região. Muitos anos se passaram até o dia em que Don Juan Machón chegou às terras hoje correspondentes à Vinícola Cuna de Tierra, nas proximidades de Dolores Hidalgo, dedicando-se a propagar novamente esta cultura pelas férteis terras desta região.

Mesmo contando com tanta cultura e tradição arraigados neste solo, o filho de Don Miguel viajou até a cidade de Valência para se formar em enologia e cumprindo uma promessa feita, se associou a Viña Vega, outra propriedade que possuía algumas parreiras plantadas desde o início dos anos noventa. A partir daí o estado mexicano de Guanajuato volta a reaparecer no cenário internacional como produtor de vinho, só que desta vez independente da Espanha.

Vinícola Cuna de Tierra - Dolores Hidalgo - México
Vinícola Cuna de Tierra - Dolores Hidalgo - México

As visitas guiadas podem ser agendadas diretamente via internet (através dos e-mails que você encontra no final desta matéria). Eles possuem três modalidades básicas de tours, todos incluindo visitas ao parreiral, salas de envelhecimento e fermentação, contando sempre com uma explicação muito bem detalhada de todo processo, desde o cultivo da planta até o engarrafamento e comercialização do produto finalizado.

Vinhos premiados produzidos na altitude de Dolores Hidalgo
Vinhos premiados produzidos na altitude de Dolores Hidalgo

Os agendamentos podem ser realizados para qualquer dia entre terça-feira e domingo entre as 10 da manhã e as 3 da tarde. Todas as visitas incluem a degustação de vinhos, que dependendo do tipo do passeio podem ser 4, 5 ou até 6 etiquetas dos premiados produtos desta casa (Rosado, Torre de Tierra Blanco, Torre de Tinto, Cuna de Tierra Shiraz, Pago de Vega y Mistela). Inclusos à degustação, todos os tours incluem também a degustação de algumas tapas produzidas especialmente pelo Chef local, Sr. Ricardo Rafael. Porém essas são apenas algumas das alternativas ofertadas por esta vinícola, sendo que existem vários outros tipos de atividades que podem ser combinadas para um grupo exclusivo, tais como: passeios a cavalo ou em bicicletas, observações astronômicas com telescópio, eventos para empresas, aulas de culinária, jantares temáticos para casais apaixonados entre várias alternativas.

Cuna de Tierra - vinícola próxima a Dolores Hidalgo
Cuna de Tierra - vinícola próxima a Dolores Hidalgo

Boa parte do passeio acontece em contato direto com as plantações de uvas. É possível experimentar desde a fruta até o próprio vinho enquanto o enólogo responsável (Sr. Juan Manchón) dá uma verdadeira aula de enologia. Ele faz questão de ouvir a todos os visitantes com bastante atenção e responder detalhadamente a qualquer tipo de pergunta que formulávamos. Foi realmente uma experiência muito prazerosa! Eu particularmente sou um amante de uvas desde a infância, aprecio bons vinhos porém não sou tão especialista no assunto e devo confessar que foi uma experiência que realmente valeu a pena - esta foi a minha primeira vez que visitei uma fazendo produtora de uvas e vinhos - sem dúvidas aguçou a minha vontade por conhecer um pouco mais de destinos que estão diretamente ligados à enologia.

Visitando as principais áreas da vinícola
Visitando as principais áreas da vinícola

Nós andamos por praticamente todo parreiral experimentando as uvas dos caxos mais bonitos que encontrava pela frente. Conseguimos compreender um pouco sobre o processo delicado que compreende ao cultivo, colheita, armazenamento, separação das melhores uvas para controle de qualidade, fermentação, condicionamento e envelhecimento do vinho, até o engarrafamento e comercialização. Fomos brilhantemente acompanhados pelo Sr. Juan do princípio até o momento em que deixamos a Cuna de Tierra e acredito ter conversado com uma das pessoas mais experientes neste assunto no estado mexicano de Guanajuato.

Plantação de Uvas em Guanajuato - México
Plantação de Uvas em Guanajuato - México

Me perdi em meio aos parreirais procurando o ângulo perfeito para registrar as cores vívidas dos melhores cachos de uvas contrastando de maneira excepcionalmente maravilhosa com os tons avermelhados de suas folhas. Será que é preciso mencionar algo a mais para conseguir transparecer a beleza desta experiência?! Acredito que as fotos conseguem explicar de forma clara um pouco dos sentimentos que obtivemos durante este passeio!

Um belo cacho de uvas no vinhedo Cuna de Tierra
Um belo cacho de uvas no vinhedo Cuna de Tierra

Depois de muito caminhar, já estávamos começando a sentir falta de um detalhe básico: era preciso comer! Havíamos experimentado até então apenas uma das variedades de vinho enquanto contemplávamos a imensidão da plantação e estávamos realmente ávidos pela oportunidade de conseguir entender um pouco mais sobre essa degustação e até onde o vinho exerce influencia no sabor dos alimentos.

Quando chegamos ao fim do tour guiado, fomos convidados a adentrar o recinto onde seríamos servidos pelo Chef local com 3 qualidades de vinho (dois tintos e um branco). Para acompanhar, uma rodada de tapas, que nos ajudariam a entender um pouco as diferenças entre os vinhos ali presentes.

Degustação de vinhos com algumas tapas para acompanhamento
Degustação de vinhos com algumas tapas para acompanhamento

Em uma pedra talhada como prato foram nos servidos 4 tipos de tapas que traziam ingredientes finos diferentes, entre doces e salgados, tais como salmão e molho de guaca mole, outra com presunto serrano e uma pasta de azeitonas negras (também produzidas localmente); essas tapas foram utilizadas para aprendermos um pouco mais sobre como os sabores dos alimentos são intensificados com a presença do vinho - fomos orientados a dar uma mordida, mastigar duas vezes e então tomar um gole de vinho. Foram momentos singulares de sabores que ficarão marcadas para sempre em minha memória. Quando pensei que havíamos chegado ao fim da nossa aventura enóloga, eis que ainda faltava uma parte muito importante a ser devidamente conferida: a SOBREMESA!

Sobremesa servida para os visitantes do Vinhedo Cuna de Tierra
Sobremesa servida para os visitantes do Vinhedo Cuna de Tierra

A seguir compartilho com você um vídeo que resume alguns dos nossos melhores momentos enquanto fazíamos o tour guiado pela Vinícola Cuna de Tierra, logo após você confere os dados comerciais desta matéria e a galeria com as melhores fotos registradas.


Vinícola Cuna de Tierra / Dolores Hidalgo / Guanajuato / México

Serviço

Cuna de Tierra
Endereço: Carretera Dolores Hidalgo - San Luis de la Paz Km.11.5, Rancho el Rosillo, 37800 Dolores Hidalgo Cuna de la Independencia Nacional, Gto., México
Telefone:+52 415 152 6060 Celular: +52 415 113 4280 Site: cunadetierra.com.mx
Emails:enoexperiencias@cunadetierra.com.mx, info@cunadetierra.com.mx

Luiz Jr. Fernandes viajou para o México com todas as despesas pagas a convite da Secretaria de Turismo do estado de Guanajuato - MEXICO

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias