Lugares incríveis em Cusco

Conheça alguns dos lugares imperdíveis em Cusco, a capital Inca peruana, e desfrute do melhor do que essa cidade pode te proporcionar.

Existem cidades em que você se transporta para outra dimensão já a partir do momento em que desembarca. Cusco é uma dessas cidades. Uma mistura de metrópole com cidade rural/campesina, Cusco é a capital do império Inca desde as épocas pré-colombianas, e até os dias atuais continua fascinando seus visitantes. Antes de continuar as publicações da minha viagem ao Peru, eu tinha que construir este último post sobre Cusco. Depois de visitar Machu Picchu, voltei até a cidade para mais um dia desfrutando das belezas que existem por ali. Muitos lugares são pagos (incluídos no boleto turístico), alguns outros são tão simples e acessíveis que podem passar desabercebidos por aqueles que não planejaram a fundo a viagem até essa cidade espetacular. Aqui compartilho com vocês alguns dos lugares mais incríveis de na Cusco, em minha opinião. Vocês verão que não existem segredos para desfrutar do melhor de Cusco, e talvés até possam considerar outros lugares como muito mais importantes em uma viagem até esse lugar, mas com certeza, esses são os lugares que mais me impressionaram na minha visita a Cusco.

Ir a Cusco é se relacionar. A mais profunda experiência peruana para mim, foi sem sombra alguma de dúvidas, conhecer as pessoas e os lugares e ser livre para poder ir e vir quando e onde quisesse. Além de muitos lugares turísticos e atividades sem fim, o turista vem pra Cusco com aquela obrigação de ir a Machu Picchu e não consegue aproveitar a cidade numa boa. Sim, Cusco é muito mais do que simplesmente Machu Picchu. A cereja do bolo é sem sombra de dúvidas a cidade perdida, mas não deixe de desfrutar de todas as camadas do bolo só por conta da beleza da cereja que está no topo. Conheça Cusco a fundo, caminhe pelas ruas, perca seu oxigênio, conheça os mercados, dialogue com os vendedores nas lojinhas e mergulhe profundamente na verdadeira experiência peruana que é conhecer esse lugar.

Caminhar pelas ruas de Cusco
Caminhar pelas ruas de Cusco

E caminhar por essas ruas não tem preço. Perca seu oxigênio caminhando e descobrindo cada detalhe da cidade. Observe a forma na qual foram construidas as ruas e casas, analise bem o tipo dos materiais utilizados nos remotos tempos pré-colombianos, perca-se e se encontre no meio das ruas de pedra dessa incrível cidade.

Outro lugar que me impressionou bastante foi a Plaza de Armas de Cusco. Foi a primeira Plaza de Armas peruana que conheci nesta viagem e ela não fez feio perto das outras plazas que conheci, em Arequipa, Ica, Puno e em Lima. Todas são lindas e charmosas, mas a Plaza de Armas de Cusco tem algo a mais. Visite esse lugar durante o dia e durante a noite. A diferença é incrível! A iluminação da plaza e as pessoas ao seu redor vão te impressionar a um custo zero. Basta caminhar!

Dia e noite na plaza de armas de Cusco
Plaza de Armas durante o dia e durante a noite

Além da própria Plaza, eu recomendo muito que você invista um pouco do seu tempo desfrutando da vista proporcionada pela maravilhosa igreja da Plaza de Armas de Cusco.

Igreja da Plaza de Armas de Cusco
Dia e noite na Igreja da Plaza de Armas de Cusco

E se a verdadeira cidade é conhecida dentro de seu mercado central, então Cusco pode ser considerada como uma mistura de várias cores e sabores. Um lugar obrigatório para quem está de passagem por ali, é visitar esse mercado e tomar um suco de frutas. Simples e barato, essa será uma experiência impressionante a um custo irrisório. Além de tomar um belo mix de frutas, o turista tem condições de conhecer um pouco melhor os condimentos, as comidas e os métodos de comercialização dos camponeses da região de Cusco que abarrotam o mercado com os mais diversos produtos que podem ser encontrados na região.

Mercado central de Cusco
Mercado central de Cusco

Outro lugar que me impressionou e que recomendo para todos é a desfrutar da vista proporcionada por uma janela de um dos quartos do albergue em que fiquei hospedado - o Loki Hostel. Da janela de um dos quartos compartilhados você poderá tirar uma foto como as que registrei logo abaixo. Encorajo a todos, mesmo aqueles que não desejam se hospedar em um albergue, a visitarem o local, conheçam as dependências do albergue, e peça para deixarem você ver o quarto com a melhor vista da cidade. Ao abrir as cortinas da janela você vai se deparar com a incrível vista abaixo.

A maravilhosa vista da janela de um dos quartos do LOKI HOSTEL
Vista da janela de um dos quartos do LOKI HOSTEL

Veja como é fácil desfrutar de lugares impressionantes em uma cidade como Cusco. Até o presente momento, os passeios e locais recomendados neste post são inteiramente gratuitos e acessíveis a todos aqueles que desejarem conhecer a cidade em seus mais humildes detalhes. Em minha opinião a gente não conhece uma cidade comprando um city tour, ou realizando um passeio guiado. Gosto de conhecer cidades como essa caminhando pelas ruas, falando com os locais, interagindo com as pessoas que vivem e passam por ali.

Outros dois últimos lugares que gostaria de recomendar são pagos. Para adentrar você deve ter o boleto turístico de Cusco, que te dará acesso livre a estes dois locais impressionantes. O primeiro, mas não mais importante que o segundo, é o Museo Histórico Regional. Este é um dos museus mais visitados de Cusco ocupa a casa natal do célebre escritor Garcilaso de la Vega. Desde 1946, o museu reúne valiosos documentos históricos, uma coleção de telas da Escuela Cusquenha de Pintura, variadas peças do período pré-inca, como cerâmicas, ferramentas de trabalho, instrumentos musicais e tecidos, objetos metálicos da época colonial e uma sala com exibições itinerantes de arte contemporânea.

Visita ao Museo Histórico Regional
Visita ao Museo Histórico Regional

E por fim, não deixem de conhecer o Qorikancha, o centro religioso de Cusco. Koricancha, ou Templo do Sol, é um dos recantos mais sagrados para os incas. Seus muros de pedra finamente polida serviram como alicerce para a construção do Convento de Santo Domingo.

Qorikancha - o centro religioso de Cusco
Qorikancha - o centro religioso de Cusco

Você já visitou Cusco? Conhece outro lugar incrível na cidade e que faz parte da lista de imperdíveis para aqueles que visitam essa cidade? Use e abuse da caixa de comentários abaixo e compartilhe com os leitores do Blog Boa Viagem das suas melhores experiências na capital do império Inca.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias