Esplanada do Rio Quente, sombra e água quente para todos os bolsos

Confira essa matéria sobre o método econômico de se desfrutar das águas quentes da serra de Caldas visitando a Esplanada do Rio Quente.

Dias atrás visitamos mais uma vez um lugarzinho bem especial perto de Caldas Novas chamado Esplanada do Rio Quente. Muito além dos resorts, hotéis e pousadas de nível mais elevado que rodeiam Caldas Novas, o Rio Quente prevalece sendo um rio, que corre pela serra de Caldas, passa pela antiga Fazenda das Águas Quentes (onde se originou o atual Rio Quente Resorts) e segue seu rumo para desaguar nas águas frias de um rio próximo a Piracanjuba, já ao sul do Estado de Goiás. A cidade do Rio Quente está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo (cidade) e do rico interior paulista. Este rio em minha opinião é uma dádiva divina, disponível a todos, e que por vez ou outra pode estar sendo subutilizado pelas garras capitalistas do turismo exacerbado no local. Aliás, esse humilde rio tem uma grande, GIGANTE missão. Além de suprir boa parte das necessidades do Rio Quente Resorts, ainda existem campings, hotéis, pousadas e muita gente que usufriu da qualidade termal exclusiva do rio quente.

Rio de água quente no município do Rio Quente em Goiás 

Rio de água quente no município do Rio Quente em Goiás (média de 30ºC)

Hotéis, Resorts, Pousadas e muitas hospedagens na Esplanada do Rio Quente

Hotéis, Resorts, Pousadas e muitas hospedagens na Esplanada do Rio Quente

Este rio, que a natureza persiste em manter com a temperatura média variando entre 30 e 38ºC está disponível para todos os bolsos. Se você não possui o interesse de gastar cifras acima de 3 casas para passar uma diária usufruindo dos prazeres proporcionados nesta maravilha natural, então a Esplanada do Rio Quente pode ser uma alternativa economica e interessante para você.

Camping Esplanada - Natureza, Sombra, Água naturalmente quente e carne assada!
Camping Esplanada - Natureza, Sombra, Água naturalmente quente e carne assada!

Todo mundo atualmente conhece a cidade de Caldas Novas (GO), como a cidade do Rio Quente. Mas isso até um certo ponto é um equívoco, já que o Rio Quente que escorre da serra de Caldas não chega quente até Caldas Novas (Caldas está a mais ou menos uns 40 kilometros de distancia da serra do Rio Quente). Agora o que neim todos sabem é que além de Caldas Novas existe esta cidade do estado de Goiás chamada Rio Quente, onde está localizada a Pousada do Rio Quente e é bastante rica em hotéis/hospedagens e resorts de alto nível aos quais foi dada a graça do tal do Rio Quente passar literalmente dentro do hotel.

Esplanada do Rio Quente

Esplanada do Rio Quente

Antigamente esses hotéis eram campings, que com o passar do tempo e com a intensa atividade turística da região, se desenvolveram e hoje se transformaram em mecas das águas quentes com uma estrutura de lazer invejável e que preservam o rio de águas termais em seus fundos. É isso mesmo que você ouviu. O Rio passa dentro dos hotéis/resorts da Esplanada do Rio Quente. É neste setor que estão localizados 3 hotéis do complexo Rio Quente Resorts, que hoje é considerado o maior parque aquático da América do Sul.

Sendo assim, se você pretende realizar um passeio um pouco mais roots, você deve optar pelo camping existente na Esplanada do Rio Quente. Eles não tem site na internet e o telefone fixo para reservas e agendamentos é o (64) 3452-1341. O custo para adentrar ao camping é de R$ 12,00 por pessoa. Os custos para acampar são ocilantes e variam conforme o período do ano. O próprio slogan do camping é bastante convidativo: Sombra e Água Quente. No slogan deles deveria vir também Fumaça de Churrasco, latinhas vazias, um pouco de sujeira, porém um rio limpo e preservado e muito mais churrasco! Todo mundo que eu vi estava envolvido em uma "carne assada". O brasileiro definitivamente ama fazer um churrasco, ainda mais na beira de um rio de águas quentes. O cidadão pega a sua latinha de cerveja estupidamente gelada, a tábua completamente cheia de carne picada e vai para o meio do rio degustar do pecado capital da gula em meio ás águas calientes!

Camping Esplanada - Tem de tudo!

Camping Esplanada do Rio Quente - Tem de tudo!

Caminhei por trilhas e mais trilhas que ligam o rio ás pousadas e terrenos daquela região. Fiquei hospedado no Vivendas Hotel e farei um post exclusivo para falar sobre o ótimo atendimento a custo acessível do pessoal de lá. A vantagem de estar hospedado nesse recinto foi única! Eu tinha o rio de água quente passando no fundo do hotel, gastava 5 minutos para chegar até lá e o melhor! O rio era só meu, ou pelo menos o que sobrou dele...

Eu nas águas quentes do Rio Quente

Eu, nas águas quentes do Rio Quente - o Rio é quente mesmo!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias