Caminhada até The Peak, o topo da Ilha de Providência

No meio do caribe colombiano da ilha de Providência existem mais atividades terrestres do que você possa imaginar, entre elas optamos por fazer uma caminhada (trekking) até o topo da ilha de Old Providence. Confira na íntegra todos os detalhes dessa aventura colombiana no meio do mar caribenho!

Entre os dias de mergulho em Providência, sempre tentávamos encontrar as melhores atividades possíveis para realizar, de forma a conhecer verdadeiramente os atrativos que os visitantes deste arquipélago colombiano cravado no meio do Caribe poderão realizar. Boa parte das práticas turísticas em Old Providence estão relacionadas com esportes aquáticos, seja nadar ou relaxar boiando em algumas das praias paradisíacas ou até mesmo saindo para uma aventura de mergulho livre. Tentei sair um pouco dessa gama de atividades relacionadas ao mar quando olhamos para as colinas verdes que cobrem o relevo providenciano e decidimos fazer uma caminhada até o topo da ilha, utilizando a trilha localizada aos pés do Parque Natural Regional The Peak

Este parque foi estabelecido justamente para preservar e acima de tudo recuperar as densas vegetações secas que cobrem os cumes da Ilha de Old Providence, responsáveis pela regulação do equilíbrio hidrobiológico das principais bacias hidrográficas da ilha, além de ser refúgio de várias espécies de animais, pássaros e espécimes da fauna local.

Parque Natural Regional - The Peek - Providence - Colômbia
Parque Natural Regional - The Peek - Providence - Colômbia

Estacionamos as nossas motos na entrada da trilha por volta das 3 horas da tarde. A idéia era ir até o topo e voltar antes do pôr do sol, para não ter que correr o risco de descer as ladeiras no meio da mata sem luz ambiente, como a vegetação é realmente densa não é legal arriscar. Foram cerca de uma hora caminhando pelos 4 kilômetros de trilhas irregulares no meio de rios secos, pequenas bicas d'água, escalando arbustos da melhor forma possível para garantir o rápido deslocamento no meio da densa e quente floresta tropical providênciana.

Trilha para The Peek em Providência
Trilha para The Peek em Providência

A partir do momento que a floresta foi sendo vencida, a brisa do mar passou a ter maior adentramento, refrescando completamente a nossa caminhada. Ao chegar próximo ao topo já foi possível observar os contornos da grande ilha de Providência e de sua pequenina irmã que reside logo ao lado, a bela Santa Catalina.

Admirando a paisagem no topo da Ilha de Providência
Admirando a paisagem no topo da Ilha de Providência

A vista do topo é simplesmente fenômenal. É possível encontrar o fantástico mar azul em 7 cores e tomar o tempo necessário para apreciar os contornos geográficos ou ainda tentar localizar onde está a melhor praia que ainda gostaria de mergulhar. Em uma ilha tão pequenina, esta é uma das atividades que tanto eu quanto os locais mais recomendam fazer entre os passeios e mergulhos no mar do Caribe. Encontrei um lugarzinho aos pés da rosa dos ventos que existe no ponto mais alto da ilha, com a vista sensacional de Santa Catalina preenchendo o plano de fundo e um dos amigos fez a melhor das fotos que eu registrar nesta caminhada:

The Peek - Old Providence - Colômbia
The Peek - Old Providence - Colômbia

Depois de fotografar bem à vontade, descansamos, nos hidratamos, contamos algumas piadas e começamos a nossa decida, bem quando já eram mais ou menos por volta das 5 da tarde. Como não estávamos com guias locais achamos mais prudente finalizar a trilha completamente enquanto ainda existia luz solar. Ao chegarmos no ponto em que deixamos nossas motos alugadas já era noite e todos estávamos estampando um belo sorriso nos rostos - havíamos estado no topo daquelas ilhas caribenhas :) A seguir vocês conferem um vídeo que eu consegui registrar enquanto ainda estava no topo, dá pra sentir bem a emoção no tom da minha voz!


The Peak - Old Providence

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias