Praticando snorkel em Grand Cul de Sac e Marigot Bay

Aproveitei minha estadia no Le Guanahani em St. Barthelémy para conhecer um pouco das duas lindas praias que banham sua península, a Marigot Bay, perfeita para fazer snorkel e a Grand Cul de Sac, excepcional para quem procura águas de um azul caribenho incrível.

Visitei dois lugares que definitivamente ficaram marcados entre as paisagens mais bonitas da minha viagem recente ao Caribe francês. Para ser sincero eu sequer precisei sair do hotel em que estava hospedado para curtir bem esses dois lugares paradisíacos. Localizadas na península em que encontra-se o Le Guanahani estão duas das praias mais incríveis de St. Barthelémy. De um lado, a Marigot Bay e sua continuação Anse Marechal, brilhantemente acompanhada pela transparência das águas de Grand Cul de Sac.

Península do Le Guanahani
Península do Le Guanahani: à esquerda Grand Cul de Sac; à direita Marigot Bay

Ambas as praias podem ser acessadas por quem não está hospedado no Guanahani, entretanto acredito que sem sombra de dúvidas é um plus para esta alternativa de hospedagem ter essas duas pérolas caribenhas totalmente à disposição de seus visitantes. Ao questionar o staff sobre qual seria o melhor lugar para praticar mergulho livre com snorkel na região, eles prontamente me recomendaram a Baía de Marigot, eles inclusive possuem um deck com poltronas para quem está hospedado ter total conforto para explorar o local.

Marigot Bay em St. Barth
Marigot Bay em St. Barth

Água cristalina como sempre, um lugar esplêndido para quem gosta de ficar por horas e mais horas admirando o movimento do fundo do oceano e tentando encontrar criaturas estranhas no meio dos corais. A primeira impressão foi espetacular! Muitos cardumes flutuando de um lado para o outro nas partes mais fundas da baía tudo isso sempre muito próximo à encosta, super seguro! Explorando um pouco mais o fundo do oceano, consegui encontrar várias comunidades de lagostas, os locais estão muito bem servidos!

Observação de lagostas em mergulho com snorkel
Observação de lagostas em mergulho com snorkel

Perfeito para a contemplação de espécies caribenhas de peixes de água salgada, fiquei por horas flutuando de ponta a ponta nesta baía, eu esperava encontrar algumas tartarugas porém elas são mais frequentemente vistas em Lorient Bay. Fiquei mergulhando até o sol se pôr e reservei a paradisíaca lagoa vizinha a Marigot para a manhã do dia seguinte.

Alguns peixes avistados no snorkel em Marigot Bay
Alguns peixes avistados no snorkel em Marigot Bay

Acordei muito cedo no próximo dia porém não fui direto para Grand Cul de Sac, eu tinha combinado um mergulho com cilindro com o pessoal do La Bulle em Gustavia que foi simplesmente sensacional e já está devidamente registrado no link a seguir: Mergulho com cilindro em St. Barth. Gosto sempre de combinar a manhã com cilindro e a tarde com snorkel, então cheguei de volta ao Guanahani por volta das 11 da manhã, fiz meu checkout e continuei a desfrutar das dependências deste resort.

A outra praia da península: Grand Cul de Sac
A outra praia da península: Grand Cul de Sac

Serviços de praia estão disponíveis aos hóspedes e a grande maioria do pessoal ficava mesmo era tomando sol, no máximo uma caminhadinha na praia, ou jogando frescobol próximo à margem. Eu pensei comigo mesmo que tinha que conferir com os meus próprios olhos um pouco das belezas dessa lagoa mais longe da praia. E eis que o que encontrei com alguns minutos de natação lagoa a dentro foi simplesmente uma das paisagens mais espetaculares desta viagem.

Visual paradisíaco em Grand Cul de Sac
Visual paradisíaco em Grand Cul de Sac

Grand Cul de Sac é como uma gigantesca lagoa perfeita para a prática de esportes aquáticos. Seja Stand Up Paddle, Snorkeling, Jet Sky ou Kitesurf, esse é um lugar que define a paisagem que não só eu como muitos viajantes procuram no Caribe: águas cálidas, mega cristalinas com riqueza em fauna e flora marinha. Fiquei por alguns minutos mergulhando nessas águas transparentes, na esperança de também encontrar algum bicho grande mas apenas observei algumas raias de longe.

A mais linda lagoa de St. Barth: Grand Cul de Sac
A mais linda lagoa de St. Barth: Grand Cul de Sac

Finalizando, acredito que entre as duas alternativas, a bela Grand Cul de Sac é perfeita para o banho, maravilhosa para o descanso e contemplação, porém quem ganha na qualidade do mergulho livre com toda certeza é a Baía de Marigot. Gravei vários vídeos que podem ser assistidos logo a seguir!


Snorkel em St Barth: Marigot Bay


Snorkel em St Barth: Grand Cul de Sac

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias