Antes de partir de Koh Phi Phi, não deixarei de explorar um breve tema que muito me intrigou enquanto viajava por toda a Tailândia: os cabos de energia elétrica e telefonia, que são capazes de gerar um certo temor até no viajante mais destemido. Em todas as cidades que visitei: Bangkok, Koh Samui, Koh Phi Phi, Phuket e Krabi, parece que esse problema chega a ser de certa calamidade pública – o grande emaranhado de fios que existe acima das cabeças dos visitantes que caminham pelas ruas de qualquer uma dessas cidades.
A estrutura das empresas que tomam conta tanto da distribuição energética, quanto da conectividade proporcionada pelas telefonias é realmente desastrosa em alguns países do Sudeste Asiático, na Tailândia por exemplo, caminhei por várias ruas de Bangkok e Phuket, nas quais a todo momento existiam tensões elétricas nos cabos, curto-circuitos e muita estática! Muitas vezes eu acreditava que tudo iria explodir e viriam os tailandêses e remendariam os cabos de alta tensão com fita isolante.
Cabos de eletricidade e telefonia na Tailândia dão medo!
Eu superei o temor de andar sob os cabos pelas ruas da Tailândia quando cheguei no Vietnã e conheci a VietnamTelecom e suas gambiarras. Quem acreditaria que alguns dos países mais desenvolvidos da Ásia ainda estariam tão ultrapassados com relação a um detalhe tão importante quanto é a estrutura elétrica e telefônica.
Muito medo!!!