Viagens transcendentais, aquelas que lhe fazem sair do seu mundo pessoal, sendo capazes de ampliar a sua visão a ponto de mergulhar em uma outra atmosfera, à qual você realmente não acreditava existir antes de conhecer. Essas são as expedições que mais me encantam. Romper com o tradicionalismo da nossa cultura, extrapolar as fronteiras dos horizontes impostos pelo nossa rotina, fazer com que mergulhemos em um novo ambiente, onde sons, aromas e gostos, combinados com uma bela dose de cultura são os agentes responsáveis pela obtenção de novas experiências, que vão ficar para a posteridade.
Em Koh Samui experimentei pela primeira vez uma visita a um gigantesco Templo Budista. O templo de Big Buddha é uma das principais atrações culturais da Ilha de Koh Samui, no sul da Tailândia. Do tailandês, o nome deste templo (Wat Phra Yai, Templo do Grande Buda) é uma clara referência ao que você encontrará ao visitar esse lugar: uma estátua com cerca de 15 metros de um buda dourado.
O Grande Buddha de Koh Samui
Uma vez em Samui, acredito que é necessário que no seu planejamento esteja uma breve visita a este lugar. Mergulhar em um calderão turbilhante de sensações inéditas tal como foi a minha experiência ao conhecer o templo de Big Buddha chega a ser algo complexo para se expressar apenas com textos, fotos e vídeos. Mesmo pois é uma oportunidade muito pessoal e depende muito do contato com o mundo que o viajante já possui para se impressionar ou não com esse lugar. Para meu primeiro templo foi algo excepcional.
A começar pelo visual que pode ser observado pelas cercanias do templo. Os morros que simplesmente brotam no meio do oceano cobertos por árvores e mata virgem fazem questão de lhe lembrar a todo o momento: “hey, você está na Tailândia!!!”
Morros que saem do mar cobertos por vegetação nativa
Este é um “prato cheio” para os viajantes observadores. Riquíssimo em detalhes, o templo de Big Buddha possui características únicas da cultura budista, alguns deles chegam a ser um tanto quanto exóticos. Observem bem o detalhe do corrimão da escadaria que leva até os pés do Grande Buda – é o corpo de um dragão!
Escadarias que levam até o Big Buddha – detalhe para o corrimão
As texturas utilizadas em cada uma das esculturas, em cada parede dos templos, tudo uma verdadeira obra de arte thai. Poderia passar horas e horas apenas clicando os detalhes, as cores, as formas esculpidas nos adornos de cada elemento dessa grande atmosfera budista em Koh Samui.
Alguns detalhes do Templo de Big Buddha
E como não sentir-s totalmente submerso na cultura asiática com tantos detalhes exigindo a atenção do viajante durante todo o período da visita a este templo? Sem dúvidas esta poderia ser considerada uma das principais atrações da Ilha Samui. O Grande Buda pode ser visto de kilômetros de distância e frequentemente é a primeira paisagem avistada nesta ilha por aqueles que chegam atravez das vias aéreas.
Além das estátuas, existem lojas de artesanatos e roupas, vendedores ambulantes com comidas típicas e vários jardins nos arredores onde belíssimas flores de lótus podem ser fotografadas com tranquilidade.
Abelha em uma flor de lótus
O Grande Buda está sentado na posição de Mara, com sua mão esquerda levantada, com a palma apontando para cima, e a mão direita com sua face para baixo. Budistas devotos visitam este templo diariamente para fazer oferendas de frutas e flores. Incensos são acesos aos pés da estátuta enquanto os turistas curiosos tentam compreender os rituais religiosos realizados pelos locais.
Em praticamente todo o território tailandês, os “Wats“, são templos com a principal função de funcionar como ponto de encontro para a realização de festividades culturais. Em Samui, o Big Buddha não é diferente.
Templo de Big Buddha em Samui – Sul da Tailândia
Algumas das festividades que são realizadas aqui são Loy Kratong ou Songkran, onde o templo fica completamente tomado por fiéis budistas. Este lugar é tão famoso que uma praia próxima que se chamava originalmente Bang Rak, atualmente é conhecida apenas como Big Buddha Beach.
Para conseguir transparecer um pouco mais sobre os sentimentos de um viajante que conhece esse lugar, a TV Boa Viagem fez questão de realizar umas tomadas para compartilhar com vocês um pouco da atmosfera desse ambiente.
TV Boa Viagem no Big Buddha de Koh Samui – Tailândia
Se você gosta de fotografar lugares exôticos, então prepare-se para visitar o templo de Big Buddha caso viaje até o sul da Tailândia. Aproveite para fazer várias visitas em diferentes horas do dia, assim você conseguirá registrar os melhores momentos em que os locais levam as oferendas e os monges dão a suas bençãos e fazem suas orações.
Fantásticas estátuas no templo do Big Buddha
Sobre o Templo de Big Buddha
Como Chegar
Para chegar no templo de Big Buddha, você deve seguir pela rota 4169 até a região nordeste de Samui, então entre na rota 4171. O templo é muito próximo do Aeroporto Internacional de Samui, apenas 3 km de distância.
Quando ir
O templo é aberto para visitas gratuitamente todos os dias da semana. Agora para aqueles que desejam capturar os melhores momentos, então é legal chegar lá cedinho, nas primeiras horas da manhã, no momento em que os locais levam comidas e oferendas.
Estivemos hoje neste templo… muito interessante… depois percorremos lojinhas e bares próximos, boas fotos, linda paisagem!
Que maravilha Carmela, desfrute dos excelentes pescados em Samui, baratos e deliciosos, tem cada camarão gigante nessa ilha que dá vontade de voltar só pra poder comprar de novo rsrs.