Passeio de barco entre Nungwi e Mnemba em Zanzibar

Quem se aventura a conhecer Nungwi, a praia mais linda de Zanzibar, pode ter certeza que vai acabar sendo tentado a fazer um passeio de barco para mergulhar com snorkel nos arredores da Ilha Mnemba.

Meus amigos e eu caminhávamos pela praia mais linda de Zanzibar em busca do que fazer daquele belo dia que estava apenas começando. Poderíamos ficar ali fritando na areia sendo assediados a todo momento pelos beach boys que apareciam vendendo de tudo, entretanto já que não havia mais tempo para mergulhar, de alguma forma começávamos a pensar que seria fundamental fazer ao menos um passeio de barco nos arredores da Mnemba Island e quem sabe se divertir praticando um pouco de mergulho livre com snorkel.

O tempo corre rápido em um lugar paradisíaco como esse. Nós tínhamos o veículo entretanto não queríamos ficar perdendo tempo dirigindo e tentando de uma forma ou de outra encontrar um meio mais fácil para chegar até Mnemba. E esse foi o nosso grande erro. De qualquer forma fomos abordados por um desses beach boys que parecia um maluco nos chamando para o rumo do mar: ele queria nos vender um passeio de barco para Mnemba.

Alguns fatores nos fizeram subir naquele barco e ir com eles: o primeiro foi o tempo, que estava escorrendo rapidamente; o segundo foi o preço (o cara cobrou cerca de 15U$ por pessoa,mas nós pagamos só 10 e quando chegamos de volta!), o terceiro e último a conveniência: queríamos ir logo, e eles estavam zarpando imediatamente. Outros pontos que nos convenceram foi a possibilidade de explorar uma outra praia, onde iríamos parar e teríamos um almoço antes de terminar o passeio (sopa de peixe com arroz e de sobremesa frutas).

Passeio de barco de Nungwi a Mnemba
Passeio de barco de Nungwi a Mnemba

O barco era LENTÍSSIMO e estava lotado. Com um pequenino motor de popa e com a ajuda da vela, nós demoraríamos cerca de 3 horas, velejando lentamente até conseguir chegar a Mnemba. Poderíamos ter pego o carro e viajando até um ponto mais próximo desta ilha para conseguir fazer o mesmo trajeto em menos tempo (e até mesmo com um preço mais acessível), mas como já estávamos no barco..., aproveitamos pra curtir um pouco o visual das praias que fomos avistando em nosso caminho. A saída de Nungwi é simplesmente espetacular!

Vista sensacional das praias de Nungwi na nossa saída para Mnemba
Vista sensacional das praias de Nungwi na nossa saída para Mnemba

Para encurtar a matéria, 3 horas mais tarde, após chacoalhar excessivamente no oceano, enfim havíamos ancorado próximo a Mnemba. Era hora de praticar mergulho livre. Os caras do barco até levam equipamento, fazem questão de fisgar o peixe que vai ser preparado no meio do caminho mesmo, eles se esforçam para compensar o longo tempo de deslocamento. O problema é que várias meninas marinaram no meio do caminho e um passeio que era para ter sido lindíssimo, ao menos para elas acabou se transformando em um grande problema.

O mar estava com aquele aspecto gelatinoso paradisíaco, entende?! Vários tons diferentes e quase sempre era possível ver os corais que estavam lá no fundo. Poucas pessoas foram pra água, sempre vigiadas pelos guias da embarcação. Era proibido nadar até a praia e foram claros ao afirmar que existem fiscais que chegam a aplicar multas para quem se atreve a pisar nas areias de Mnemba. Eu me joguei ao mar e pouco me importei com a areia ;)

Ilha Mnemba, Zanzibar - Tanzânia
Ilha Mnemba, Zanzibar - Tanzânia

Veja como fomos ingênuos ao optar por encarar esse passeio desde Nungwi: a Ilha Mnemba fica localizada a apenas 2 km da costa nordeste de Zanzibar, mas nós fomos nos meter a voltar a Nungwi, vilarejo que está cravado no extremo norte da ilha, partindo para esse tour de um ponto muito mais distante do lugar que já estávamos hospedados, perdendo praticamente o dia todo para fazer um passeio que poderia ter sido feito pela metade do tempo e do preço se partíssemos de Matemwe ou Mwanahaza, pequenos vilarejos de pescadores que estão localizados a poucos quilômetros do Ocean Paradise.

Passeio na Ilha Mnemba - Tanzânia
Passeio na Ilha Mnemba - Tanzânia

Desencanei dessa contrariedade por ter embarcado no lugar errado quando descemos em uma praia deserta, já logo depois de algumas horinhas ancorados próximo a Mnemba. Era hora do almoço. Todo mundo mega varado de fome e eu ali só preocupado com aquele visual paradisíaco composto por sol, céu, areia, água salgada e algas. Pouco tempo depois os barqueiros já começaram a se organizar e voltamos novamente para aquele pedaço velho de pau que eles chamavam de embarcação. Quase 20 pessoas em uma canoa gigante margeando a costa até chegar de volta à crista de Zanzibar.

Passeio de barco até Mnemba - muito longo e demorado via Nungwi
Passeio de barco até Mnemba - muito longo e demorado via Nungwi

E no topo desse pau velho estávamos minha galera e eu :)

Chegando de volta a Nungwi no final da tarde
Chegando de volta a Nungwi no final da tarde

Mas fala a verdade, até que a vista compensou! E ae!? O que achou de Mnemba?! Conta ae nos comentários pra gente vai! Abração e até a próxima!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias