Nungwi a praia mais linda de Zanzibar

Não basta somente viajar até Stone Town para conhecer as melhores praias de Zanzibar. É preciso ir além e desbravar as apertadas rodovias afim de conseguir conhecer Nungwi a praia mais linda e paradisíaca da costa leste africana.

Já visitei várias praias inacessíveis. Algumas até desertas. Outras já nem tanto. Eu sou esse tipo de viajante intrépido que fica constantemente tentando fugir da Babilônia, se é que você consegue me entender. Não é uma tarefa fácil chegar a um mega destino paradisíaco e descobrir que a praia mais bonita ainda fica localizada a algumas horas do lugar que você acabou de chegar. Foi mais ou menos essa sensação que eu tive quando desembarquei em Stone Town.

Não é que a praia lá na Cidade de Pedra seja meio feia, pelo contrário! Eu cheguei a registrar um pôr do sol sensacional enquanto caminhava sem destino pelas praias mais próximas, mas sabe como é! Eu precisava ver aquele mar azul em tons multicoloridos e pisar com a sola dos meus pés naquela areia branquinha com textura de talco. Só que eu precisaria ainda me esforçar até conseguir chegar em Nungwi, a praia mais linda de Zanzibar.

Viajando para o extremo norte de Zanzibar
Viajando para o extremo norte de Zanzibar

Como você pode verificar na montagem anterior, o marcador indica o local de Stone Town, a capital de Zanzibar. Como é possível observar, o ponto azul no topo do mapa sou eu, e a foto que você vai ver a seguir foi o que os meus olhos registraram logo que consegui pisar em Nungwi.

Chegada no fim do dia a Nungwi
Chegada no fim do dia a Nungwi

Existem várias formas de conseguir chegar até Nungwi. Felizmente eu consegui estabelecer uma parceria com a galera da Zanzibar Car Hire, que me emprestou um veículo para que eu conseguisse correr boa parte da ilha, visitando as praias fora do roteiro turístico tradicional e tomando o tempo necessário para visitar a praia mais linda de Zanzibar.

As outras formas são basicamente via carona ou com a ajuda dos coletivos locais (dala-dalas). Não é comum ver pessoas pedindo carona nas estradas de Zanzibar, tampouco vi locais amigáveis no trânsito. Eu acredito também que é perder muito tempo contar com a sorte nos coletivos, visto que eles param praticamente a todo momento e só partem quando estão lotados - uma viagem até Nungwi que de carro dura algo como duas horas pode durar até um dia completo baldeando entre os coletivos.

Nungwi, a praia mais perfeita para o turismo em Zanzibar
Nungwi, a praia mais perfeita para o turismo em Zanzibar

Outra forma interessante de planejamento de viagem para Zanzibar, pode ser dividir o período de hospedagens entre a Stone Town e Nungwi. Para quem optar por conhecer esse lugar sem um veículo alugado, pode ser uma estratégia bem inteligente dividir o período de hospedagem ao meio e desfrutar do melhor em ambos os lados. É importante já ter a noção de que em Nungwi não há tanta infra-estrutura comercial assim como em Stone Town; toda beleza selvagem da costa norte de Zanzibar pode ser refletida em preços inflacionados na alimentação/passeio e hospedagem.

Fim do dia na praia mais linda de Zanzibar
Fim do dia na praia mais linda de Zanzibar

O ponto forte dessa região são as várias alternativas de hotéis, albergues e resorts que conseguem atender bem a viajantes com perfis distintos. Enquanto caminhava entre os hotéis que ficam à beira mar, consegui ver bangaloos que colocam os turistas literalmente com os pés na areia por meros 25U$ a diária. Sei que pode parecer que o custo seja um tanto quanto elevado em se tratando de destinos africanos, entretanto estamos falando de um dos lugares mais paradisíacos de toda costa leste deste continente e os valores fazem jus à qualidade paradisíaca que Nungwi consegue oferecer a quem opta por desfrutá-la.

Outrora acredite em mim: este é o melhor lugar para assistir ao pôr do sol em Zanzibar...

Por do sol em Nungwi - Zanzibar
Por do sol em Nungwi - Zanzibar

Fiquei em Nungwi apenas até o sol ir embora e voltei para o Ocean Paradise decidido a retornar novamente na manhã seguinte; afinal de contas eu ainda queria conhecer um pouco mais das maravilhosas paisagens que a costa norte de Zanzibar reserva a seus visitantes. O dia estava lindíssimo, céu azul, calor escaldante e muitos "beach-boys" caminhando nas areias da praia de Nungwi a procura de uns trocados...

O objetivo principal quando chegamos a Nungwi foi justamente tentar encontrar uma agência de mergulho que ainda nos conseguisse uma vaga para sair na manhã do dia seguinte. O foco era tentar encontrar uma forma de conhecer as profundezas do mar próximo à Ilha Menmba, entretanto todas as tentativas foram frustradas, os tours já estavam lotados, boa parte das agências de mergulho já haviam encerrado o expediente e nós só tínhamos mais um dia. Caminhamos pela areia até encontrar um revendedor de passeios que nos colocasse em Menmba ainda naquela manhã e por sorte (ou azar, não sei bem...), acabamos conseguindo!

Vista paradisíaca de praia em Zanzibar
Vista paradisíaca de praia em Zanzibar

A praia estava sensacional, por mim ficaria ali estirado nas areias macias e me refrescando no Oceano Índico na medida do merecimento. Estava bem satisfeito por ter encontrado as verdadeiras paisagens que via na internet sobre Zanzibar, mas confesso que ainda estava faltando algo mais, navegar era preciso!

Saindo para um passeio na praia de Nungwi
Saindo para um passeio na praia de Nungwi

Já que não havia mais tempo para mergulhar com cilindro, ao menos conseguimos nos encaixar em um passeio de jangada que estava prestes a sair de Nungwi com destino a Mnemba. O barco estava cheio de turistas e isso fez com que o preço fosse bem acessível a ponto de nos convencer a passar cerca de 5 horas velejando, para enfim conseguir conhecer o visual nos arredores dessa ilha. E esse é justamente o assunto da nossa próxima matéria sobre Zanzibar: passeio de barco até Mnemba. Não vá perder hein!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias