Spice Tour na Stone Town de Zanzibar

A primeira atividade que realizamos na capital da paradisíaca ilha de Zanzibar foi o Spice Tour oferecido pelo pessoal do Zanzibar Car Hire. Nós caminhamos pelas ruelas da Stone Town, conversamos com os locais, visitamos vários mercados e feiras e até conseguimos interagir com alunos de uma escola de ensino fundamental.

Nossa grande missão na África fora concluída com extremo sucesso. Em 4 dias realizamos a Rota Marangu e alcançamos o Pico Uhuru, no topo do Kilimanjaro. Você pode conferir todo nosso esforço, as dicas, os detalhes mais sórdidos de toda experiência nas seguintes matérias: dia 1 (Mochi - Mandara, Mandara - Horombo, Horombo - Kibo, Kibo - Uhuru). Depois de tanta intensidade, é hora de relaxar e curtir um dos destinos mais paradisíacos de toda costa leste africana: a Ilha de Zanzibar!

Em 4 dias completos conseguimos conhecer os grandes destaques de Zanzibar. Nos hospedamos em um primeiro momento por apenas uma diária no Emerson Spice Hotel, localizado no coração das vielas de Stone Town, a cidade mais desenvolvida e centro comercial desta ilha paradisíaca. Bom, acontece que feiras, centros comerciais e ruas repletas de ambulantes, carros e motos não é sinônimo algum de paraíso, concorda?!

Rua de comércio em Zanzibar
Rua de comércio em Zanzibar

Entretanto o paraíso ainda estaria por vir..., no dia seguinte nós optamos por ir mergulhar e conhecer algumas ilhas nos arredores da Stone Town, e aí sim prezado leitor, conhecemos a beleza das águas em tons multi azulados, visibilidade do mar impressionante e praias com areia branca fininha, verdadeiro paraíso, mas por enquanto vamos focar na parte "caótica" deste fantástico destino africano.

Nenhuma viagem a Zanzibar estará 100% completa sem que você invista esforços para se perder pelas ruelas da Cidade de Pedra (Stone Town). Aqui estão as figuras mais hilárias da ilha, o movimento intenso das feiras e mercadinhos espalhados por praticamente todas as vielas desta capital. Logo em nossos primeiros momentos na ilha fomos convidados por Sabry Juma, nosso parceiro da Zanzibar Car Hire para conhecer alguns lugares e pessoas bem interessantes, proporcionando-nos contato direto com a cultura local. Contemplamos a arquitetura dos edifícios, os grandes portais e conversamos com vários vendedores de artesanato em nosso caminho até a principal rua de comércio em Zanzi.

Camarões, lagostas e café pelas vielas da Stone Town
Camarões, lagostas e café pelas vielas da Stone Town

Em nossa caminhada Sabry fez sempre questão de parar nos lugares mais populares, nos colocando em contato com as pessoas mais famosas da ilha, bastava falar que nós eramos brasileiros e a amizade estava consolidada. Paramos para ver o resultado das pescas de lagostas e camarões, fizemos fotos ao lado de alguns nativos bem engraçados, tomamos café e interagimos ao máximo com as personalidades de Zanzibar em nosso caminho rumo ao mercado de peixes.

Lulas e moluscos de um lado, cardumes inteiros de peixes de outro e um odor quase insuportável. Some a este ambiente outras variáveis, tais como o calor intenso tão característico da Stone Town, turistas perambulando por todos os lados e locais griatando loucamente em busca da venda seu produto da maneira mais versátil possível. Seja bem vindo ao mercado de peixes de Zanzibar!

Mercado de Peixes em Zanzibar
Mercado de Peixes em Zanzibar

Caminhamos por toda extensão do grande mercado de pescados até chegarmos a uma sala onde várias pessoas estavam em uma espécie de leilão. Em uma bancada estavam separados montes de peixes, moluscos, crustáceos e toda espécie de produto da pesca marinha. Quem sinalizava o maior lance levava o produto. Confesso que bateu uma frustração bem grande por não ter condições de dar lances, desde que não teria como preparar o meu lote para o consumo, porém foi bem divertido acompanhar os berros ensurdecedores de alguns malucos que estavam por ali tentando arrematar o estoque do seu dia de trabalho.

Nosso spice tour continuou pelas ruelas da Stone Town e logo depois tivemos a oportunidade de visitar uma escola de ensino fundamental e interagir com crianças, conversar com mães de alunos, falar inglês fluentemente com professoras e até mesmo com várias crianças que corriam sem controle pelo amplo pátio.

Escola de ensino fundamental na África
Escola de ensino fundamental na África

Melhor do que fotografar e interagir foi aprender um pouco sobre a metodologia básica de ensino das escolas na Tanzânia. Na foto de abertura desta matéria, você pode conferir o ambiente de uma típica sala de aula muçulmana. De um lado as meninas, do outro os meninos. As primeiras se mostravam concentradas, copiando a lição do quadro. Já os garotos quando notaram nossa presença em uma das janelas começaram uma grande algazarra.

Uma criança na janela de sua escola em Zanzibar
Uma criança na janela de sua escola em Zanzibar

A foto anterior delata a tremenda disparidade que encontramos: um aluno na sala de aula nos observava fixamente pela grade da janela - esta imagem marcou a primeira etapa do nosso tour pela Stone Town - chego a me arrepiar ao recordar de quantos ensinamentos meu próprio interior conseguiu absorver ao contemplar esta imagem - a escola que por um lado proporciona ao aluno a liberdade intelectual, por outro prendia-o naquele instante, privando-lhe de conhecer e interagir com tudo que acontecia ali no mundo exterior. E este foi apenas um dos devaneios que tivemos naquele instante. Incrível não é mesmo?! Pois a nossa caminhada por Zanzibar continua no próximo post dessa série. Ainda vamos caminhar por várias feiras, conhecer um pouco mais sobre a cultura, a arquitetura e os costumes das pessoas que residem pelas ruelas da Cidade de Pedra da Ilha de Zanzibar.


Spice Tour em Zanzibar

Serviço

Spice Tour em Zanzibar
Sabry Juma | Zanzibar Car Hire | info@zanzibarcarhire.com | +255 777 414 044

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias