A Star Alliance é a primeira e maior rede de alianças de compahias aéreas fundada em 1997. Seu nome e emblema representam as 5 compahias aéreas fundadoras desta rede. Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines System, Thai Airwais International e por último, mais não menos importante, a United Airlines. Desde então, esta aliança tem crescido consideravelmente e já chega agora a ter 21 cias participantes e 3 membros regionais, com outras três mais se tornando membros em 2009 e 3 mais para 2010. A TAM, uma das maiores compahias aéreas do Brasil confirmou que as adaptações para a entrada na Star Alliance estão seguindo o planejado e que em abril a fará parte do seleto grupo.

A idéia fundamental é permitir que o passageiro possa voar para os mais variados destinos do mundo através das companhia que fazem parte da aliança. Imagine poder comprar seu ticket de viagem de volta ao mundo, com mais de 16 escalas ao redor do planeta em um único local, com uma única compahia, sem se preocupar durante sua viagem com compras, ou com qualquer tipo de burocracia que possa vir a ser-lhe proporcionada pela compra em viagem de uma nova passagem ou um novo trecho aéreo. Esta é a idéia principal da Star Alliance.

Para isso, em seu web-site, a Star Alliance disponibilizou no último mês de agosto de 2009 uma ferramenta chamada Book and Fly, na qual o usuário pode simular sua viagem, com seus destinos pré estabelecidos e assim encontrar as melhores formas para se cumprir o trajeto utilizando-se da frota das compahias aéreas que são parceiras da aliança da estrela. O cliente tem também uma área interativa com contato pessoal com os clientes através do web-site da Star Alliance, onde diversos clientes representativos sugerem áreas a serem visitadas. A página está disponível em nove idiomas: chinês(simplificado e tradicional), inglês, francês, alemão, japonês, coreano, português e espanhol.

Através do website o cliente encontrará informações detalhadas sobre os 13 diferentes produtos de tarifas da malha aérea Star Alliance. Com o “Book and Fly”, o cliente poderá planejar, reservar e pagar uma passagem Star Alliance Round the World. É isso mesmo, através desta ferramenta você pode simular, verificar horários de partida/chegada, valores (iniciam em 2.700 dólares para um round world com 26.000 milhas + taxas aeroportuárias) e no fim você pode adquirir a simulação e ir voar pelo mundo. Existem diversas formas de pagamento/parcelamento/reembolso e cancelamento, mas é sempre bom simular bastante antes de chegar á consolidação da compra.

A ferramenta Reserve e Voe da Star Alliance tenta tornar fácil fazer uma personalização de intinerário simples ou muito complexa. Para quem precisa planejar, explorar diferentes formas e opções de “trançar” as viagens, esta ferramenta disponibiliza opção de fazer as reservas imediatamente.

Algumas informações básicas sobre a Star Alliance:

  • Cias que fazem parte são:Air China, Air New Zealand, Ana, Asiana, Shangai Airlines, Singapore Airlines, Thai, United Airways, US Airways, South African, Air Canada, Polish Airlines, Egypt Air, Scandinavian, Lufthansa, Tap, Austrian Airlines, BMI, Japan Airlines, Swiss e Turkish Airlines;
  • Máximo de 16 trechos para uma round world trip;
  • Em caso de necessidade de mudança de data paga-se uma multa de 125 dólares por trecho alterado;
  • Você deve partir e chegar de um mesmo país em cidades diferentes ou não.
  • Planejamento é tudo, os trechos devem sempre ser emitidos de uma só vez.
  • Você tem até um ano (365 dias) para fazer as escalas(lembre-se, maximo de 16);
  • A Star Alliance, unida, possui 25 compahias aéreas, 3.740 aviões, 1.071 aeroportos atendidos, e ações em mais de 171 países.

A brasileira TAM anunciou recentemente que está cumprindo as adequações necessárias e visa a entrada em 2010. Aegean, Air India, Brussels e TAM são as próximas empresas aéreas que estão na fila para participar da Aliança. Para nós brasileiros esta a futura adesão da TAM para este grupo será de bom impacto, pois podemos esperar que teremos mais cidades atendidas (serão mais de 1.000 cidades a mais no roll da Star), mais salas vip (pois usuários TAM terão acesso a salas Star Alliance, presentes em aproximadamente 90% dos aerportos atendidos), sistema de reservas/emissão de bilhetes Amadeus e por fim, usuário do TAM fidelidade aguardem novidades, com certeza mudanças serão realizadas.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *