Venho até aqui para escrever um pouco para vocês, compartilhando os detalhes de algumas das nossas últimas aventuras mundo afora. Chegamos esses dias atrás de uma viagem incrível por alguns destinos bem interessantes do outro lado do Atlântico, fizemos uma stopover em Casablanca, no Marrocos e exploramos as maravilhas de Madri e Toledo na Espanha por uma semana.

Essa foi de fato uma viagem inusitada. Não estava nos nossos planos sair do Brasil assim tão de repente, mas sabe como é né, aconteceu e foi bom demais! Tudo começou com uma passagem com tarifa de R$ 900,00 da Royal Air Maroc, partindo de São Paulo, com destino a Madri, com uma stopover em Casablanca longa na ida e na votla no Marrocos. Pois bem, a passagem foi bem em conta, somando as taxas aeroportuárias foi algo em torno de R$ 1.200,00, uma verdadeira barganha né?

Dia lindo em Madri, na Espanha
Dia lindo em Madri, na Espanha

Seguro viagem para a Europa

Um dos pontos importantes da nossa viagem definimos ainda antes do embarque. Para entrar na Europa é necessário fazer um seguro de vida que garanta a assistência médica por doença ou acidentes, cobertura para medicamentos e odontologia e assistência legal. É claro que a gente consegue viajar bem mais tranquilo quando possui um seguro de viagem cobrindo qualquer eventualidade que venha a ocorrer, não é mesmo, eu inclusive fico preocupado em receber indenização até para bagagem extraviada ou por uma eventual assistência devido a extravio de documentos.

É bom ter certeza nesse momento de prazeres ao viajar, que tudo vá dar certo, afinal de contas estamos desfrutando dos resultados de trabalho, investimento financeiro e todo suor derramado durante os dias de trabalho. Só queremos que tudo corra bem e que a viagem seja um espetáculo! Nesse caso uma obrigação para entrar na Europa vira conveniência ao ter uma empresa que presta o serviço de seguro viagem, garantindo que a nossa viagem vai ter toda a qualidade e segurança que necessitamos.

Nesta viagem estabelecemos uma parceria produtiva e interessante com a GTA – Global Travel Assistance, uma empresa de capital 100% nacional com mais de 25 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa de referência em produtos e serviços de seguros para viagem. Para você ter uma ideia do tanto que o seguro deles é interessante, veja a quantidade de itens segurados que tivemos ao nosso dispor:

  • Bagagem extraviada: os benefícios incluem seguro bagagem em caso de extravio, perda ou furto qualificado, orientação e auxílio na localização, além de reembolso de gastos para o reparo de mala danificada e por demora na entrega.
  • Cobertura por evento: direito ao valor integral da apólice para cada eventualidade que possa ocorrer durante a viagem.
  • Cobertura para doenças preexistentes: para o viajante que já possui algum tipo de enfermidade ou doença crônica, o benefício evita problemas com exclusão de cobertura.
  • Cancelamento de viagem: em casos de doença na família, necessidade de cirurgia de última hora, recebimento de notificação judicial, roubo de documentos, visto negado, repetência escolar e até divórcio podem motivar a suspensão de uma viagem.
  • Orientação em caso de perda de documentos: a central operativa do seguro viagem também pode oferecer esse tipo de suporte.
  • Cobertura para gestantes: Primordial em caso de atendimento médico em decorrência de parto prematuro e/ou complicações obstétricas durante a viagem.
  • Assistência médica odontológica: Pior do que ter uma dor de dente é não poder tratá-la, não é mesmo?
  • Assistência médica farmacêutica: De acordo com a cobertura adquirida, o passageiro tem direito ao reembolso do valor gasto com a compra de medicamentos prescritos pelo médico.
  • Assistência jurídica: Caso o segurado se envolva em alguma situação que necessite de uma intermediação profissional, a assistência jurídica garante pagamento de despesas com honorários advocatícios.
  • Fisioterapia: Inclui a prestação do serviço ao segurado em caso de recomendação médica.
  • Repatriação sanitária: Essa cobertura assegura o transporte do passageiro até o seu país de origem, se houver acidente e recomendação médica.
  • Passagem de ida e volta para familiar e acompanhamento (hospedagem): Na hipótese de o passageiro estar viajando sozinho e sofrer algum acidente com necessidade de internação, essa assistência garante ao titular da apólice a companhia de um familiar no hospital e/ou no hotel.
  • Garantia de viagem de regresso: Para as situações em que o titular do plano precisa voltar ao seu país de domicílio em razão de falecimento ou doença grave de um familiar direto.
  • Gastos por atraso ou cancelamento de voo: Garante ao passageiro o pagamento de despesas como alimentação, hospedagem e comunicação em caso de atraso ou cancelamento de voo.
  • Cobertura familiar: Os familiares do titular recebem 25% de desconto na contratação, e a cobertura estende-se a até quatro pessoas com parentesco em primeiro grau.

Em uma próxima matéria vamos falar um pouco mais sobre Seguro Viagem e sobre as principais vantagens em ter um serviço como esse contratado para qualquer tipo de viagem que planejamos.

Madri com stopover em Casablanca

Pois bem, com tudo organizado fomos pro aeroporto em Guarulhos. Tudo muito tranquilo, voo bastante lotado, ansiedade estampada na cara de uns, preguiça na cara de outros e o nosso desejo de chegar em paz no Marrocos, descansar e seguir viagem no dia seguinte. Eu havia coletado uma informação interessante sobre um serviço que a Royal Air Maroc presta para conexões longas, com até 24 horas de duração, vejam só: eles fornecem hospedagem, alimentação e bebida (água) para essas conexões em dois hotéis próximos ao aeroporto de Casablanca.

Foto em algum lugar da medina de Casablanca, Marrocos
FStopover em Casablanca: Foto em algum lugar da medina

Fomos com a cara e a coragem, sem reservas para os dias de nossas conexões longas no Marrocos, contudo correu tudo bem. Logo na chegada nos informaram que para obter o voucher do hotel bastaria fazer a imigração e procurar uma sala que cuidaria do trânsito e hospedagem, localizada no segundo andar do aeroporto.

A imigração no Marrocos foi muito tranquila durante a nossa stopover em Casablanca. Tudo correu super bem, nada de stress, os fiscais sabiam do trânsito longo, parecia que tudo era feito no modo automático. Com os voucher do hotel em mãos, fomos pro lado de fora do aeroporto e esperamos o transfer grátis logo em frente a uma placa grande que tem os nomes dos hotéis escrito (Hotel Relax 3 estrelas e o Atlas Airport Hotel com 4 estrelas).

Altas e Relax, os hotéis utilizados pela Royal Air Maroc
Stopover em Casablanca: Altas e Relax, os hotéis utilizados pela Royal Air Maroc

Não demorou muito e já estávamos acomodados no Atlas, alimentados e prontos para descansar a tarde inteira, afinal de contas o voo para Madri só iria sair no dia seguinte. Aproveitamos para conhecer um pouco os arredores do hotel, fomos comprar algumas coisinhas para passar o dia em um supermercadinho que tinha nas imediações e vimos que tudo era muito barato, deu até vontade de ficar por mais tempo no Marrocos.

Voltamos pro hotel, jantamos e fomos direto pra cama, o voo partiria rumo à Europa logo no outro dia às 7 da manhã. Levantamos umas 4 e meia, tomamos um bom banho, fomos para a recepção e pegamos o transfer das 5 da manhã pro aeroporto. Não mais de que uma hora e meia depois já estávamos no portão de embarque prestes a entrar na aeronave. O voo foi super rápido e tranquilo. Não estava tão lotado quanto o anterior vindo do Brasil e conseguimos chegar em Madri muito cedo, por volta de 11 da manhã já estávamos no nosso hotel, localizado bem próximo à Gran Via, no coração da capital espanhola.

Stopover em Casablanca: Voo trocado, hotel prometido e quase que não foi honrado

No dia que comprei a passagem tudo correu muito bem, foi super rápido para comprar, mais rápido ainda para cobrar na fatura do meu cartão de crédito. Acontece que passaram alguns dias e uma ligação apareceu no meu celular, de um cara falando meio enrolado, dizendo que meu voo tinha sido cancelado. Perguntou se falava inglês ou espanhol. Falei que falava qualquer um e que estava pronto para receber uma indenização por isso hehehe

Ele me explicou que o sistema da cia aérea vendeu um voo em uma data que não existia (pasmem!) e que eu deveria ser acomodado no próximo voo, no dia seguinte. Me perguntou se eu concordava com isso. Eu disse que se não tivesse problemas, ficaria feliz com a mudança caso fosse possível encaixar um stop over em Casablanca na volta, afinal de contas eu queria um dia inteiro para conhecer aquela cidade.

Ele disse que sim. Disse também que o hotel era por conta da Royal Air Maroc, mas que seria um hotel do lado do aeroporto. Eu concordei com a proposta, disse que estava ótimo e foi assim que eu ganhei uma stopover de um dia na volta. Chegando no Marrocos para voltar ao Brasil, uma semana depois de uma maravilhosa viagem na Espanha, fiz a imigração e voltei para a mesma salinha que havia visitado na chegada.

Informei sobre a minha situação, contei tudo sobre a mudança, sobre a ligação, sobre a stopover em Casablanca, sobre o hotel. Quando eu falei do hotel ele disse que a Royal Air Maroc não poderia me dar um hotel por mais de 24 horas, que esse benefício era apenas para “layovers”. Pois bem, precavido que sou, retirei a passagem original e a passagem com a modificação e provei que a passagem havia sido alterada. Mencionei mais uma vez sobre a ligação. Ele disse que abriria uma exceção para o meu caso e me deu dois dias de hospedagem no Hotel Relax. Uma série de ensinamentos desse relacionamento comercial meu com a Royal Air Maroc, concorda? Fica aqui o registro, alerta e ensinamento para quando for a sua vez de fazer uma escala longa em Casablanca rumo à Europa.

Bom galera, é isso, por hoje é só! Agradeço muito por me acompanhar e fiquem de olho nas próximas atualizações, tem muito conteúdo legal aqui na ponta do gatilho para ir ao ar! Abração e até a próxima!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. Oi Luiz! Conheci o site procurando stopover em Casablanca. Vou viajar para o Egito em fevereiro e tenho um stopover em Casablanca tb, porém, será apenas de 12hrs no total. Sei que tudo fica longe do aeroporto e dos hotéis da Royal, então provavel que não falamos nada longe. Como mencionou q foi a um mercadinho, Gostaria de saber se tem restaurantes nos arredores do hotel, que possamos e experimentar uma comida típica. Obrigada!

  2. Luiz a nossa passagem é de tempo de espera por 22 horas. Será que a companhia Royal Air Marrocos nos fornecerá o hotel? Nãoestá especificado nada na passagem.

  3. O stopover é automático? Tipo, comprei uma passagem com escala de um dia pra outro em Marrocos, já posso descer na cidade ou é necessário solicitar à companhia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *