NYC é uma metrópole para aqueles que possuem tempo para investir na difícil missão de se apaixonar por suas ruas. Esta que é uma das cidades mais ativas do planeta, faz um convite diário a seus visitantes: caminhar sem rumo pelas ruas de seus bairros e encontrar informação fresca, histórica e fundamental para aqueles que desejam compreender de fato a verdadeira importância dessa gigantesca maçã.

Nas duas oportunidades que tive de caminhar pelas ruas de Manhattan, um sentimento era constante em meu interior: a pressa! A vontade de ir a todos os lugares a todos os momentos, de presenciar como um ser onipresente todos os deslocamentos de ar que ocorrem nas ruas dessa gigantesca metrópole mundial. Mas como não somos esses seres que podem ter a consciência de todos os fatos de um determinado lugar, vamos conformando com idas e vindas a Nova York quando existe a oportunidade.

Hoje venho compartilhar com vocês sobre um passeio que todo turista que visita Manhattan deve fazer: um tour pelos arredores da construção do novo World Trade Center – passeio esse que pode ser facilmente combinado com o bate-volta para a Staten Island de ferry boat (para ter a melhor vista de Manhattan!) e também dá pra fazer umas compras na Century 21.

Monumento - The Sphere
Monumento – The Sphere

Para quem vem caminhando do Pier de onde partem os ferry-boats para a Staten Island, antes de chegar até o novo edifício do World Trade Center, existe um belo, se não fosse trágico, monumento chamado The Esphere, ou A Esfera, uma escultura que esteve fixada por três decadas na praça do World Trade Center, criada por Fritz Koenig como um simbolo da paz mundial. Ela foi danificada durante os trágicos eventos de 11 de setembro de 2001, mas ela resistiu aos ataques com certas danificações em sua estrutura. Considerada um verdadeiro ícone de esperança e espírito indestrutível das pessoas dos Estados Unidos.

O novíssimo prédio do World Trade Center
O novíssimo prédio do World Trade Center

Caminhar por essas ruas de Lower Manhattan, mais especificamente em seu Distrito Financeiro é poder fazer parte da história dessa metrópole. Tome o tempo necessário para fotografar os detalhes que encontrar pelas ruas, ler um pouco das menções honrosas deixadas nos muros nas imediações do novo Memorial do 11 de Setembro e contemple com muito respeito as cicatrizes que foram deixadas nessa parte da cidade por aquele triste incidente.

Homenagens e recordações do trágico 11 de setembro
Homenagens e recordações do trágico 11 de setembro

As reformas continuam a todo vapor, ainda existem muitos bombeiros e oficiais de polícia pelas ruas, orientando as pessoas, organizando o trânsito e dando suporte para a construção das novas áreas – são 5 novos arranha-céus, o Memorial Nacional do 11 de Setembro e o Museu do World Trade Center, entre outras obras de infraestrutura.

Em uma cidade em que a Times Square é um dos atrativos principais pode parecer complicado atrair turistas até um monumento/local que remete a tanta dor e sofrimento, mas que indiscutivelmente faz parte da história moderna de uma das mais importantes metrópoles do planeta.

Caminhando pelas ruas de Manhattan
Caminhando pelas ruas de Manhattan

Você já teve a oportunidade de visitar as construções do novo World Trade Center? Já realizou algum passeio alternativo nesse bairro de Manhattan? Tem vontade de conhecer esse região de Nova York? A caixa de comentários que vem logo a seguir é cortesia da casa!


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *