ILHATUR ATALAIA: Lećo e Sueste [parte 1 de 4]

Realizei um dos passeios mais recomendados aos turistas que visitam Fernando de Noronha: o ILHATUR com a galera do Atalaia Receptivo - um tour pelos melhores lugares de Noronha em um passeio com cerca de 10 horas de duração. Confiram um pouco mais das atividades realizadas neste passeio em uma série com 4 matérias!

O dia da chegada em Noronha é apenas para repouso, um mergulho no Cachorro e apreciar o belo pôr do sol ali mesmo no Forte de N. S. dos Remédios. Voltei até a Pousada Estrela do Mar para recuperar minhas energias pois o dia seguinte prometia ser bem cansativo: seria dia de sair para o passeio chamado ILHATUR com a galera do Receptivo Atalaia, líder no segmento em Fernando de Noronha, atuando já há mais de 20 anos no mercado de receptivos turísticos, passeios marítimos e terrestres, transfers e afins.

Começamos bem cedinho por volta das 8 da manhã, quando o Guia Tapioca foi me buscar na Pousada. Como estava em uma verdadeira Maratona de Pousadas em Noronha, já fiz o check-out e antes mesmo de buscar o resto do grupo demos um pulinho na Pousada da Filó, deixando minha bagagem, filando um bolinho no café da manhã delícia dela e partindo para recorrer ao pessoal que seria nosso grupo no decorrer do dia.

O ILHATUR é o passeio mais completo que existe em Noronha. Perfeito para quem é preguiçoso e também para aqueles que não têm muito tempo livre. Para os menos dispostos acaba sendo o gás a mais para conhecer vários lugares mesmo depois de realizar atividades como caminhadas curtas, mergulhos, trilhas e enfrentar algumas escadarias. É mais do que perfeito para quem não tem tempo disponível pois reune em 10 horas de passeio os principais destaques do paraíso noronhense, proporcionando uma visão global sobre o que mais agradar ao visitante para ser explorado com mais atenção em uma nova oportunidade. E começamos o dia com a bela vista das águas límpidas que banham a costa na Praia do Leão.

Praia do Leão, primeiro ponto de parada do Ilhatur
Praia do Leão, primeiro ponto de parada do Ilhatur

Quando visitei o Mirante do Leão pela primeira vez já era quase fim do dia e não pude contemplar a transparência da água tal como com as primeiras horas de luz da manhã. Eram águas realmente muito claras: era fácil ver tubarões encalhados descansando próximos da praia, além do que foi possível contemplar a beleza das piscinas naturais e as cores do oceano contrastando com a pedra em formato de leão marinho estavam extremamente vibrantes! Neste ponto do passeio os guias do Atalaia Receptivo reunem todos os grupos de visitantes para dar explicações básicas sobre o passeio e questões relacionadas à preservação ambiental e cuidados pessoais. Bem, eu fiz questão de registrar em vídeo esse momento para compartilhar com vocês aqui no blog!


Apresentação do Ilhatur pela galera do Receptivo Atalaia

Devidamente introduzidos ao ILHATUR, fotos registradas, contemplações devidamente realizadas e os grupos voltam cada qual para suas respectivas caminhonetes e rumamos para o segundo ponto de parada deste tour por Fernando de Noronha: a belíssima Baía do Sueste, lugar onde iríamos por em prática as habilidades aquáticas em um mergulho livre com snorkel.

Com o Receptivo Atalaia rumo a nossa segunda parada - SUESTE!
Com o Receptivo Atalaia rumo à segunda parada - SUESTE!

A Baía do Sueste é um cantinho mágico em Noronha. Um dos lugares mais prováveis para apreciar o mergulho de tartarugas marinhas, tubarões, cardumes de peixes exóticos, belíssimos corais e acima de tudo: de compreender o quão fundamental Fernando de Noronha é para o ecossistema do Oceano Atlântico. É um refúgio no meio do mar para diversas espécies de animais marítimos que frequentam pontos estratégicos em Noronha buscando por alimento, reprodução e meios de sobrevivência em geral - um dos ecossistemas mais bem balanceados no planeta está aqui na ilha de Noronha! Confiram no vídeo a seguir um pouco das minhas expectativas antes de entrar nas águas do Sueste pela primeira vez neste ILHATUR!


Blog Boa Viagem rumo a um snorkel no Sueste

Uma das exigências feitas aos visitantes deste lugar, em ação a favor da proteção e conservação do Parque Marinho é que todos devem mergulhar com colete, sem excessões! O uso de nadadeiras faz-se extremamente necessário, desde que é preciso nadar bastante para conseguir ver os animais. Máscaras e snorkel são essênciais e todo material pode ser alugado no PIC SUESTE, nós vamos publicar futuramente vários detalhes sobre cada uma das melhorias que a Econoronha tem realizado em alguns dos melhores lugares de Noronha. Bom, todos prontos?! Então é hora de ir pra água!!

Grupo de Tapioca preparado para se lançar ao mar
Grupo de Tapioca preparado para se lançar ao mar

Tapioca, o guia responsável pelo nosso grupo, fez questão de orientar a todos antes de nos lançarmos ao mar - ele deu uma aula sobre mergulho livre, explicou como utiliza-se o snorkel, como fazer para que a máscara não embace, certificou-se antes se haviam pessoas que não sabiam nadar e fez questão de ajudar quem não sabia, levando-os junto a uma bóia puxada por ele - foi um cara cuidadoso em todos os momentos, muito tranquilo e paciente com todos do grupo, até mesmo comigo que fazia questão de me separar quase sempre para conseguir fotos boas para essa matéria :)

Snorkel no Sueste com tubarões, cardumes e belos corais
Snorkel no Sueste com tubarões, cardumes e belos corais

Mal caímos na água e começaram a aparecer as várias surpresas que só o Sueste pode proporcionar - vários cardumes de cirurgião-azul e peixe-papagaio em nosso caminho, e quando menos esperava, a visibilidade deu uma melhorada e um tubarão-limão veio nos dar as boas vindas, mas passou próximo, deu uma olhada no grupo e continuo tranquilamente em seu caminho. Quando chegamos em um ponto mais distante da costa começamos a fazer nosso retorno - já estávamos mais ou menos no meio da Baía do Sueste e havia passado cerca de 30 minutos desde o momento que caímos na água.

Nadamos por alguns minutos e me desprendi do grupo ficando um pouco para trás, contemplando um cardume de cirurgiões-azul, assim como os da montagem anterior, quando olhei para o lado e dei de cara com duas gigantes, pairando tranquilamente desde a superfície até o fundo do raso oceano do Sueste, as estrelas desta baía deram o ar da graça a minha câmera, duas tartarugas marinhas gigantescas!

Acompanhando algumas tartarugas gigantes no Sueste
Acompanhando algumas tartarugas gigantes no Sueste

Há quem diga que é possível encontrar tartarugas marinhas nesta baía que possuem o tamanho de antenas parabólicas (!!!) Bom, o ILHATUR estava apenas começando, ainda teríamos um dia bem cheio de atividades pela frente, com direito a mais mergulhos com snorkel e vários outros passeios para contemplação! Como esse tour rendeu bastante conteúdo, e há muito o que falar sobre cada um dos lugares visitados, decidi que seria melhor dividi-lo em uma série com 4 matérias. Quer saber como foi o resto do dia?! Então não deixe de acompanhar nossas próximas atualizações :)

Serviço

Atalaia Receptivo
Produto: Ilhatour - passeio com duração de um dia completo pelos principais lugares de Noronha
Endereço: Rua Eurico Cavalcanti de Albuquerque - Alameda Boldró - s/n
Fernando de Noronha/PE CEP:53990-000 | Telefone: 081 3619-1328
E-mail: reservas@atalaia-noronha.com.br | Site:atalaia-noronha.com.br
Para valores dos passeios entre em contato e mencione que viu esta matéria!
Este passeio foi uma cortesia do Atalaia Receptivo ao Blog Boa Viagem

Veja outras matérias desta mesma série

Euforonha
Triboju Pousada da Carmô Dolphin Receptivo Atalaia Atlantis Travel Pousada do Zé Maria Pousada da Filó Pousada Estrela do Mar Econoronha e Parque Nacional Marinho Secretaria de Turismo do Pernambuco ICMBIO e Projeto TAMAR

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias