ILHATUR ATALAIA: Porto, Enseada dos Tubarões, Buraco da Raquel [parte 3 de 4]

Após as visitas e mergulhos nas baías do Sueste e Sancho, o ILHATUR com o Receptivo Atalaia partiu para uma breve parada de almoço seguida de momentos de contemplação na Enseada dos Tubarões, Buraco da Raquel, Ilhas Secundárias e uma visitinha ao Museu dos Tubarões.

Depois que almoçamos boa parte do pessoal que estava em nosso grupo começou a apresentar sinais de cansaso, ainda complementado pela refeição realizada. Depois de mergulhar no Sueste, descer e subir as escadarias para mergulhar na Baía do Sancho, o ILHATUR coordenado pela galera do Atalaia Receptivo partiu para uma fase de contemplação. Era hora de conhecer a Enseada dos Tubarões, ouvir as histórias sobre o Buraco da Raquel, conhecer um pouco mais a região próxima ao Porto de Santo Antônio, explorar o Museu dos Tubarões e aproveitar para apreciar o revoado das aves marinhas que habitam a costa noronhense.

Ilhas secundárias, Buraco da Raquel, Estrada para o Porto e o único posto de gasolina
Ilhas secundárias, Buraco da Raquel, Estrada para o Porto e o único posto de gasolina

Este mirante está localizado um ponto privilegiado, justamente aos pés da Capela de São Pedro dos Pescadores. Deste ponto é possível contemplar a beleza da Enseada dos Tubarões, avistar a Ilha Rata, do Meio e de São José (Ilhas Secundárias), além do que por ali mesmo é possível escutar os "causos" dos guias que colocam a imaginação dos turistas para viajar sobre as histórias pertinentes a origem do nome Buraco da Raquel. A seguir vocês podem conferir um pouco mais sobre as histórias do Tapioca com relação a este sítio turístico em Noronha.


Guia Tapioca do Receptivo Atalaia conta a história do Buraco da Raquel

Depois de fazer todo mundo pular para encontrar os motivos que fizeram esta pedra levar o nome de Raquel, passamos a uma fase em que paramos por alguns minutos para contemplar a beleza estônteante da Enseada dos Tubarões, lugar onde é possível até avistar a distância alguns pequenos filhotes de tubarões descansando próximos a areia desta praia, que não permite o acesso de turistas. Este é um lugar perfeito para fazer fotografias diferenciadas (procure o guia Tapioca! Ele é ótimo nisso!)

Enseada dos Tubarões e a vista para as ilhas secundárias
Enseada dos Tubarões e a vista para as ilhas secundárias

Não poderia também deixar de registrar um vídeo deste belíssimo lugar e o visual impressionante que os visitantes de Noronha podem apreciar próximo ao mirante da Enseada dos Tubarões!


Enseada dos Tubarões e vista para Ilhas Secundárias em Noronha

Além de observar as belezas naturais, fica aqui a minha recomendação para investirem um tempo apreciando o revoado das aves marinhas, capturei momentos únicos nesta enseada e considero que este seja um dos melhores lugares a serem explorados em Fernando de Noronha, desde que é possível mergulhar nos naufrágios do Porto, apreciar as belíssimas paisagens encontradas próximas ao Buraco da Raquel e Enseada dos Tubarões e bem como ficar ali paralisado com o bailar aéreo dos atobás, mergulhões e todas as outras aves que revoam por aquelas bandas!

Apreciação de pássaros em Fernando de Noronha
Apreciação de pássaros em Fernando de Noronha

Depois desses momentos de contemplação, partímos para outra parte do ILHATUR: uma visitinha ao Museu dos Tubarões, tudo ali pertinho do Mirante da Enseada dos Tubarões. Ali os vistantes podem se refrescar com bebidas geladas, comer quitutes (inclusive feitos de carne de tubarão salgada - tubarão este vindo do continente) e conhecer um pouco mais da história desses fantásticos animais.

Museu dos Tubarões - várias arcadas e informações em geral
Museu dos Tubarões - várias arcadas e informações em geral

Existem vários banners informativos nas paredes e as arcádas dentárias de várias espécies podem ser observadas pelos turistas: uma verdadeira aula sobre biologia marinha! Bom, no próximo e último post desta série sobre o passeio chamado ILHATUR, do Receptivo Atalaia vamos relatar a etapa em que partimos deste museu em Noronha e realizamos o último mergulho livre com snorkel do dia, entre a Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos, não vá perder hein!

Serviço

Atalaia Receptivo
Produto: Ilhatour - passeio com duração de um dia completo pelos principais lugares de Noronha
Endereço: Rua Eurico Cavalcanti de Albuquerque - Alameda Boldró - s/n
Fernando de Noronha/PE CEP:53990-000 | Telefone: 081 3619-1328
E-mail: reservas@atalaia-noronha.com.br | Site:atalaia-noronha.com.br
Para valores dos passeios entre em contato e mencione que viu esta matéria!
Este passeio foi uma cortesia do Atalaia Receptivo ao Blog Boa Viagem

Veja outras matérias desta mesma série

Euforonha
Triboju Pousada da Carmô Dolphin Receptivo Atalaia Atlantis Travel Pousada do Zé Maria Pousada da Filó Pousada Estrela do Mar Econoronha e Parque Nacional Marinho Secretaria de Turismo do Pernambuco ICMBIO e Projeto TAMAR

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias