Minhas belas primeiras impressões sobre Kona na Big Island

Pedras vulcâncias por todos os lugares, praias paradisíacas, gente agradável e trânsito organizado. O que mais você precisa em um destino mesmo? Conheçam minhas primeiras impressões sobre Kona, uma das cidades mais charmosas das ilhas do Havaí.

Ao desembarcar na Big Island vindo de um voo que partiu de Kahului, o aeroporto principal da Ilha de Maui, são notórios alguns detalhes capazes de formar logo de uma vez a primeira impressão sobre o verdadeiro Havaí: o vulcanismo e seus reflexos estão espalhados por todos os lados! Desde o desembarque em uma pista construída no meio da lava endurecida, até uma caminhadinha no centro de Kona fazem com que seus visitantes se impressionem facilmente, chegando a obter algumas conclusões evidentes sobre a importância e histórico dos vulcões presentes nessa ilha.

Antes de embarcar para o Havaí, ainda quando fazia minhas pesquisas e planejamento desta viagem, sinceramente não esperava encontrar uma cidadezinha tão aconchegante quanto é KONA. Ainda acreditava que a melhor parte desta viagem seria em Honolulu, ou ainda dirigindo sem rumo pelas rodovias que circundam a ilha de Maui, mas ao chegar na Big Island tudo mudou, e as belezas que encontraria nesse novo destino fariam com que esta se consolidasse como uma das melhores experiências de toda minha vida. Conhecer um lugar tão distante, tão rico historicamente, com detalhes tão impressionantes ficou definitivamente marcado na minha memória e estará aqui presente até que a posteridade chegue.

As primeiras impressões não poderiam ser melhores. Ainda não tinha sequer planejado a subida até o topo do vulcão Mauna Kea quando decidi que o melhor seria sair caminhando sem rumos definidos conhecendo melhor o centrinho de Kona, sua explendorosa baía, lugar onde acontecem provas incríveis de IronMan e tentar um mergulho de leve para refrescar o calor típico dessa cidade havaiana.

Kona - Primeiras impressões
Kona - Primeiras impressões

E não demorou muito para que eu ficasse perplexo com os detalhes: pedra vulcânica por todos os cantos - muros de casas inteiros construídos com pedras de vulcão, flores havaianas espalhadas por todos os cantos, aquele ritmo desacelerado ali no centro, motoristas parando seus carros com um sorriso no rosto para que os pedestres possam atravessar na faixa, aquele tal de aloha spirit nunca esteve tão presente em uma cidade.

Souvenirs, flor havaiana, muros de pedra vulcânica
Souvenirs, flor havaiana, muros de pedra vulcânica

É de Kona que partem boa parte dos passeios, dentre eles o mais famoso de todos na Big Island - o mergulho noturno com as Raias Gigantes (manta rays). É nesta cidade também que ficam hospedados boa parte dos turistas que preferem não possuir um veículo alugado, pois a vida noturna é mais agitada do que na outra maior cidade desta ilha - a bela HILO. Nos próximos posts sobre o Havaí vamos fazer um comparativo entre as duas cidades e deixar registradas algumas orientações para quem ainda está planejando uma viagem havaiana. Particularmente gostei mais de Kona, pois essa poderia também ser considerada a terra do sol brilhante no Havaí, enquanto meus dias em Hilo foram mais úmidos, mas vamos discutir muitos detalhes sobre essas duas cidades ainda aqui no blog. Como não amar uma cidade que possui uma das mais belas baías do Havaí logo ali depois de cruzar uma das ruas principais do centro?

A bela baía de Kona
A bela baía de Kona

Além de toda essa beleza, Kona conta com várias lojinhas lotadas de souvenirs, outras tantas empresas que trabalham como operadoras de turismo, ofertando para os turistas que caminham por ali alguns passeios realmente super faturados. É recomendável também que se aproveite alguns dos passeios para conhecer a tradição de Kona na produção de café, líder mundial na qualidade da produção dos grãos; é possível encontrar lojas que são especializadas em café e souvenirs ali no centrinho mesmo.

Para quem gosta de mergulhar e de boas alternativas para fazer snorkel não é preciso sair desta região para conseguir encontrar os melhores pontos da Big Island, ali muito próximo de Kona existe um lugar chamado Captain Cook, na baía de Kealakekua simplesmente o melhor lugar para mergulho livre que encontrei no Havaí e que muito em breve terá uma matéria exclusiva aqui no blog também. Agora se você acredita em pôr do sol e arco-íris, então definitivamente não existem mais condições para que você desfrute dos seus dias em KONA!

Pôr do Sol na Baía de Kona na Big Island
Pôr do Sol na Baía de Kona na Big Island

Como não amar um destino como esse? Em breve muito mais sobre o Havaí e seus destinos paradisíacos aqui no blog, não vá perder hein?!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias