Long Island Park em Koror, Palau [Micronésia]

Eu conheci um dos lugares mais incríveis do Palau sem precisar gastar nada a mais por isso. O Long Island Park é um marco municipal de Koror que pode ser conhecido em uma caminhada agradável com visuais estonteantes acompanhada por um belo mergulho livre com snorkel.

Entre em um mergulho e outro no Palau, eu me esforçava sempre para conhecer um pouco mais sobre esta nação. Como eu estava viajando para um destino pouco conhecido e com informações realmente limitadas na internet, fiz questão de me proteger financeiramente e reduzi o meu tempo na ilha a apenas 5 dias em Koror, a pequenina capital do Palau e hoje me arrependo profundamente por não ter ficado no mínimo umas duas semanas perdido na Micronésia.

O foco de quem viaja até este país é apenas um: mergulhar com cilindro e conhecer o famoso lago das águas vivas, entretanto o Palau pode surpreender os desavisados com paisagens de tirar o fôlego, piscinas naturais por todos os cantos e locais sempre muito amáveis com inglês fluente pronto para começar uma conversação amigável.

Visual paradisíaco no Long Island Park
Visual paradisíaco no Long Island Park

 

O grande problema é que em Koror não tem praia igual no Brasil, com onda e tudo mais. Eu diria que as águas que banham Koror seriam comparadas a uma verdadeira e gigantesca LAGOA de água salgada. Existe uma grande barreira de corais que protege a capital das grandes ondas, convertendo os lugares que são banhados pelo mar em verdadeiras piscinas naturais onde é possível ver o fundo do mar desde a superfície sem qualquer esforço.

Como é um destino turístico em que a exploração principal sempre é voltada para os mergulhos, quase sempre quem queria pegar uma praia ficava prejudicado, sendo obrigado a pagar um passeio de barco para ir até as Rock Islands, onde é possível encontrar praias realmente paradisíacas com mar calmo e a transparência fenomenal de sempre. Nesta oportunidade os preços eram de absurdos 100U$ por passeio de barco por pessoa, o que de fato era equivalente ao preço de 3 tanques de mergulho (incluindo a parada para almoço na mesma praia), ou seja, quem mergulha se dá super bem indo conhecer o Palau.

Praia em Koror - Palau - Micronésia
Praia em Koror - Palau - Micronésia

Nesta oportunidade eu fiquei hospedado em uma guesthouse e conheci algumas pessoas bem legais que infelizmente estavam em um dos paraísos do mergulho no planeta mas que sequer cogitavam a ideia de conhecer o fundo do mar com cilindro. Ao final de todos os dias nós conversávamos perguntando como foram as atividades e por incrível que possa parecer, eu fiz praticamente tudo que eles fizeram pelo mesmo preço, só que incluindo 3 tanques de mergulho por 3 dias consecutivos. Ou seja, no primeiro dia fui pro Jellyfish Lake e mais 3 pontos de mergulho pelos mesmos 100 dólares que eles pagaram para ir apenas no lago das águas vivas. Vai entender né!? Enfim, se for pro Palau um dia, vá com seu certificado de mergulhador em dias e opte apenas pelos passeios com mergulho.

Caminhando para conhecer o Long Island Park no Palau
Caminhando para conhecer o Long Island Park no Palau

Mas não pense que só de mergulho vive quem visita esta micro nação, pelo contrário! No último dia que estive no Palau eu não tinha mergulhos agendados por ter que viajar de avião no fim do dia e aproveitei que o tempo estava incrivelmente lindo para conhecer a alternativa dentro de Koror para quem não quer gastar um centavo e quer conhecer de perto um pouco da exuberância deste arquipélago. Este lugar se chama Long Island Park e ficava a apenas alguns minutos de caminhada da minha guesthouse.

Lugar perfeito para fazer snorkel no Palau
Lugar perfeito para fazer snorkel no Palau

Este parque se resume a um lugar alternativo no meio da cidade, um ponto de encontro dos nativos para jogar conversa fora e levar as crianças para se divertir com snorkel na mega piscina natural que ali fora adaptada. Eu cheguei por vários momentos a comparar este parque a qualquer uma das praças centrais das grandes cidades. Este é o ponto de encontro, é o lugar onde os trabalhadores vão para almoçar e tirar a sonequinha do meio-dia, onde os turistas vão passear nos finais de dia, e onde os mergulhadores vão descansar e se divertir sem precisar de pagar nada a mais por isso.

Piscina natural no Long Island Park
Piscina natural no Long Island Park

Esse lugar é uma verdadeira piscina natural alimentada pela ação tranquila das marés. Com a cheia o nível das águas sobe, porém o bom mesmo é esperar baixar para conseguir ver cardumes e animais exóticos que ficam represdos nos corais. Na foto anterior a profundidade nas áreas mais claras não passava de um metro, só que um pouco mais adiante, na praia principal do Long Island Park, mesmo na maré baixa a profundidade fica excelente para praticar snorkel, ainda mais no calorão que faz por essas bandas do planeta.

Praticando snorkel no Palau - Micronésia
Praticando snorkel no Palau - Micronésia

Aproveitei ao máximo os momentos com clima aberto entre os mergulhos para conseguir explorar boa parte de Koror sem precisar alugar um veículo. Existem vários taxis que percorrem toda extensão de Koror até a cidade de Malakal. Fiz alguns vídeos nesta oportunidade que podem expressar a minha emoção ao descobrir um lugar tão paradisíaco e complicado de ser visitado e você pode conferi-lo na íntegra clicando no play que vem logo abaixo!


Long Island Park - Palau - Micronésia

E se você quiser também ver mais fotos sobre esse lugar paradisíaco, não deixe de conferir a galeria de imagens a seguir. Nos próximos posts vamos conhecer o mundo submarino do Palau visitando um dos pontos de mergulho mais famosos do planeta: Blue Holes!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias