En la piscinita com un amigo colombianito :)

Fazer amigos em destinos paradisíacos já está se tornando rotina! É um prazer viajar sozinho e estabelecer novas amizades que ficam marcadas por momentos incríveis de diversão e lazer, assim como foi a amizade que fiz com uma criança colombiana que brincava pulando na Piscinita. Confira mais detalhes sobre este lugar na matéria de hoje e aprenda um pouco mais sobre amizades conquistadas em viagens impressionantes.

Outro ponto de parada fundamental para quem está dando uma volta na Ilha de San Andrés, caribe colombiano fica bem próximo de Ojo Solplador, a apenas alguns poucos kilômetros de Punta Sur, extremo ponto sul da ilha e chama-se La Piscinita.

Assim como é em West View, os visitantes que optam por mergulhar nas águas cristalinas desta piscininha devem pagar a taxa de admissão de 2.000COP e em troca são regalados com um pedacinho de pão para alimentar os cardumes. Da mesma forma que na piscinona na Vista para o Oeste, aqui os turistas também podem contar com as facilidades de um restaurante, banheiros e aluguel de equipamento para mergulho livre. A área compreendida pela piscinita é bem menor que em sua irmã mais velha West View, assim como a profundidade que não passa dos 8 metros em todo perímetro circundado pela costa de corais. Não há praia, não há um lugar para tomar banho de sol, mas agora já os pulos...

La Piscinita - Costa Oeste de San Andrés
La Piscinita - Costa Oeste de San Andrés

Em dias de maré baixa e mar tranquilo fica fácil compreender os motivos de chamarem esse lugar de piscininha. A água turquesa e cristalina faz o convite instantâneo ao mergulho para todos que se aproximam! Acredito que este possa vir a ser o lugar ideal para quem deseja investir boas horas despreocupadas praticando snorkel com mergulho em apnéia - não há muito o que explorar, mas a visibilidade da água e os cardumes fazem a brincadeira ficar bem legal :)

Cardumes em La Piscinita
Cardumes em La Piscinita

E não poderia haver lugares mais propícios para tecer novas amizades, não é mesmo?! Logo na minha primeira visita a La Piscinita conheci o Juanito, um pequeno colombianinho nativo da Costa Oeste que sempre estava por ali mergulhando. Quando me via passando e não estava na piscina, o pequeno Juanito gritava na beira da estrada tentando me chamar a atenção, convidando com muita alegria para dar uns saltos.

Não é um cliff diving propriamente dito mas vir correndo e dar umas de pontas nessa piscinita foi uma das atividades mais legais que pratiquei em San Andrés. O colombianito ficou encantado com minha câmera e fez questão de me mostrar o salto de costas que julga ser seu preferido! Eu já estava na água, apertei o REC e me diverti com a audácia desse molequinho.


Cardumes e pulos em La Piscinita

A piscinita está para este pequeno colombianinho de seus pouco menos de 10 anos assim como West View estava para o marmanjo que vos escreve. E há de ser bem registrado aqui que os lugares onde estávamos mergulhando não davam pé! Cerca de 8 metros no mais fundo, 4 metros no mais raso próximo a uma escadaria de madeira velha, única form de voltar a um novo pulo. É claro que para chegar até o melhor lugar para pular era preciso caminhar descalço sob as pontas dos corais secos constantemente presentes na Costa Oeste de San Andrés, mas isso era um pequeno detalhe perto da adrenalina que corria solta!

Com um amigo colombianito em La Piscinita
Com um amigo colombianito em La Piscinita

Quando mostrei o vídeo a Juanito, ele insistiu tanto comigo que acabei deixando-o como cameraman e registramos o vídeo logo a seguir:


La Piscinita em San Andrés

Ficamos por ali brincando por mais alguns minutos, eu no snorkel e meu novo amiguinho no pulmão com o olho aberto na água salgada, até que decidi que era hora de seguir adiante rumo a West View. Combinamos de nos encontrar por ali no dia seguinte pela manhã, mas quando voltei estava fechado e parti para o mergulho livre no Barco Hundido com meu amigo de Medellin Pancho e sua equipe! Amizades sinceras que sequer me conheciam e passaram a ser peças fundamentais para o sucesso dessa viagem :) É um prazer viajar e eternizar as experiências por aqui, algumas são impagáveis, né não?! Nos próximos posts sobre San Andrés vocês vão conhecer um pouco mais sobre a Praia de San Luís e o belo Rocky Cay; não deixe de acompanhar nossas atualizações por aqui e nas redes sociais.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias