Parque dos leões em Harare, Zimbábue

Nada como conhecer novos destinos em território africano e conseguir acumular experiências distintas e bem exclusivas que nações como o Zimbábue reservam a seus visitantes. No final do primeiro dia em Harare conhecemos o Lion and Cheetah Park, uma das alternativas para quem deseja experimentar uma breve prévia dos verdadeiros safaris africanos.

Eu já havia conhecido Domboshava, um verdadeiro Monumento Nacional localizado próximo a Harare, já havia também almoçado em um dos principais shoppings dessa cidade e de quebra conseguimos um prazinho para conhecer uma feira comercial que fica nos arredores centrais da capital do Zimbabwe, porém parecia que faltava algo: estávamos na África mas até então nada de ver animais selvagens. Quando saímos da feira questionei sobre nosso próximo ponto de parada e fui informado que era chegada hora de mergulhar em um dos melhores Game Parks que existem próximos à cidade de Harare: o Lion and Cheetah Park.

Bom, pra quem ainda não se aventurou nos safaris africanos, a expressão "Game" é utilizada com bastante frequência e associada a diversos nomes para compor o mundo de exploração das savanas do sudeste africano. Então vai ser comum vocês lerem termos tais como "Game Car", que é o carro utilizado para as expedições, o "Game Driver" ou "Game Guide", o responsável pelos tours, entre tantos outros termos. Questionei várias vezes sobre os motivos de usar o termo "Game", já que ao menos para mim ele está mais relacionado com jogar video-game ou praticar esportes. Bem, a explicação não veio com tanta facilidade. Foi preciso viver o "Game Park" para de fato compreender a utilização do termo.

Existem dezenas de parques para safaris privados e tombados como parques nacionais no Zimbábue, porém o problema é justamente o itinerário escolhido pelos viajantes e os objetivos estabelecidos para cada experiência na África. Em Harare não há um grande parque nacional onde seja possível observar os 5 grandes mamíferos selvagens mais vorazes ("The Big Five"), que consistem pelo leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte. No parque que visitamos não foi possível ver todos os 5 livres na natureza, devido às proporções necessárias para ter os grandes bichos livres, porém estive no mesmo ambiente que zebras, búfalos e leões, sem grades, sem telas, em áreas isoladas dentro dessa propriedade privada.

Répteis e mamíferos vivendo em harmonia no Lion and Cheetah Park
Répteis e mamíferos vivendo em harmonia no Lion and Cheetah Park

Na realidade o Lion and Cheetah Park poderia ser considerado a um grande zoológico composto dessa área onde é possível fazer um mini-safari em veículos fechados (pois os leões realmente estão livres); mas o legal é poder avistar os animais típicos da região sem precisar pernoitar ou acampar em áreas afastadas das cidades. É a forma mais rápida e prática de ir direto ao ponto, uma vez que esse era apenas nosso primeiro dia em território zimbábueano.

Vários crocodilos do nilo, répteis como uma grande variedade de cobras clássicas da região, bem como a presença de um gigantesco amigo quelônio (uma Tartaruga de Galápagos). Também conseguimos interagir com vários Macacos do Velho Mundo, ou babuínos, hienas e girafas, várias girafas :)

Alguns exemplos de animais encontrados no Lion and Cheetah Park
Alguns exemplos de animais encontrados no Lion and Cheetah Park

Foi possível encontrar várias espécies de antílopes, tal como a niala, um antílope do chifre em espiral comum nos parques sul-africano. Porém nós fomos até esse lugar na sede de ver os grandes leões, leoas e leopardos, os reis da selva! São alguns dos animias mais facinantes da natureza em minha opinião. Dotados de grande caninos, os leões são dominadores e predominantes em qualquer área que estejam, sejam livres na natureza ou em parques privados como esse que visitamos.

Leões e leoas em Harare no Zimbabwe
Leões e leoas em Harare no Zimbabué

Por precaução nosso "Game Drive", ou mini-safari realizado dentro da área desse parque na qual os bichos estão livres de grades ou sem qualquer tipo de tela para proteger os visitantes. O grande leão da montagem a seguir estava a apenas alguns metros de distância de nosso "Game Car", consegui fotografar seu focinho com perfeição! Já suas irmãs estavam acordadas e por isso acabamos permanecendo dentro do veículo.

Área com leões livres para a exploração dos visitantes
Área com leões livres para a exploração dos visitantes

Percebemos mesmo que a grande cereja do bolo foi reservada pro momento que estávamos quase no fim da visita, sendo convidados a participar de uma oportunidade única: a veterinária do parque estava realizando algumas tarefas rotineiras em um dos leões, tal como corte das unhas e tratamento dentário. O leão estava completamente dopado e já que estava nessas condições, acabamos conseguindo uma brechinha para conferir de perto o tratamento que estava acontecendo.

Acompanhando os cuidados de um veterinário a um leão
Acompanhando os cuidados de um veterinário a um leão

Ficamos por um bom tempo analisando todo o trabalho que estava sendo realizado e não demorou muito até que chegou o convite para sair da jaula, já que em mais algumas horas o leão viria a despertar. Partímos do Parque dos Leões do Zimbábue satisfeitos com a experiência obtida e com anseios de uma nova oportunidade para visitá-los.

Serviço

Lion and Cheetah Park
Tour realizado em parceria com a Wenhau Safaris & Tours
Tours privados no Zimbabwe, Safaris e serviços de guias
Telefone: +263 772220526 ou +263 713980726-7;
email: info@wenhausafaris.com / website: www.wenhausafaris.com

Admissão em parceria com o Lion and Cheetah Park
Game Park, Vip Tours, encontro com leões, girafas, tartarugas, cobras e muito mais...
Contatos: 0772-227-069 (Antony), 0772-943-205 (Toni), 0772-236-099 (Biggie)
Taxas de admissão em Maio de 2014: Adultos: U$7.00 / Crianças: U$5.00
email: lionpark@iwayafrica.co.zw / website: www.lionparkzim.com

O ZTA (Zimbabwe Tourism Authority) e a Wenhau Safaris & Tours nos deram o suporte necessário para a realização dessa atividade (tal como transfers/tour guiado).

Assista a alguns vídeos sobre essa matéria


Na jaula com um leão no Zimbabwe


Leões albinos no Lion Park de Harare - Zimbabwe

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias