Visitei o Palau em uma oportunidade despretensiosa de conseguir dar uma volta ao mundo focando apenas em 3 destinos principais: Havaí, Palau e Palawan nas Filipinas. Inclui uma parada em Koror justamente para poder conferir um pouco dos mergulhos nessa região da Micronésia, eu até poderia ter incluído tanto outros destinos nesta viagem, entretanto esta nação se mostrou como uma alternativa conveniente no meu deslocamento entre continentes desde que possui paisagens espetaculares e o singular mergulho com as águas vivas.

Acontece que o Palau é realmente considerado um destino exclusivo para mergulhadores. Em Koror não existe uma praia próxima para ir tomar banho de sol e ficar desfrutando estrutura de resort pé na areia. Quem decide cortar o mundo em um avião até chegar na Micronésia quer mesmo é conhecer o fundo do mar. Conheci alguns turistas nesta oportunidade que não mergulhavam e posso afirmar que eles estavam muito frustrados com relação aos custos dos passeios e por terem descoberto que não tem praia legal só depois que chegaram lá. Ao contrário deles, eu fui com um único objetivo: mergulhar o máximo possível.

Blue Holes - Buracos Azuis no Palau
Blue Holes – Buracos Azuis no Palau

O custo do passeio para chegar até a praia é praticamente o mesmo do mergulho. Sinceramente é mais viável ir conhecer o Palau com as devidas certificações já obtidas e com o intuito básico de afundar no oceano. O custo para mergulhar e para ir conhecer uma praia é o mesmo, o bônus nessa história acaba sendo o mergulho. Pelos mesmos 100 dólares eu mergulhei e conheci as mesmas praias que grande maioria dos turistas visitam no Palau. É um destino exclusivo para mergulhadores e seu melhor ponto, um dos mais divertidos e também impressionantes do planeta chama-se Blue Holes, ou em plano português, buracos azuis.

Um dos melhores pontos de mergulho no Palau: Blue Holes
Um dos melhores pontos de mergulho no Palau: Blue Holes

Estávamos em um grupo de 8 mergulhadores, todos com certificação avançada. Seria meu primeiro mergulho avançado depois da certificação obtida no Havaí (Kauai) e estava tranquilo e na expectativa de contemplar um dos melhores lugares para mergulhar na Micronésia. Sabia a todo momento que talvez nunca mais conseguiria voltar a esta micro nação, e não seria por falta de vontade, mas sim por conta dos altíssimos preços das passagens para conseguir chegar nesse lugar paradisíaco.

Com relação ao nome do lugar acredito que as fotos conseguem expressar a grandiosidade com melhor definição do que os meus próprios parágrafos. Parecia que estávamos em uma grande catedral de corais com furos que permitiam a entrada da luz de maneira esplendorosa! Esta é uma enorme caverna que proporciona cenários espetaculares, permitindo que a luz ambiente contraste de uma maneira verdadeiramente surpreendente com a cor azul brilhante intensa da água na região.

Mergulho nos melhores pontos de mergulho do planeta
Mergulho nos melhores pontos de mergulho do planeta

O chão desta imensa caverna está próximo aos 40 metros de profundidade, mas os buracos de entrada estão em um ponto mais raso, quase que encontrando-se com a superfície, são essas entradas que permitem com que a luz adentre o ambiente completo proporcionando um mergulho esplendoroso. Este é um mergulho que também pode ser realizado por iniciantes, porém para tocar o fundo do mar nos 40 metros é preciso do certificado avançado. Ficamos no máximo uns 15 minutos dentro da caverna e submergimos todos passando entre os buracos azuis encontrando um oceano de azul profundo e que parecia até infinito.

É fácil compreender os motivos pelos quais os custos de uma viagem desse, inclusive de um passeio para mergulho como esse acabem extrapolando o orçamento, visto que o Blue Holes está a mais de 50 quilômetros em uma viagem de lancha da capital Koror, requerendo uma viagem de pouco mais de uma hora para se alcançar o ponto principal. Consegue compreender o quão fundamental é visitar esse lugar com um certificado de mergulho? Comprando o mergulho você ganha o passeio de barco pelas Rock Islands e uma parada entre os tanques na praia paradisíaca que os turistas pagam 100 dólares apenas para desfrutá-la, compra-se um item e leva-se três, é uma barbada concorda?!

Profundezas do oceano no Palau
Profundezas do oceano no Palau

Este é um mergulho tão espetacular que no meu último dia decidi repeti-lo, só que desta vez foquei apenas em fazer filmagens. Estou anexando ao final desta matéria o vídeo que realizei no segundo mergulho no Blue Holes, acredito que compartilhando o vídeo você pode ter uma visão mais ampla de quão sensacional é este mergulho, com certeza as imagens conseguirão expressar melhor do que as minhas palavras, perceba que o começo do mergulho já é adentrando a caverna e o quão parecida com uma catedral ela se aparenta por conta dos raios de luz solar que adentram os buracos “azuis”.

Uma moréia escondida em sua toca em nosso caminho de volta ao barco
Uma moreia escondida em sua toca em nosso caminho de volta ao barco

Após sair da grande caverna por sua janela lateral e me encontrar com o infinito azul do oceano exterior, imediatamente encontrei vários cardumes exóticos típicos desta região do planeta, silhuetas de tubarões disputando o alimento nas profundezas do mar e várias fendas que nos conduziram até outro ponto espetacular de mergulho: o Blue Corner, lugar onde encerramos esta inacreditável experiência.

Nos próximos posts compartilharei mais vídeos desses mergulhos no Palau, inclusive um vídeo mais curto com os melhores momentos de todos as experiências. A seguir você pode conferir o vídeo completo, em resolução máxima,Assista agora, Blue Holes no Palau:


Mergulho no Palau: Blue Holes

Serviço

Mergulho em Blue Holes no Palau
Sam’s Tours Palau Diving Center – Realizamos nossos mergulhos no Palau com a melhor agência da região: Sam’s Tours, localizada em Malakal – Palau – Micronésia – visite o site deles para maiores detalhes/orçamentos (http://www.samstours.com)

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *