Exploramos recentemente as principais cidades da Rota Cultural no estado considerado coração cultural do México. Foram 5 dias conhecendo as principais cidades do estado de Guanajuato, entre elas exploramos o Centro Histórico e arredores de San Miguel de Allende, incluindo algumas atividades de aventura, para depois conhecer o berço da independência mexicana em Dolores Hidalgo.
Até então não havíamos visitado a capital do estado de Guanajuato, cidade que também leva o mesmo nome. Foi realmente muito especial a forma na qual a Secretaria de Turismo planejou a nossa introdução à histórica cidade de Guanajuato, realmente foi espetacular adentrar as ruas históricas depois de percorrer 15 quilômetros em uma Mountain Bike desde o topo da Sierra de Santa Rosa até as ruas principais desta belíssima cidade.
Em uma mountain bike rumo a Guanajuato
Nosso passeio começou ainda na sede da empresa Turismo Alternativo em Guanajuato e boa parte do percurso é realizado em altitudes próximas aos 2.000 metros do nível do mar. É um passeio cênico! As paisagens são definitivamente espetaculares, assim como o próprio percurso. Nós passamos por povoados muito humildes conectados entre si por estradas de terra que margeiam as serras desta região no México. O percurso é composto em sua grande maioria por curvas e descidas. Paramos várias vezes no decorrer do percurso para nos agruparmos novamente e seguir o caminho juntos.
Visual incrível dos campos verdes nos arredores de Guanajuato
Realmente as paisagens eram espetaculares. Muito verde contrastando com os tons pastéis das construções e por vez ou outra encontrávamos os resquícios da exploração de minérios em nosso caminho. Na montagem anterior você pode contemplar a vista que eu obtive do topo de uma velha estrutura metálica utilizada como suporte para a extração de cascalho rico em minérios. Em alguns momentos inclusive chegava a acreditar ter voltado no tempo ao passar por igrejinhas em cores vibrantes com arquitetura colonial e casarões de pedra que pareciam estar abandonados.
De bicicleta por vilarejos históricos em Guanajuato
Fomos descendo pelas colinas sempre passando por diferentes aglomerados populacionais conectados à cidade de Guanajuato. Alguns dos lugares que visitamos foram Santa Rosa de Lima, Santa Rosa de Abajo e o Mineral del Monte de San Nicolás, sempre parando para explorar os resquícios deixados pela alta temporada de mineração neste estado, a propósito ainda existem cerca de 120 minas ativas na região.
Caminho em meio às colinas com parada em mina abandonada
Não demorou muito até alcançarmos o caminho que rodeia a Presa de Mata, com algumas das mais belas paisagens que encontramos em todo decorrer de nosso percurso, entretanto o ponto alto, ao menos para o viajante que lhe escreve, foi justamente quando adentramos o Centro Histórico e ficamos encantados com as ruas subterrâneas e todo esplendor de uma das mais belas cidades históricas no território mexicano.
Chegando na cidade de Guanajuato – México
Finalizamos o passeio encantados com a beleza de todo percurso, que mesclou as sensacionais vistas panorâmicas obtidas na Sierra de Santa Rosa com a apresentação da surpreendente arquitetura colonial da cidade histórica de Guanajuato no México. A seguir te convido para assistir ao vídeo com alguns dos melhores momentos de nosso passeio e logo após você pode conferir a galeria com as melhores fotos registradas, inclusive as fotos utilizadas nas montagens desta matéria em alta resolução.
De bicicleta rumo a Guanajuato
Serviço
Turismo Alternativo em Guanajuato
Endereço: Pasaje de los Arcos #1 Zona Centro, Guanajuato, Guanajuato. C.P. 36000
Site: turismoalternativoenguanajuato.com / Telefones +52 (473) 732 2591 / +52 (477) 147 9581
Luiz Jr. Fernandes viajou para o México com todas as despesas pagas a convite da Secretaria de Turismo do estado de Guanajuato – MEXICO