Passeio ao entardecer pelo Centro Histórico de San Miguel de Allende

Conhecemos Dolores Hidalgo e a Vinícola Cuna de Tierra antes de partir para nossa última atividade oficial em San Miguel de Allende: uma caminhada pelos principais marcos municipais em seu Centro Histórico enquanto o fim do dia se aproximava.

Deixamos para trás mais um dos pontos de interesse desta viagem ao estado mexicano de Guanajuato ao partir da vinícola Cuna de Tierra, nas proximidades de Dolores Hidalgo, rompendo de volta a San Miguel para a última atividade do dia: um passeio ao entardecer pelas ruas do Centro Histórico desta cidade.

Na volta resolvemos fazer um percurso diferente para conseguir conhecer uma interessante igrejinha localizada em um pequeno povoado próximo a San Miguel de Allende chamado Atatonilco. Quando nossa van estacionou, tivemos a oportunidade de caminhar naquelas ruazinhas próximas a este santuário tendo sempre a impressão de que voltamos novamente algumas décadas no tempo; um verdadeiro sentimento bucólico tomou conta do meu interior enquanto caminhava por essas pequenas ruas decoradas com bandeirolas.

Santuário de Atatonilco - Guanajuato - México
Santuário de Atatonilco - Guanajuato - México

Adentramos o Santuário de Atatonilco, uma belíssima construção tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade de acordo com a UNESCO, possuí arquitetura com ares do século 18 e também é conhecido pelo nome de Santuario de Dios y de la Patria, ou ainda Santuario de Jesús Nazareno de Atotonilco. Suas paredes são completamente adornadas por pinturas barrocas representando a vida e morte de Jesus Cristo.

Pinturas no teto do Santuário de Atatonilco
Pinturas no teto do Santuário de Atatonilco

Este santuário possui sete capelas e faz parte de um complexo religioso implantado em Guanajuato pelos jesuítas. Com a finalidade de servir como casa de exercícios espirituais inacianos, este mosteiro sempre contou com o apoio de várias mecenas saídas das famílias mais abastadas de San Miguel. Os exercícios comentados anteriormente estão diretamente vinculados a penitências, incluindo flagelamentos, que são realizados em regime de internato com duração de até 30 dias.

De volta a San Miguel de Allende para conhecer seu Centro Histórico
De volta a San Miguel de Allende para conhecer seu Centro Histórico

Registramos algumas fotos e seguimos viagem até alguns dos principais marcos urbanos de San Miguel de Allende. Conhecemos uma espécie de lavanderia comunitária, algumas das primeiras fontes de água potável e alguns casarões com arquitetura colonial bem atrativa. Parecia que nosso passeio possuía trilha sonora, desde que quase sempre era possível encontrar um artista pelas ruas entoando sonidos tipicamente mexicanos.

Praça Benito Juarez
Praça Benito Juarez

Cruzamos a Praça Benito Juarez apreciando a rotina de vida dos locais. Alguns praticavam esportes, outros buscavam uma guloseima ou outra nas várias barraquinhas de comidas típicas que existiam em nosso caminho, casais de namorados aproveitavam o ar puro tão propício ao romance. Por falar em ar puro, acredito que a altitude em que reside nessa região (pouco mais de 1.900 metros do nível do mar), é a grande responsável pela qualidade dos ares que circulam nesta metrópole Patrimônio Histórico.

Pôr do sol nas ruas de pedra de San Miguel de Allende
Pôr do sol caminhando nas ruas de pedra de San Miguel de Allende

Continuamos nossa caminhada partindo da Praça Benito Juarez rumo ao epicentro cultural e histórico de San Miguel, a pracinha do centro da cidade, lugar onde é possível mergulhar no bucolismo proporcionado pelo cair da noite e o iluminar de cada lâmpada nas fachadas dos casarões. Caminhamos sem pressa tentando registrar os melhores momentos mesmo já com baixas condições de luminosidade; quando eis que em uma esquina antes de chegar na clássica Basílica de San Miguel de Allende, me atentei para a paisagem que estava diante das minhas lentes e capturar a imagem que representou bem nossa estadia em Guanajuato...

A foto clássica capaz de representar esta cidade
A foto clássica capaz de representar muito bem esta cidade

Até mesmo as cores pastéis utilizadas tão harmonicamente para colorir as fachadas das casinhas que margeiam as ruas de pedra pareciam colaborar um pouco para que eternizasse a composição que estava ali a minha frente. As bandeirolas vibravam constantemente por conta do vento frio que chegava junto com a noite. Terminei de chegar aos pés da grande Basílica e tentei encontrar o melhor lugar para conseguir enquadrar tremenda construção em apenas uma foto...

Basílica de San Miguel de Allende
Basílica de San Miguel de Allende

Foi realmente sensacional testemunhar a mudança de cores que o cair da noite impõe às construções desta cidade colonial. Parece que o charme do Centro Histórico fica mais evidente com a valorização exacerbada que toda iluminação provoca nesses casarões e monumentos. Caminhamos por vários minutos apreciando a rotina das pessoas aglomeradas na praça central em uma noite de domingo. Com o adentrar da noite, veio também a hora de reforçar as energias com nosso jantar, antes de voltarmos pela última vez ao Hotel Imperio de Angeles.

Divertido passeio noturno pelo Centro Histórico de SM Allende
Divertido passeio noturno pelo Centro Histórico de SM Allende

Nesta oportunidade, conhecemos um Restaurante que servia não somente comida mexicana, mas um tanto quanto especializado em massas e pratos de nível internacional. É claro que pedimos dois tipos de pratos para avaliar o nível do recinto, um deles mexicano: fajitas a ranchera - que são tirinhas de carne na chapa com cebolas, pimentões, tomates e guaca-mole de acompanhamento e o segundo foram camarões jumbo recheados com requeijão cremoso e enrolados com fatias de bacon. HUMMMM... :)

Jantar no Restaurante Mamma Mia em San Miguel de Allende
Jantar no Restaurante Mamma Mia em San Miguel de Allende

A seguir compartilho contigo o vídeo com alguns dos melhores momentos registrados neste passeio que nos levou a conhecer um pouco mais do Centro Histórico de uma das principais cidades do coração cultural do México. No próximo post vamos viajar novamente por este amado país, desta vez nosso destino é outro Patrimônio da Humanidade, a cidade histórica de Guanajuato, fique de olho em nossas atualizações!


Passeio por San Miguel de Allende

Luiz Jr. Fernandes viajou para o México com todas as despesas pagas a convite da Secretaria de Turismo do estado de Guanajuato - MEXICO

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias