Sanduba de responsa na Molinari Delicatessen

Minha caminhada pelas ruas de São Franscisco continua. Depois de conhecer Chinatown, descobri um lugarzinho muito especial para quem aprecia queijos, salames e sanduíches DELI, a Molinari da Avenida Columbus. Confira comigo o nível do sanduíche de salame que eles fizeram pro meu primeiro almoço em SF.

Continuando o passeio que realizei no dia em que conheci São Francisco, eu já havia visitado a China Beach e me encontrado com a Golden Gate ainda bem cedinho. Depois voltei ao hostel para me certificar de que não teria problemas em ficar o dia todo na rua e foi então que parti para a exploração de verdade: subi 5 quadras para conhecer a Catedral Grace, desci a Rua California duas quadras e me joguei num passeio pela Chinatown de SF, literalmente me perdendo no tempo. Quando percebi já eram mais de 3 da tarde, meu estômago clamava por socorro e eu ainda tinha outros dois pontos que gostaria de visitar antes do dia acabar: a famosa Russian Hills findando meu dia de explorações assistindo o sol se pôr com a Ponte Golden Gate em plano de fundo. Eu estava apenas no meio do caminho e decidi que seria realmente interessante uma paradinha para matar a fome. Mas ONDE?!

Sugestão de passeio a pé em SF
Sugestão de passeio a pé em SF

Confesso para vocês que não tinha nada planejado. Mal sabia onde estava. Só tinha o conhecimento que o GPS e as redes sociais me proporcionavam. Depois de visitar tantas lojas de artigos chinos, desci a rua Washington, contemplando a praça Portsmouth. Continuei até encontrar um grande cruzamento onde uma das espinhas dorsais de North Beach nascem: a Columbus Avenue. Recordo a vocês que tudo isso eu fiz caminhando, sem gastar um mísero dólar. Como a Columbus é perpendicular a todas as outras ruas, fui caminhando por ali mesmo sem muita pressa até encontrar um lugar para comer. Eu estava na metade do caminho até a rua Lombard, que me levaria a conhecer a rua de curvas curtas batizada como Russian Hills, e eis que no meio do meu caminho me encontrei bem em frente a um lugar altamente tradicional em São Francisco: a Molinari Delicatessen.

Deli tipicamente italiana há mais de 100 anos em São Francisco
Deli tipicamente italiana localizada em São Francisco - North Beach

E quem não conhece pode até passar despercebido. Acontece que a fachada não é tão atrativa quanto os freezers nos quais são expostas as centenas de variedades em queijos, salames, presuntos, apresuntados, linguiças, defumados e embutidos em geral. Para quem não conhece o termo Delicatessen, ou sua abreviação - a Deli - esta é uma palavra que expressa exatamente o que a palavra inglesa delicacies quer dizer: IGUARIAS!!!

Nos Estados Unidos, este tipo de loja tem se espalhado como um vírus descontrolado pelas grandes metrópoles. Em praticamente todo canto é possível encontrar as Delis, que podem ser brilhantemente descritas como uma mistura de mercearia com fast-food, contando com um diferencial: a alta qualidade e variedade de produtos disponíveis para que os clientes possam montar seus sandubas ou simplesmente adquirir no kilo para petiscar posteriormente.

Queijos, salames, vinhos, condimentos e temperos de vários lugares do mundo
Queijos, salames, vinhos, condimentos e temperos de vários lugares do mundo

E meu almoço foi mais ou menos assim: entrei na Molinari ainda meio que ressabiado. Sem conhecer o esquema de atendimento, passei a observar os produtos que estavam expostos e constatei que realmente os preços não eram tão assustadores,e isso tanto para sanduíches quanto nos queijos e embutidos importados. Peguei uma senha na entrada e não demorou muito até que um dos atendentes gritasse por meu número. Eu já havia sacado que a primeira coisa que eles pedem é o pão. Bom, isso quem provê é o próprio cliente, que pode retirar qualquer tamanho em uma cesta que fica logo em frente ao frezzer horizontal com os queijos. Peguei um gigante pois a minha fome estava realmente brutal!! E qual foi a vantagem? Simples! Isso não influenciou no preço final do meu pedido, desde que os pães costumam variar no máximo uns 5 centrímentros entre o maior e o menor.

Com o pão devidamente fornecido foi a vez de escolher o recheio. Bom, eu sou um fanático por embutidos, ainda mais por salames italianos!! E esse foi meu pedido: sanduba de salame. Quando respondi o sabor obtive como resposta outra pergunta: se eu gostaria de incluir qualquer adicional ou se preferia que deixasse que ele montar o tradicional. Minha única exigência foi queijo provolone! :) E quando menos percebi já estava com o pacote na mão. Sentei na porta do estabelecimento para apreciar o vai e vem dos carros pela Columbus Avenue enquanto tentava devorar meu sanduba, ou ao menos a metade dele!

Sanduíche de salame no Molinari Delicatessen
Sanduíche de salame no Molinari Delicatessen

Ele já veio partido ao meio e só consegui comer uma das metades. O tipo de sanduíche que pedia uma cerveja geladíssima (desde que já tinha tira-gosto de sobra!) Guardei o outro pedaço na mochila e parti para uma caminhada de 4 quadras até avistar a Lombard Street, ponto de parada do nosso próximo post, sobre o Russian Hills! Não vai perder né!? Curtiu?! Deu fome? Expresse ae nos comentários a sua vontade de morder a tela =)

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias