ILHATUR ATALAIA: Cacimba do Padre e snorkel até a Baía dos Porcos [parte 4 de 4]

Encerrando com chave de ouro essa série de matérias sobre o Ilhatur, o passeio mais intenso de Fernando de Noronha, recomendado a praticamente todos os visitantes do paraíso. Neste último post relatamos um belo mergulho livre entre a praia da Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos e finalizamos o dia com um pôr do sol fantástico admirado desde o mirante do Forte do Boldró!

Enfim chegamos à última parte dessa série de 4 matérias em que relatamos com riqueza de detalhes um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam o Arquipélago de Fernando de Noronha: o ILHATUR, que em nosso caso foi realizado junto com a equipe do Atalaia Receptivo. Já imaginou o quão intenso é um dia recheado com tantas atividades a ponto do blogueiro se sentir na obrigação de dividir o que seria uma matéria em quatro!? Foi um dia bem intenso, cansativo, mas completamente recompensador. Como dizem os guias da Atalaia é o típico passeio-DVD, em que você chega na pousada no fim do dia, deita, vira e dorme (DVD, sacou!??). Comprovei que realmente isso é uma verdade, são várias trilhas, mirantes, praias, mergulhos com snorkel e outras atividades de contemplação que fazem mesmo os turistas ficarem esgotados no fim do passeio.

Depois de visitar as Baías do Sueste e Sancho, de conhecer as histórias do Buraco da Raquel e observar a Enseada dos Tubarões era hora de partir para a próxima e penúltima parada deste ILHATUR: a Praia da Cacimba do Padre. Esse é outro lugarzinho em Noronha pelo qual tenho gigantesco apreço - a partir da Cacimba é possível chegar a um dos lugares mais lindos de Noronha: a Baía dos Porcos, palco do último mergulho livre com snorkel realizado nesta oportunidade.

Deixando o museu dos tubarões e partindo para a Cacimba do Padre
Deixando o museu dos tubarões e partindo para a Cacimba do Padre

Uma das praias mais procuradas para quem manja bem de surf, lugar importante também para quem quer pegar um bronze, comer um peixe na folha de bananeira, ou simplesmente explorar os belos mirantes com vista para o Morro Dois Irmãos que existem ali bem do lado esquerdo de quem chega na Cacimba. O acesso para a Baía dos Porcos é feito de duas formas: ou caminhando nas trilhas das pedras que dividem a praia da baía ou nadando entre as duas praias em um espetáculo de transparência, sempre com o visual impressionante do Morro preenchendo o plano de fundo das fotos que podem ser registradas no meio do trajeto. Uma vez na água qualquer pessoa se impressiona com a quantidade de cardumes, a beleza natural dos corais e principalmente com a temperatura e visibilidade das águas.

Snorkel entre a Cacimba e a Baía dos Porcos
Snorkel entre a Cacimba e a Baía dos Porcos

Seria um mergulho bem tranquilo, o mar estava propício para isso desde que as ondas não estavam muito fortes naquele final de tarde. Depois de preparados com os equipamentos de mergulho livre, nos lançamos ao mar com calma, mas ao mesmo tempo espertos com o horário, já que ainda teríamos um último ponto de visitação antes do fim deste tour, que deveria ser visitado com o pôr do sol! Lá fomos explorar o fundo dos oceanos já sendo muito bem recepcionados pela tartaruga marinha da montagem a seguir!

Bela tartaruga mergulhando tranquila próxima a praia da Cacimba
Bela tartaruga mergulhando tranquila próxima a praia da Cacimba

Belíssima, concordam?! E olhem que no caso da montagem anterior, não utilizei filtro ou nenhum efeito de editores de imagem - são as fotos originais, redimensionadas e recortadas para compor a montagem, ou seja meus amigos - a transparência da água combinada com a presença de rica fauna marinha transforma esse snorkel entre a Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos em um dos mergulhos livres mais propícios e divertidos que podem ser experimentados por qualquer visitante de Fernando de Noronha - só alertamos que faz-se necessário explorar o fundo do mar SEMPRE em um grupo, ao menos 2 pessoas sempre! Não é muito legal estar no meio do mergulho e acontecer uma câimbra por exemplo! Então SEGURANÇA acima de tudo e bora visitar essa pequena moréia nos 8 metros de profundidade :)

Entre os Dois Irmãos uma pequenina Moreia-pintada
Entre os Dois Irmãos uma pequenina Moreia-pintada

Não foi preciso sequer disparar o flash! Esta moreinha-pintada estava toda tranquilona repousando em um buraco entre os corais. Quando avistei as pintinhas, travei a respiração e mergulhei fundo em busca do melhor registro desta pequenina cidadã noronhense :) Entre os mergulhos e pausas para descanso encontrava as oportunidades mais incríveis para registrar a imponência do Morro Dois Irmãos, com sua imponente vista capturada desde o ângulo de quem está em um freedive entre a Cacimba e a Baía dos Porcos!

Fotos incríveis na água entre os Dois Irmãos
Fotos incríveis na água entre os Dois Irmãos

Foram apenas 40 minutos de mergulho, mas que comprovaram as minhas teorias de que as três baías noronhenses (Sueste, Sancho, dos Porcos) merecem um tempo a parte para serem exploradas por várias horas, afinal de contas assim como vocês pôdem comprovar pelas matérias desta série, em praticamente todos os mergulhos realizados conseguimos contemplar vida, e vida em abundância no fundo do oceano que banha Fernando de Noronha.

Fim de mergulho, todos com sorrisos estampados no rosto, era hora de correr para a última parada deste Ilhatur com o Receptivo Atalaia: o pôr do sol observado desde o mirante do Forte São Pedro do Boldró, que proporciona um visual espetacular a seus visitantes.

Pôr do Sol no Forte do Boldró
Pôr do Sol no Forte do Boldró

Com o fim do dia, chega também ao fim o Ilhatur, todos voltam para os veículos e partímos de volta às pousadas. No meu caso, saí da Pousada Estrela do Mar e estava voltando para a Pousada da Dona Filó, assunto da nossa próxima matéria sobre Fernando de Noronha! Aguardem também muitos mergulhos, atividades aquáticas, fotos com visuais incríveis e vídeos que complementam nossa riqueza de detalhes :) Até a próxima!

Serviço

Atalaia Receptivo
Produto: Ilhatour - passeio com duração de um dia completo pelos principais lugares de Noronha
Endereço: Rua Eurico Cavalcanti de Albuquerque - Alameda Boldró - s/n
Fernando de Noronha/PE CEP:53990-000 | Telefone: 081 3619-1328
E-mail: reservas@atalaia-noronha.com.br | Site:atalaia-noronha.com.br
Para valores dos passeios entre em contato e mencione que viu esta matéria!
Este passeio foi uma cortesia do Atalaia Receptivo ao Blog Boa Viagem

Veja outras matérias desta mesma série

Euforonha
Triboju Pousada da Carmô Dolphin Receptivo Atalaia Atlantis Travel Pousada do Zé Maria Pousada da Filó Pousada Estrela do Mar Econoronha e Parque Nacional Marinho Secretaria de Turismo do Pernambuco ICMBIO e Projeto TAMAR

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias