Visitando as Cataratas em Puerto Iguazu, Argentina

A melhor viagem ás Cataratas do Iguaçu é sem dúvidas aquela que você faz conhecendo o melhor dos dois mundos. Grande maioria dos visitantes desse lugar só conhecem o lado brasileiro e ignoram o lado argentino por não conhecer o nível de interatividade, conforto e acessilidade que o turista recebe ao visitar esse fantástico parque nacional argentino! Faça agora mesmo um tour pela Garganta do Diabo e todas as depêndencias das Cataratas na Argentina aqui no Blog Boa Viagem!

Motivado pela força blogueira provinda do #BlogTurFoz, continuamos com os relatos das viagens que já realizamos no entorno da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Na última vez que falamos sobre esse tema, mencionamos a beleza e tranquilidade da cidade de Puerto Iguazu, e como eu gostei dessa cidade, voltaria lá mil vezes sem precisar de ir até a Ciudad del Leste para fazer compras. Eu ainda falei sobre as belezas da vista única de três países no marco das três fronteiras, um lugar tão espetacular que você pode em uma foto conseguir enquadrar o território dos três países, mas o que eu achei de mais espetacular nessa cidade, foi justamente quando eu decidi que não poderia voltar dessa viagem sem conhecer também o lado argentino das Cataratas do Iguaçu (Iguazu em espanhol) e como sempre, eu fiquei totalmente encantado com a beleza do parque, com sua acessibilidade e principalmete com toda a interação que os visitantes têm com as cataratas. É espetacular!

E se por um lado as Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro são tão panorâmicas, por outro lado no lado argentino pode-se literalmente caminhar sob as águas e ter um contato único com essa maravilha da natureza. Existem tantas plataformas fantásticas que te colocam praticamente dentro das cachoeiras, que se molhar acaba sendo uma diversão. Além disso, a cereja do bolo é justamente ir até a plataforma que te coloca dentro da Garganta do Diabo, a principal queda das Cataratas.

Vale a pena atentar para a tabela abaixo com os preços para acesso ás Cataratas de Puerto Iguazu, nós brasileiros e bem como todos os nativos do Brasil, Paraguai e Uruguai pagam um preço mais acessível (45 pesos) enquanto todos os outros extrangeiros pagam pouco menos do dobro desse valor. Ainda há facilidades para crianças, que têm descontos satisfatórios.

Preço da entrada nas Cataratas da Argentina
Tarifas de entrada para o Parque das Cataratas do Iguaçu na Argentina

Eu já havia visitado o Parque Nacional Los Glaciares, em El Calafate, para ver o Perito Moreno, e já conhecia a fama da estrutura disponibilizada ao turísta nos parques argentinos, mas espera aí um pouco! Ao visitar mais esse parque nacional eu fiquei totalmente motivado a conhecer TODOS os parques nacionais argentinos. Primeiro pelas maravilhas naturais encontradas nesse país, segundo pela estrutura! Você é simplesmente tratado como um cliente, muito além de turista! Tudo é muito acessível, existem conexões para todas as áreas muito bem sinalizadas. Quero conhecer todos os parques definitivamente!

E eu acho que o segredo do sucesso desse parque está na forma na qual você visita as Cataratas! Existe um trem que te leva por todo o parque sem muito sufoco! Acessiblidade máxima para o turista, desde crianças até idosos podem visitar as Cataratas sem medo de não conseguir acessar determinada área, ou tão pouco medo por acontecer algo inesperado. O máximo que pode te acontecer é simplesmente você acabar não suportando a pressão e se lançar nas águas refrescantes das centenas de quedas d'agua totalmente acessíveis! Você pode literalmente tomar um banho em qualquer uma delas! Essa é a grande diferença entre o lado brasileiro e o argentino. Aqui você pode praticamente entrar nas Cataratas e se molhar todo se quiser!

Trem garganta do diabo - Puerto Iguazu
Chegando no parque e pegando o trem para a Garganta del Diablo

Não precisa de mencionar novamente que a estrela aqui é a Garganta do Diabo não é mesmo? Pela foto acima dá pra notar o tamanho da fila que se forma para pegar o trem que leva até essa atração. Você pode até ir caminhando, mas o legal dessa visita é pegar o trem e desfrutar da paisagem e natureza exorbitante do local enquanto se desloca pelas dependências do parque.

Pegando o trem que leva pra Garganta do Diabo
Pegando o trem que leva pra Garganta do Diabo

O trem segue pelas diversas estações do parque com hora marcada! Basta estar lá na hora certa e você terá seu deslocamento pelo parque totalmente garantido. Não se preocupe em perder o trem, caso isso ocorra, na grande maioria das estações existem lojinhas para compra de artesanatos/presentes e ainda existem as lanchonetes com deliciosas empanadas argentinas a um preço não tão satisfatório, mas que vale a pena!

Parque Nacional do Iguaçu na Argetina - Trem de tursimo
Trem que percorre o Parque de Puerto Iguazu

E logo no ponto final que chega á entrada das plataformas de acesso á Garganta do Diabo, você é saudado com um Bienvenido. A partir dali segue-se em uma leve caminhada pelas plataformas construídas sob as águas e finalmente, de longe avista-se a tal da garganta.

Garganta do Diabo - Cataratas do Iguazu - Argentina
Garganta do Diabo - Cataratas do Iguazu - Argentina

E o que mais me impressionou foi o quão próximo dessas fantásticas quedas d'agua você pode estar. Praticamente tira-se fotos como se você estivesse caindo nas cataratas. É fabuloso o poder da natureza, a força das águas te coloca em seu devido lugar, mostra que somos apenas meros peões nesse xadrez da vida. E que sempre no final o peão e o rei saem do tabuleiro e voltam pra caixa.

Garganta do Diabo - Puerto Iguazu - Argentina
Na Garganta do Diabo - Puerto Iguazu - Argentina

E eu ainda consegui registrar em um vídeo muito rápido o momento em que visite a Garganta do Diabo. Na realidade esse é um vídeo que fiz muito rapidamente pois estava com um medo danado de estragar a minha câmera, que não era a prova d'agua..., imaginem a quantidade de água que desce por segundo nessa queda d'agua!


A força das águas na Garganta do Diabo

O mais legal de visitar o Parque Nacional de Iguazu é justamente isso! A iteração dedicada ao visitante com as quedas de água que escorrem de todos os arredores. Você fica literalmente dentro das Cataratas sem fazer muito esforço, pode tomar uma ducha refrescante e ainda ter a oportunidade de conhecer um dos lugares mais fantásticos desse parque, que na minha humilde opinião é a Garganta do Diabo. Mas fantástico mesmo é observar e fotografar os arco-íris que se forma com as quedas. Sem palavras para expressar tremenda presença de Deus na terra.

Arco-Íris Cataratas Argentina
Cataratas do Iguaçu - Arco-Íris por todos os lados

E quando eu falo que o visitante interage com as cachoeiras, eu não estava omitindo nada! Veja o exemplo da foto a seguir. A foto foi tirada da parte de cima dessa queda d'agua, sem muito esforço, apenas apontei e tirei a foto, destacando a parte de cima, mas sem deixar de fotografar a parte de baixo, que é a plataforma que te coloca a centimetros da cachoeira. É justamente dessa interação que venho falando. Como é incrível poder se aproximar tanto dessas águas.

Cataratas na Argentina - Puerto Iguazu
O visitante interage com as Cataratas

E o resultado da foto abaixo é a prova que você pode se aproximar ao máximo das quedas. Nessa imagem eu apareço na plataforma que você viu na foto acima, lá em baixo, tomando a brisa refrescante das águas em movimento.

Cataratas Iguaçu Argentina
Interação máxima com as Cataratas

Não evite as cataratas pensando que você vai só se molhar, que não vale a pena por esse motivo. Não deixe de visitá-las se você só tem um dia muito corrido em Puerto Iguazu! Reserve um tempo da sua estada para essas maravilhas! Eu consegui visitar o Parque inteiro em apenas meio dia de caminhadas muito agradáveis aos redores das dependências desse parque. Não esperava que fosse ter tanto contato! Todos haviam relatado que as Cataratas brasileiras são panorâmicas e que as da argentina são interativas! Eu duvidei, fui lá, comprovei e estou aqui relatando a realidade do lugar para vocês.

Caminhando nas plataformas que levam ás Cataratas da Argentina
Plataformas de acesso ás Cataratas Argentinas

A acessibilidade que mencionei anteriormente pode ser observada em todos os cantos do parque. As plataformas de acesso lhe vão fazer caminhar literalmente sobre as águas das Cataratas do Iguazu. E posso lhes afirmar com toda a certeza de quem visitou os dois lados dessa maravilha da natureza que seu passeio não estará completo até que conheça o lado argentino e entenda as diferenças de ambos. Brasil - panorâmico, Argentina - totalmente interativo! Caminhar sobre as águas é espetacular!

Cataratas do Iguaçu - Lado da Argentina
A beleza das quedas d'agua das Cataratas do Iguaçu no lado argentino

Muito além de caminhadas com uma paisagem exuberante logo ali ao seu lado, você poderá realizar diversas outras atividades no Parque Nacional do Iguazu, em Puerto Iguazu, Argentina. Existem vários restaurantes com comidas típicas do país nos arredores do Parque, mas muito além de tudo que você poderia conseguir, eu recomendo que gaste tempo com a paisagem, desfrute do ambiente, dos cheiros de natureza que você terá oportunidade de sentir. Leve o tempo necessário para conhecer cada cachoeira, para visitar cada uma das quedas d'agua que o Parque te dá a oportunidade de conhecer. Desfrute dos melhores momentos de sua visita em um lugar repleto de vida em total abundância!

Cataratas na Argentina - visão geral
Visão Geral das Cataratas da Argentina

E pra finalizar, não esqueça de dedicar uma pequena porção do seu tempo no Parque para simplesmente fazer um bird-watching! Existem centenas de espécies de animais que vivem livres, com total contato com os visitantes.

Fauna Parque Nacional do Iguazu - Argentina
Fauna que se mistura facilmente aos turistas

Ah! Não se esqueça de tomar uma certa precaução com seus objetos pessoais! Não é que lá no Parque existem ladrões ou afanadores de carteiras, mais existem animais como o da foto acima espalhados por todo o parque e o objetivo deles é só um: comer! Mas são ótimos também para serem fotografados! Beleza e exuberância ao alcance de todos que visitam Foz do Iguaçu, assim é o Parque Nacional do Iguazu, no lado argentino das Cataratas! E você já foi no parque do lado argentino? Conhece as maravilhas descritas nessa matéria com seus próprios olhos? Pois não esqueça então de manifestar suas opiniões na caixa de comentários logo abaixo!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias