Cidadela de Amã e a melhor vista panorâmica da capital da Jordânia

Depois de conhecer Petra, a mais importante atração da Jordânia, optamos por seguir viagem rumo à capital Amã. Ali conhecemos a Cidadela de Amã, legado histórico constituido por resquícios de construções deixadas pelo imperialismo romano, lugar perfeito para quem deseja obter a melhor vista panorâmica desta metrópole do mundo árabe.

No dia seguinte à viagem que nos levou do Golfo de Aqaba (região do Mar Vermelho) até a cidade antiga de Petra na Jordânia, levantamos bem cedo para arrumar as bagagens, fazer um café da manhã reforçado e descemos para a estação de ônibus de Wadi Musa para pegar o único coletivo do dia (a preços jordaniânos) que partiria para a capital do país, a cidade de Amã, localizada a umas 4 horas de viagem. Passava-se das 3 da tarde quando desembarcamos em um dos terminais da região metropolitana da capital. No decorrer do trajeto conversei com vários locais que deram as melhores dicas e indicaram alguns atrativos desta grande metrópole para serem vistos ainda no dia da minha chegada.

Uma das indicações mais certeiras foi a que me recomendava ficar hospedado próximo do principal legado histórico da cidade: o gigantesco Teatro Romano de Amã. Bom, e para lá rumamos! Combinamos com um taxista (fumante por sinal) que nos deixasse lá em frente às escadarias do antigo teatro romano para que a partir daquele ponto pudéssemos ser livres para encontrar a opção de hospedagem que mais se adequaria às nossas necessidades.

Amã, a capital da Jordânia
Amã, a capital da Jordânia

Que vista incrível a da montagem anterior não é mesmo? Apenas subimos alguns degraus e já conseguimos encontrar a composição perfeita para registrar o Teatro Romano de Amã aqui nas páginas do Blog Boa Viagem. Esta construção tinha condições de receber até 6.000 pessoas sentadas e foi construída aos pés de uma colina nos arredores centrais desta capital. A grande conveniência em ficar hospedado nessa região desta cidade que possui mais de 2 milhões de habitantes foi justamente ter a oportunidade de conhecer o grande teatro e obter a melhor vista panorâmica da região, em Amman Citadel.

A "Cidadela de Amã" é um fantástico sítio histórico localizado no centro da capital desta nação e juntamente com o Teatro Romano, formam o par turístico perfeito para servir como itinerário de explorações para um final de dia. Essa foi nossa principal atividade em Amã assim que conseguimos encontrar um hotel e fazer a principal refeição do dia (lá por volta das 4 da tarde!), porém o grande problema é que Amman Citadel tem hora pra fechar, e chegamos lá bem em cima. Fomos orientados a pagar uma propininha básica para um dos seguranças, que gentilmente fez de conta que não nos viu passando pelos portões que dão acesso ao Templo de Hércules, construído entre 162 e 166 AC!

Resquícios do Império Romano em Amã Citadel
Templo de Hércules - Resquícios do Império Romano em Amã Citadel

Contamos com sorte grande ao conseguir a liberação para caminhar livremente pelos resquícios deixados pelo imperialismo romano na cidade de Amã. Essa pequena cidadela fora construída no topo de uma das sete colinas de onde surgiu originalmente a capital da Jordânia. Por seu relevo ser em formato de uma letra L, Amman Citadel consegue proporcionar a seus visitantes uma tremenda vista panorâmica do centro da cidade de norte a sul e de leste a oeste.

Vista privilegiada da capital da Jordânia
Vista privilegiada da capital da Jordânia

Os resquícios encontrados em "Amman Citadel" simbolizam importantes momentos da história da humanidade, tal como o nascimento das três grandes religiões monoteístas - o judaísmo, o cristianismo eo islamismo. Por ali é possível conhecer a Mesquita Umayyad, um lugar de respeito, responsável pela coexistência dessas três maiores religiões em harmonia na cidade de Amã.

Recomendável não somente aos amantes de fotografia e arqueologia, mas bem como a todos que desejem experimentar uma verdadeira imersão cultural neste país, na Cidadela de Amã é possível caminhar entre estruturas históricos, túmulos, arcos, paredes e escadas que não possuem fronteiras para estampar o breve passado que se mostra tão ativo e presente nos dias atuais da capital jordaniana.

Imersão cultural na capital da Jordânia
Imersão cultural na capital da Jordânia

Caminhando por ali encontramos um grupo de garotos que soltavam pipa e corriam de um lado para o outro aproveitando as correntes de vento que cortam as colinas de Amã, sem se preocupar com fios ou cabos de alta-tensão. Fizemos amizades, contamos um pouco sobre nosso país e interagimos da melhor forma possível com a garotada. O grande diferencial de viagens como essa está em aproveitar os pequenos detalhes de cada lugar que literalmente fazem a grande diferença no final do trajeto que é visitado.


Amã Citadel, na capital da Jordânia

Seguimos nosso caminho no dia seguinte rumo a outra cidade importantíssima neste país, um verdadeiro legado cultural imortalizado pelas fronteiras de uma cidade que se chama Jarash (Gerása)

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias