Caiaque, trilha e cachoeira pelo Rio Wailua no Kauai

Precisava descobrir com os meus próprios olhos os motivos pelos quais o Kauai tem o apelido de ilha jardim. Decidi que era preciso fazer um tour que explorasse as belezas naturais e me levasse a uma das várias cachoeiras incríveis desta ilha havaiana: foi aí que descobri a experiência de remar caiaques pelo Rio Wailua até encontrar a Cachoeira Secreta do Kauai!

Já relatei como foram minhas soluções de hospedagem no Kauai, onde fiquei hospedado em um lugar que mais parecia a minha casa (Kauai Banyan Inn) e também em um gigantesco resort perfeito para passar uma lua de mel (Grand Hyatt). Eu também já comentei aqui hoje sobre quais foram as minhas principais experiências adquiridas e atividades realizadas na Ilha Jardim (roteiro de viagem no Kauai). Um dos passeios mais legais foi o tour de caiaque pelo Rio Wailua, uma das principais fontes de água doce do Kauai.

Essa atividade aconteceu graças à parceria que conseguimos estabelecer com a galera do Activity Kauai (Aaron), que trabalha com passeios de caiaque no Rio Wailua há vários anos. Quando passei a segui-lo em sua conta no instagram (@kayakadventures) e mencionei que estaria indo pro Kauai, ele mais do que rápido passou a me seguir e começamos a trocar e-mails. Falei que gostaria muito de experimentar algo diferente nessa viagem, fazer um passeio que me colocasse em contato direto com a natureza exuberante do Kauai e ele me respondeu que estava conversando com a pessoa certa! Além de estabelecer contatos profissionais, o Aaron me apresentou o Daniel, um guia brasileiro que passou a ser meu amigo e me acompanhou durante o passeio.

Passeio de Caiaque no Rio Wailua - Kapaa - Kauai
Passeio de Caiaque no Rio Wailua - Kapaa - Kauai

Eu parti logo cedo de Koloa rumo ao centro da costa leste, próximo à cidade histórica de Kapaa, lugar considerado pelo Daniel como a melhor opção para se hospedar no Kauai devido à facilidade de viajar tanto para a costa norte quanto para o sul. Essa dica vai ficar anotada aqui no blog e com certeza quero colocá-la em prática na próxima viagem à Garden Island :)

O passeio começa mais ou menos assim: nos reunimos no escritório do Daniel, que fica exatamente depois da ponte do Rio Wailua. Fomos introduzidos a uma breve explicação sobre nosso dia, ganhamos lanches, água e dry bags para o equipamento que não pode molhar; entramos na VAN guinchando os caiaques e fomos para o cais do Rio Wailua. Nós iriamos sair todos juntos, remando cerca de 4,5 quilômetros, cada um nas suas condições e nos encontraríamos em um banco de areia rio acima para iniciar a parte mais desafiadora do passeio: uma caminhada por cerca de 2 quilômetros no meio da floresta até chegarmos a uma grande cachoeira.

Depois do caiaque, trilha no meio da floresta
Depois do caiaque, trilha no meio da floresta

Bom, a trilha é bem molhada, afinal de contas estamos em um lugar onde a umidade relativa do ar está sempre acima dos 90%. A caminhada é no meio da floresta, em uma trilha que quase sempre está tomada por lama. O próprio Daniel alerta a todo o grupo sobre alguns cuidados ao realizar uma trilha no meio da lama, o principal deles é pisar sempre no meio da trilha, esquecer da lama e da sujeira para evitar tombos e acidentes mais graves.

No meio da floresta obtendo ensinamentos sobre a flora local
No meio da floresta obtendo ensinamentos sobre a flora local

Eu elogiei o Daniel pessoalmente e faço questão de expressar aqui nesta matéria a minha gratidão por ter nos acompanhado durante a trilha. Ele é com certeza um dos guias turísticos mais atenciosos que conheci nos últimos tempos, ele era só sorrisos o tempo todo e fazia questão de parar sempre para explicar os detalhes da fauna e flora que íamos encontrando em nosso caminho mata adentro. Uma trilha fácil e rápida, em que não demoramos mais do que 30 minutos (incluindo as paradas) para chegar até um gigante poço escondido no meio das árvores desta que foi até certo tempo uma floresta reservada apenas à realeza havaiana.

Cachoeira no fim da trilha
Uluwehi Falls (Secret Falls) - Cachoeira no fim da trilha

A forte umidade associada ao calor escaldante, tão predominante nas ilhas do Havaí, foram fatores determinantes para que todos se jogássem nas águas geladas desse poço formado pela "Cachoeira Secreta". Alguns escolhem a melhor pedra para sentar e fazer o lanche (sanduba deli!), outros comem frutas e apreciam a natureza enquanto os mais espertos se jogavam dentro da água. E por ali ficavam...

Banho revigorante de cachoeira antes de voltar pra Kapaa
Banho revigorante de cachoeira antes de voltar pra Kapaa

Este é o tipo de atividade que eu estava procurando no Kauai. Eu queria encontrar algo interessante e verdadeiramente tradicional para encaixar entre o corre-corre dos meus mergulhos e fiquei satisfeitíssimo ao conhecer o Daniel e ter a oportunidade de visitar seu escritório no meio da mata!

Caiaque, trilha e cachoeira - atividades típicas da Ilha Jardim
Caiaque, trilha e cachoeira - atividades típicas da Ilha Jardim

Depois do revigorante banho de cachoeira, capaz de espantar qualquer mau-olhado, começamos a fazer nosso caminho de volta ao Rio Wailua, era o fim de um tour agradável em que tive a oportunidade de ter contatos diretos com a natureza havaiana, mergulhar em água doce, caminhar no meio da lama, remar um caiaque exclusivo na velocidade que eu quisesse e o melhor de tudo: fazer amigos para a vida toda. Foi um prazer conhecer vocês, Daniel e Aaron, espero voltar o quanto antes para tomar um café no escritório de vocês!


Kayak pelo Rio Wailua no Kauai - Havaí

Serviço

Kayak Adventures Kauai
Instagram: @kayakadventures | Site: http://kauaikayaktour.com
Telefone: 1-808-826-9340 (Aaron) | Guia brasileiro no Kauai: Daniel Havas - 808-639-5712
Luiz Jr. Fernandes realizou essa experiência como uma cortesia oferecida pelo Kayak Adventures Kauai

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias