Passeio em Guanajuato [parte 2]

Seguimos com nosso passeio pelas ruelas do Patrimônio da Humanidade considerado coração cultural mexicano. Confira as melhores fotos do nosso passeio para ver o pôr do sol em Guanajuato - México.

O sol ainda brilhava nos céus de Guanajuato enquanto contemplávamos a beleza de um dos melhores lugares com vista panorâmica desta cidade quando decidimos partir para a exploração de outro mirante que nos proporcionaria uma vista excepcional das luzes da cidade se acendendo ao anoitecer.

Muito além de registrar fotos espetaculares, nosso objetivo nesta caminhada livre era mergulhar da melhor maneira possível entre os callejones desta cidade para conseguir encontrar outro excelente mirante para enfim assistir ao pôr do sol no final de mais este dia no estado mexicano de Guanajuato. A caminhada ia ser um tanto quanto longa, com várias escadas, porém no final a vista iria nos recompensar de maneira esplêndida.

Continuação da nossa tarde livre em Guanajuato
Continuação da nossa tarde livre em Guanajuato

Nós vencemos mais uma vez as dificuldades impostas pela altitude e chegamos ao outro lado da cidade ainda com o sol se pondo e as luzes da cidade começando a se acenderem. Foi legal ir parando para conversar com os locais e descobrir deles mesmos quais seriam alguns dos melhores lugares para observar o final deste dia. Parávamos para descansar e apreciávamos os grandes casarões enquanto algumas crianças corriam livremente ao longo do inclinado callejón.

Foi um trajeto que exigiu bastante dos pulmões, foi difícil subir aquelas ruelas estreitas até uma grande avenida de onde poderíamos contemplar a vista que se obtém em um ponto totalmente contrário ao que registramos na matéria anterior. Ao enfim encontrarmos um bom lugar, eis que as nuvens escuras da noite se mesclaram com o colorido deixado pelo sol indo embora e o resultado de toda essa correria você pode conferir com exclusividade nas fotos a seguir:

Entardecer na bela Guanajuato
Entardecer na bela Guanajuato

Nós começamos a exploração visitando um mirante que fica alguns degraus abaixo aos pés da estátua de Pípila, não chegou a ser o lugar oficial da visitação (visto que conheceríamos este lugar no dia seguinte), porém foi bem legal ver que conseguimos encontrar todos esses lugares por conta própria, conversando com os locais e pegando uma dica ou outra na recepção do hotel. Veja que neste momento estávamos praticamente do outro lado da cidade e caminhamos tudo isso em alguns poucos minutos!

O entardecer espetacular no coração cultural do México
O entardecer espetacular no coração cultural do México

Não poderia ter sido melhor! Conseguimos conhecer dois dos melhores mirantes desta belíssima cidade em apenas uma tarde de explorações independentes. Antes mesmo que o sol fosse totalmente embora, eis que as luzes da cidade foram se acendendo, proporcionando assim o contraste ideal para que eu conseguisse registrar a imagem que compartilho a seguir, sem dúvidas uma das melhores fotos de toda viagem.

O acender das luzes em Guanajuato após o pôr do sol
O acender das luzes em Guanajuato após o pôr do sol

Felizes da vida, voltamos ao Hotel Boutique Edelmira para reunirmos com nosso grupo e enfim sairmos para conhecer mais um restaurante de Guanajuato chamado El Midi Bistró, muito bem localizado a apenas alguns minutos de caminhada de nossa alternativa de hospedagem. Mais uma vez estaríamos saindo da tradicional culinária mexicana para experimentar as alternativas de alta gastronomia oferecidas aos visitantes da cidade de Guanajuato.

Depois da exploração era hora de jantar em Guanajuato
Depois da exploração era hora de jantar em Guanajuato

Como entrada da nossa noite, enquanto ainda escolhíamos o nosso prato principal, decidimos que era hora de experimentar uma típica iguaria mexicana: os chapulines com mezcal, que em claro português resume-se a um shoot de uma bebida que tem as mesmas origens que a tequila, porém um tanto quanto mais refinada, com gosto mais marcante e uma bela porção de gafanhotos com pimenta. Ah, tinha também uma tábua de queijos finos para degustarmos entre os gafanhotos :D

Quando comecei a ler o cardápio, logo de cara parei na primeira opção: eles conheciam a arte de produzir o Beef Welington e claro esta foi a minha opção. Como entrada pedi uma salada mediterrânea que vinha com camarões e alguns dos meus amigos optaram por sopa.

Alta gastronomia no coração cultural mexicano
Alta gastronomia no coração cultural mexicano

Para um dia que havia ainda iniciado em San Miguel de Allende, posso afirmar com certeza que foi bem produtivo: percorremos os 15 kms que conectam a Sierra de Santa Rosa ao Centro Histórico em mountain bikes, tivemos uma tarde livre em Guanajuato em que fui capaz de registrar as melhores fotos da viagem e conseguimos de fato comprovar que o México é um excelente destino não somente para amantes de tacos, tortillas e tortas, porém principalmente para aqueles que gostariam de desfrutar alternativas de alta gastronomia a preços realmente acessíveis.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias