Rocky Cay, San Luís e uma praia para relaxar em San Andrés

Uma bela opção para quem busca um lugar tranquilo para relaxar no meio dessa pérola colombiana no meio do Caribe - uma vez em San Andrés pode ser interessante tirar um dia (ou ao menos a metade de um) para explorar as belezas nos arredores de San Luís, região periférica a San Andrés.

Os visitantes das Ilhas de San Andrés e Providência, territórios insulares colombianos em pleno mar do Caribe, podem contar com atividades e lugares para visitar que preencherão completamente 10 dias de viagem. Quem opta por alugar uma scooter e dar uma volta na ilha terá opções de sobra para consumir boa parte do tempo, uma delas é uma breve paradinha nos arredores de San Luís, uma região populacional na periférica de San Andrés, mas que possuí cenários paradisíacos e a possibilidade de exploração de alguns Cays, tal como é o Rocky Cay.

A paisagem é espetacular: areia fina clarinha, mar em multi-tons azulados, muitos coqueiros e vegetação litorânea nos arredores - San Luís é a forma mais fácil para se explorar uma San Andrés semi-deserta, porém repleta de praias e lugares paradisíacos que merecem uma visitinha por parte de todos os viajantes que conhecem essas duas pérolas colombianas no Caribe.

Belas paisagens próximas a San Luís - San Andrés
Belas paisagens próximas a San Luís - San Andrés

Nas várias voltas que realizei nesta ilha, praticamente sempre era possível contemplar a beleza das cores típicas que os turistas buscam no mar caribenho: o azul turquesa-esverdeado, combinando com tons mais escuros devido à vegetação abundante do fundo do mar nessa região. Ainda explorando a Costa Leste de San Andrés, é possível investir parcelas generosas do seu tempo fora do Brasil apenas sentando em uma dessas praias, tomando banho no mar tranquilo que costuma existir por aqui quando a maré está baixa, ou simplesmente investindo tempo para conhecer melhor os locais :)

Praia parecida com Morro Alto em San Andrés
Praia parecida com Morro Alto em San Andrés

Em alguns pontos o mar fica "represado" de tal forma que dá a impressão de que estamos em território pernambucano, prestes a adentrar uma das mais belas praias brasileiras, a famosa Muro Alto, só que talvés uma mini-versão daquela preciosidade nordestina. Fato é que exitem contenções próximas à praia, algumas construídas pela própria natureza, outras pela ação humana, todas com algo em comum: proporcionar segurança aos banhistas, e reforço da costa contra a ação da natureza em dias de mar revolto. Entretanto nos dias de sol brilhante e muito calor estas piscininhas naturais se mostram bem convidativas, especialmente para quem está viajando com crianças e também quer curtir o melhor de San Andrés.

Outro lugarzinho bem procurado pelos visitantes destas ilhas é o Beach Park Rocky Cay que fica bem no centro de San Luís. Com estrutura para atender bem aos praieiros, este parque de praia encontra-se aberto para visitação das 10 da manhã até as 5 da tarde. O visitante contará com um espaço exclusivo para estacionar sua scooter ou carrinho de golf alugados, espreguiçadeiras, serviço de bar e afins - como sempre encontrará também o assédio de vendedores de tours, visto que os passeios para Acuário e Haynes Cay partem todos desta região.

Beach Park Rocky Cay em San Andrés
Beach Park Rocky Cay em San Andrés

Há aqueles que preferem apenas ficar por ali e aproveitar o sol. Alguns até trazem barracas para passar o dia, outros apenas roupa de banho, equipamento para mergulho livre e disposição de sobra para cruzar a nado a faixa de oceano que separa San Luís de Rocky Cay e seu navio naufragado (ou melhor, encalhado!)

Areia branca, mar calmo de temperatura agradável em San Andrés, no Caribe
Areia branca, mar calmo de temperatura agradável em San Andrés, no Caribe

Este é outro ótimo lugar para quem quer praticar snorkel em San Andrés. A água não possui a visibilidade da Costa Oeste (principalmente tal como é em La Piscinita e West View), mas apesar disso há vida em abundância para ser apreciada por quem está disposto a se lançar ao mar. Há passeios de barco que levam os visitantes até o Rocky Cay também, mas como vocês podem perceber pela foto a seguir, a distância é bem curta e pode ser divertido fazer o passeio por conta própria.

Rocky Cay e o navio naufragado
Rocky Cay e o navio naufragado

O passeio tradicional ofertado aos turistas que visitam San Luís é um combo que parte pela manhã e passa pelo Rocky Cay e Acuário, onde é possível interagir com arraias, mergulhar com snorkel para observar cardumes e espécies típicas das águas cálidas do mar caribenho. O Acuário nada mais é do que um banco de areia no meio do mar com pequena estrutura onde é possível alugar equipamentos para mergulho, banheiros, lockers e um pequeno bar. Nos finais de semana esta pequena ilhota fica completamente abarrotada de turistas, vendedores e pode ser mais interessante visitá-la em dias pacatos durante a semana (e de preferência na baixa temporada!)

Rocky Cay, próximo a San Luís - San Andrés
Rocky Cay, próximo a San Luís - San Andrés

San Andrés possui tantas atrações que para ser sincero acabei deixando várias para trás - não fiz o tour até Acuário e tampouco fui a nado até Rocky Cay. Uma vez com meus pés nessas areias finas e com um mar tão límpido e convidativo à minha frente, eu só fiz questão de encontrar um belo lugar ao sol para conseguir relaxar :) Ainda havia muito o que explorar pela frente e eu merecia um belo descanso!

Praia em San Andrés: San Luís
Praia em San Andrés: San Luís

San Luís em San Andrés = sossego! :)

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias