Galinhada do Z Maria, na Praia do Meio em Noronha

Todo dia 2 de janeiro um dos empresários mais bem-sucedidos de Fernando de Noronha promove um evento um tanto quanto bombástico - a Galinhada do Zé Maria deste ano de 2013 lotou o Bar do Meio em um final de dia sensacional.

Depois de desfrutar de tantos bons momentos em Noronha, vivendo intensamente essa ilha em um modo verdadeiramente extra-econômico, mergulhar no Sancho e no Sueste, caminhar a vontade pela Vila dos Remédios, fazer o circuito do Sancho, Pico Dois Irmãos e a trilha pro Mirante dos Golfinhos, esticando até uma caminhada básica até a Ponta das Caracas e Mirante do Leão, a última atividade que realizei antes de partir para a Galinhada do Zé Maria ainda foi a Trilha dos Abreus e suas piscinas naturais. Você deve estar se perguntando: "Galinhada??, em Noronha?? explica isso direito!", táo bom, vamos lá!

Uma das pousadas mais famosas e bem sucedidas de Noronha é a Pousada do Zé Maria. Ela é dirigida justamente pela pessoa que leva o nome da pousada, uma das figuras mais ilustres da ilha. Eles são os responsáveis por realizar a melhor festa de reveillon de Noronha, um evento extremamente exclusivo no qual o ingresso pode chegar até a ultrapassar a barreira dos R$ 1500,00 se não comprado antecipadamente. Em uma menção de agradecimento aos locais e retribuição pelo trabalho executado durante o ano, Zé Maria realiza todo segundo dia de cada ano uma galinhada no bar da Praia do Meio um evento já renomado e de bastante sucesso.

Praia e Bar do Meio em Noronha
Praia e Bar do Meio em Noronha

A festa começa por volta das 3 da tarde. Grande parte dos turistas que visitam Noronha para o reveillon já ficam alertas sobre mais esse evento e não agendam nada para a parte da tarde. No máximo algumas pessoas estavam relaxando no mar da Praia do Meio, que estava bem tranquilo naquela tarde. Uma galinhada que reuniu locais e turistas em um pôr do sol explêndido com o Morro do Pico ilustrando o belo plano de fundo.

Ambiente irado, gente bonita, artistas famosos e um pôr do sol fantástico
Ambiente irado, gente bonita, artistas famosos e um pôr do sol fantástico

O processo de seleção financeira começa naturalmente no preço do voo e na dificuldade de conseguir chegar em Noronha. Era comum encontrar artistas globais e empresários bem sucedidos perambulando ao lado de modelos bonitonas e às vezes até famosas! E enquanto o sol não ia embora, a galinhada rolava solta. Vide prezados leitores, que galinhada na opinião de quem vos escreve, deveria vir com arroz - no caso da Galinhada de Zé Maria, o termo certo a ser utilizado seria farofada, visto que são pedaços de galinha muito bem temperados com farinha. Enfim, isso não importa muito, apesar de muito deliciosa e servir de acompanhamento perfeito para quem estava bebendo (ou na contenção de gastos assim como eu :D), o importante era o que estaria ainda por vir...

Galinhada do Zé Maria em Noronha
Galinhada do Zé Maria em Noronha

O tempo foi passando, a galinhada foi acabando, o Bar do Meio foi lotando e o sol foi indo embora...

Morro do Pico ao fundo e o Bar do Meio como cenário para uma balada
Morro do Pico ao fundo e o Bar do Meio como cenário para uma balada

Em algumas horas não havia mais espaço livre para caminhar no Bar do Meio - totalmente tomado por turistas e locais se divertindo no segundo pôr do sol de 2013. A propósito não poderia existir um lugar mais propício em Noronha para se realizar uma festa como essa - o Morro do Pico fica sensacional com o sol se pondo aos seus pés.

Pôr do Sol no Morro do Pico em Fernando de Noronha
Pôr do Sol no Morro do Pico em Fernando de Noronha

Música eletrônica em um ambiente irado como esse, pessoas se divertindo em paz, sem briga, discussões ou conflitos. Uma festa para celebrar o novo ano e que consequentemente também fez os bolsos do dono engordarem um pouco mais - até então apenas a galinhada era grátis e a partir do momento que ela acabou e o bar bombou, as bebidas eram comercializadas normalmente a preços que não vou sequer mencionar por aqui. A todo momento era possível ver baldes com Chandon passando de um lado para o outro do movimento, inclusive era difícil encontrar uma pessoa que não estivesse consumindo álcool.

Alguns locais também tentavam revender bebidas em caixas de isopor e containers na margem da praia, mas às vezes acabavam sendo reprimidos por quem estava comandando o Bar do Meio. Alguns turistas mais espertos compravam suas bebidas no mercado na Vila dos Remédios e desciam para a praia, encontravam um bom lugar ao pôr do sol e curtiam a festa numa boa sem precisar estourar os limites dos cartões de crédito. E enquanto isso o DJ-saxofonista levava melodia pro ouvido da geral.

Galinhada do Zé Maria - todo dia 02 de janeiro em Noronha
Galinhada do Zé Maria - todo dia 02 de janeiro em Noronha

Nos últimos minutos de luz, eu ainda fiz questão de parar tudo e ir pra praia aproveitar o visual fantástico de mais um pôr do sol em Noronha. A iluminação refletia a cor roxa da decoração nas ondas que quebravam na praia, e enquanto isso o Bar do Meio continuava intransitável.

Morro do Pico e a primeira balada de 2013 em Noronha
Morro do Pico e a primeira balada de 2013 em Noronha

A seguir você pode conferir a galeria de fotos dessa festa, bem como um breve vídeo que registrei naquela oportunidade. Pensa que acabaram as matérias sobre Noronha? Pois estão enganados! Guardei dois posts impressionantes para fechar os relatos dessa expedição com chave de ouro - outros dois mergulhos no Sueste e na Baía do Sancho.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias