Canyon Waimea e os mirantes mais lindos do Kauai

Um dos grandes destaques de qualquer visita ao Kauai, o Canyon Waimea é considerado o Grand Canyon do Oceano Pacífico. Neste relato, explico como conheci alguns dos principais mirantes, me surpreendendo com a vista espetacular do Kalalau viewpoint.

E eis que não somente de praias e mergulhos viveu o viajante aqui em sua estadia no Kauai. Entre um mergulhinho e outro eu sempre fazia questão de explorar os destaques que todo turista vai encontrar em uma viagem até a Ilha Jardim. Além de conseguir me certificar no mergulho avançado, eu também fiz kayaking no Rio Wailua, explorei as cavernas marítimas da Costa Napali e conheci o esplendoroso Grand Hyatt Resort and Spa, entretanto as minhas aventuras ainda estavam longe de ter um fim.

Sabia que seria impossível esgotar os atrativos turísticos do destino em questão, já estava até conformado que iria embora do Kauai deixando pra trás algum lugar que não teria tempo para conhecer. Com essa certeza na mente, fiz sempre questão de conversar com os locais para saber quais seriam os pontos turísticos que definitivamente não poderia deixar de visitar nessa primeira oportunidade e a unanimidade nas respostas vinha ao obter indicações para conhecer a Napali Coast e o Canyon Waimea. E assim o fiz! Acordei bem cedinho em uma manhã com o tempo aberto no sul do Kauai e parti para a costa leste, mais precisamente viajei de carro até a pequenina cidade de Waimea, onde as estradas começam a ziguezaguear rumo aos melhores mirantes para o Grand Canyon do Pacífico.

Canyon Waimea e costa leste do Kauai - Havaí
Canyon Waimea e costa leste do Kauai - Havaí

Este é o tipo de atividade que o caminho até o grande destaque já vale qualquer tipo de esforço. É super recomendável que este tour seja feito da forma mais independente possível (assim como quase tudo no Kauai), visto que esta é a forma mais fácil de se deslocar entre os viewpoints, bem como a maneira mais inteligente de gerenciar o seu tempo disponível para cada parada. É difícil vencer os quilômetros que separam o início das curvas até o primeiro ponto em que se pode observar a imagem clássica do Canyon Waimea, convenhamos que tamanha grandiosidade em uma ilha paradisíaca deve ter seu tempo de contemplação devidamente reservado. E assim o fiz logo que consegui avistar o Oceano Pacífico lá do topo, já quase na entrada do Parque Estadual Waimea Canyon.

Adentrando o Waimea Canyon State Park
Adentrando o Waimea Canyon State Park

Dirigia por essas rodovias curtas e sinuosas com os pensamentos literalmente nas alturas. Como poderia encontrar tamanhos contrastes em uma pequena ilha encravada no meio do Pacífico? Eu estava perplexo tentando compreender a quantidade de tempo que fora necessário para que o planeta conseguisse gerar tão grandiosas paisagens tais como as que encontrei nesse tour até os principais mirantes do Canyon Waimea. Foram cerca de 2 horas entre o momento em que saí de Koloa até a parada para a contemplação do primeiro viewpoint. Realmente uma vista sensacional!

Canyon Waimea, Kauai - Havaí
Canyon Waimea, Kauai - Havaí

O Waimea Canyon possui cerca de 16 quilômetros de comprimento e profundidade média de 900 metros. Foi formado por uma profunda incisão do Rio Waimea, decorrente da precipitação extrema de um dos lugares mais úmidos do planeta, o Monte Wai'ale'ale. A coloração avermelhada do solo foi a inspiração que os havaianos tiveram para batizá-lo com o nome Waimea (água avermelhada na língua nativa do Havaí). Uma curiosidade interessante sobre esse lugar está relacionada à sua história geológica, visto que o canyon não foi completamente formado por um processo contínuo de erosão, mas principalmente pelo colapso catastrófico do vulcão que criou o Kauai.

Segunda vista do Canyon Waimea - Puu'hinahina Lookout
Segunda vista do Canyon Waimea - Puu'hinahina Lookout

Assim como todas as outras ilhas do Havaí, o Kauai nada mais é do que o topo de um enorme vulcão que possui sua base no fundo do mar, a propósito o mais velho dos vulcões que formaram as ilhas do Havaí. Justamente por esse motivo possui o apelido de Ilha Jardim, pois foi o primeiro vulcão a se formar e consequentemente a flora local teve mais "tempo" para se espalhar pela superfície. Cerca de 4 milhões de anos atrás, quando este grande vulcão ainda estava em erupção contínua, uma parte da ilha entrou em colapso. Este colapso formou uma depressão, que em seguida foi completamente preenchida com lava. As constantes chuvas que escorriam das encostas do Monte Wai'ale'ale trabalharam como um agente corrosivo ao longo da borda voltada para o colapso, o que caracteriza as veias que parecem escorrer até a base do canyon.

O passeio não parou por aí e segui meu caminho conhecendo também a segunda vista do Canyon, o mirante Puu'hinahina, de onde pode se ter a vista mais aberta e consequentemente é possível contemplar as variações entre as cores verde e vermelho dos elementos que compõem a rachadura principal do Waimea. Estava ansioso para conhecer o mirante Kalalau, de onde é possível avistar o principio da Napali Coast, e não demorou muito até que cheguei no lugar que concorre facilmente como o mais lindo do Kauai.

Uma das vistas mais impressionantes do Havaí - Kalalau Lookout
Uma das vistas mais impressionantes do Havaí - Kalalau Lookout

Como você pode perceber, estimado leitor, não é somente de praias incríveis e mergulhos espetaculares que pode ser formada uma viagem ao Kauai, pelo contrário, para aqueles que são amantes de trilhas este me pareceu ser o lugar mais indicado em praticamente todas as ilhas do Havaí. Com vegetação exuberante e alguns dos índices mais altos de umidade existentes no planeta, o Monte Wai'ale'ale é o segundo ponto mais alto do Kauai e oferece várias trilhas para quem possui tempo e disposição de sobra na viagem.

O ponto com mais umidade no planeta: Wai'ale'ale
O ponto com maior umidade no planeta: Wai'ale'ale

O topo desta montanha está localizado a uma altitude de 1.569 metros, e recebe mais de 452 polegadas (11.500 milímetros) de chuva por ano desde 1912, com um recorde de 683 polegadas (17,300 milímetros) em 1982; seu cume é um dos pontos mais chuvosos em todo planeta Terra. Entretanto existem alguns relatórios mais recentes mencionando que durante o período 1978-2007 o ponto havaiano mais chuvoso é Big Bog em Maui (404 polegadas ou 10,3 mil milímetros por ano). De uma forma ou de outra conseguimos perceber que este é sem dúvidas o melhor lugar para fazer trilha no Kauai, inclusive conseguimos acompanhar algumas pessoas fazendo trekking no topo dessas montanhas no dia em que estive navegando pelas águas da Napali Coast.

A vista de Kalalau, o princípio da Napali Coast
A vista de Kalalau, o princípio da Napali Coast

Agora a vista mais sensacional, sem dúvidas ficou por conta dos mirantes de Kalalau! Foi meio surreal quando algumas nuvens começaram a pairar entre as encostas, fazendo com que eu caminhasse literalmente com os pés na altura das nuvens. Sendo assim, concluímos que o Canyon Waimea e todas as atrações que estão ali ao seu redor são paradas mais que obrigatórias para qualquer viajante em trânsito no Kauai.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias